Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quer’outriii

Família cigana

Uma mulher com um menino pela mão, presume-se que seu filho, entra pelo restaurante “O Tanque” junto ao tanque das lavadeiras na Bica do Chinelo, pequeno largo na saída Oeste da cidade. Fronteiro fica às Terças e Sextas de manhã o mercado dito dos ciganos, pois são dessa etnia a maioria dos vendedores….. A senhora na austeridade das suas vestes negras até aos pés, de mil e um saiotes e aventais pediu uma sandes de fiambre pois estava em  jejum, e um galão, para aquecer o estômago.
Ali perto uma velhota numa mesa, debicava bolinhos secos, uns quatro ou cinco, num pratinho de sobremesa.
O pequeno ciganito fixou neste quadro os seus imensos olhos escuros, brilhantes como duas pérolas negras. E que diziam eles? Só faltava babar-se…. Diziam tudo…. A boa da velhota estendeu-lhe o prato e disse-lhe que tirasse um bolo.
A mãe ante este evidência diz no seu jeito cantado:
- Aiiii menino, foi isso q’eu t’ensinei???? O que é que se diz à Senhora!?!?!?
O fedelho baixando os olhos diz:
- Aiiii Quer’ outriiii!!!!!
Ora bom…. Ninguém a mandou perguntar, não é verdade!!!!
Isto vi e ouvi, eu…. E registado ficou….. Penso que a bem das coisas boas e giras que por aí andam, à espera que delas se dê conta. E se faça memória….

                       António Capucha

           Vila Franca de Xira, Abril de 2011 

Ps- Mais um dia a resistir a falar da crise. Espécie de esgoto de suinicultura em que a nossa actualidade politico- financeira se transformou......

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sandrão

Futuro craque da bola: Sandrão
O puto tinha nascido com dois pés e o pai, um taradinho da bola, sempre ouvira os senhores do desporto das rádios e TV’s falarem dos jogadores extraordinários porque tinham dois pés…. Para o progenitor, o Sandrinho,que para a sua mãe era espectável engenheiro hidráulico de olhos azuis, seria o que ele nunca fora, - aquela febre quando era menino, roubou-lhe o poder vir a ser um habilidoso avançado de centro…. O Maradona que se pusesse a pau. Nasceu aquele que o vai destronar. Isto assim dizia o Ernesto, trolha  no Seixal, encostado ao balcão e com a língua já a enrolar-se de tanta “mine” que emborcara para comemorar o nascimento do seu rapaz… Os olhos brilhantes já o viam com a camisola do glorioso jogador peitudo e brigão, perfilado, como uma mola contida, pronta a saltar…. Mentalmente fazia os relatos dos golos do puto maravilha. E vai mais uma “mine”. As “mines” são melhores, porque mais pequenas…. Não têm tempo de aquecer….
Tocou o Té-lé-lé. Áh “Arnesto”. “Atão” parabéns pá!!!! “Tão”…. Está tudo bem? O menino a patroa? Tudo bem? Olha…. Amanhã “nã” venhas trabalhar….
O Ernesto apenas dizia coisas entrecortadas, Sim…. Pois… “Tá” bem… Obrigadinho óh chefe…. Desliga a chamada e o primeiro pensamento foi: É já “amanhim”…. Vou ao estádio da Luz inscreve-lo para sócio…Ainda não é filho de Deus – não está baptizado – mas vai ser primeiro, sócio do Benfica…. Quando fizer vinte e cinco anos já vai receber o emblema d'ouro… E será atleta do clube… Esta antecipação temporal faz-lhe sede…. Vai mais uma “mine”, óh Tonho… enquanto escorria fresca palos gorgomilos, discutia com os seus botões…. A mãe quere-o Sandro…. E isso dá com o quê?
Sandro Eusébio!?!?!? Ou Sandro Mantorras?!?!? Sandro Chalana???? Então o quê?
Tenho que pensar melhor nisso…. Mas amanhã, “quist’hoje” já deu.
O nome é muito importante…. É como os actores de cinema….
“ Tá-se” mesmo a ver não “tá-se…. Um gajo assim Durão : I kill for money… But as you are my friend, i kill for nothing!!! PUM.
E “odespois” o mangas chamar-se p’raí, Manuel Esteves…..
Aqui é a mesma coisa…. ‘Tão a ver um craque da bola marca um “golaço” e diz o locutor:
- GOOOOOOOOLO…. É GOLO DE SANDRINHO….. Tem algum jeito?
Aqui a mulher há-de ter ido buscar esta a uma telenovela….  
Antes de ir à Luz, tenho que ir falar com ela….
Ele há-de ser é: Rodrigão,  Marlom, Oregão ou assim!!!! Estas mulheres!!!!
Calhando o Sandrinho dela, apaixonava-se às Segundas, Quartas e Sextas e sofria ânsias de morte às Terças,  Quintas e aos Sábados chorava no Baile do coxo, que as gajas lhe davam c’os pés…. Ele jogador com dois pés  a levar c’os pés dos quais não precisa de todo….. Tenho que falar c’a mulher…. Ela não está a ver bem a coisa…..
Mas isso é amanhã….. Óh tonho dá aí mais uma “mine”……

                           António Capucha

             Vila Franca de Xira, Abril de 2011

 PS - Não querendo invadir a privacidade do pequeno lampião da foto, aqui ficam as minhas desculpas para algum melindre que sobeje deste facto. 
A identificação da foto é a que segue:
NO BENFICA CONTRA O VIT. GUIMARÃES, FINAL DO TORNEIO DA POVOA DO LANHOSO ... diogopinto10.blogspot.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Memorial do blogue

Big bizu em "A Cataplana"
Varanda de pilatos
Eu gostava de vos contar uma “estória” ao jeito de muitas que já vos contei, jocosa heróica Q. B., o mais possível fantasiosa, que não fantástica, que seja uma representação da vida ordinária e vulgar de criaturas simples, ordinárias e vulgares.( o Bilhete de identidade da juventude do meu pai dizia dele, ser um cidadão ordinário…. Era o tempo em que os cidadãos se dividiam em vulgares e transcendentes, especiais de corrida, digo eu…..)
E personagens? Sem dar por isso já vão mais que muitas….. Daqueles contos maiorzinhos: A Cataplana, ou a Verdadeira “Estória” do Atleta, só por si trazem bastantes personas, umas mais gratas que outras, mas não de forma a que as torne em personagens tipo, têm vida e personalidade no âmbito daquelas “estórias” em concreto, mas fora dela não respiram tão forte, como por exemplo o inefável João Tabefe, caçador imérito e avoengo de referência da linhagem Capucha, é um artista e tanto. Outro, o "Nandinho de Campolide". Um “pintas” que resultou da mistura, ou soma não ponderada de uns quantos personagens reais. Cada um com seu predicado mas que têm em comum uma malandrice endémica, daquelas que não sai nem com “sabão macaco”. Muitos estão a pensar que isso de sabão macaco é um recurso estilístico, uma brincadeira de palavras…… Pois não senhor…. Fiquem sabendo que existiu…. Era um sabão ou um conglomerado de detergente com material abrasivo, que fazia o efeito que hoje em dia é feito por uma panóplia de produtos que se comem uns aos outros, em concorrências nem sempre leais, coisa a que o bom do macaquinho era poupado…. Estava só no mercado…..  
E "o Constantino"…. O tal que dava choques eléctricos, com a sua imponente narigueta, pequenês quase anã e barba cerrada que parecia lixa nº 3….
Outros de tão reais que deixam um buraco aberto pela sua ausência.:
O Vasco que amansava cavalos, bestas…. Capucha….
O Tonho amigo próximo e distante, que Trouxe a aviar copos na marginal Norte do Cabo Carvoeiro (Peniche em "As Traineiras também se abatem") ao pungente Manel "Bitoque" de alcunha, que deriva de um outro bitoque que era Zé e esse,  foi-o efectivamente e ainda o deve ser….
Personagem de mistério esta Estela Serrano, interprete da mais sensorial experiência proporcionada pela enorme força mística do promontório do Cabo Carvoeiro. As sensações que esta paisagem e toda a conjunção dos diversos elementos em presença, são de tal forma avassaladores que uma personagem máscula, não exprimiria tamanho acervo sensual…. Sem a mais pequena hesitação fui Estela Serrano, sem dar por isso e em minha opinião este conto a “Varanda de Pilatos” é um hino à sensibilidade feminina. Embora por vezes me queira parecer que hoje em dia as moças prefiram ser assim uma espécie de “Rambas”. Conceito em que a heroicidade substitui a fragilidade, ao mesmo tempo coureácea feita de sensibilidade a rodos, que delas faz aquilo a que num raro, (porque de qualidade), filme Holliodesco, se chama “Flores de aço”….. Senti-lhes a força ao cria-lo. Felizmente não me faltou agilidade mental para o fazer…. Exactamente por isso é um dos textos de que mais me orgulho….. Pode parecer muita coisa, mas é só isso, o que já não é pouco…..
Revisiteei-os e gostei…. Revisite-os também e digam-me qualquer coisa.
Consegui o que fundamentalmente queria, que era não falar da merda da crise que já foi financeira e económica e que agora é também política. Mas tenho para mim que o que é, é MERDA, pois a isso cheira. Já mete nojo ouvir tanta gente a repetir-se e a grizarem-se todos, sem uma pontinha de originalidade. Os nossos jornalistas, cronistas, comentadores e blogistas, arregimentados até aos tomates e a repetirem até ao absurdo a mais baixa expressão dos média portugueses de que tenho memória…..
Escapemos pois a esta vergonha colectiva…..
"Vasco o Amansador de Bestas"-Capucha
                                                                                      
                             António Capucha                                   

                 Vila Franca de Xira, Abril de 2011


sexta-feira, 8 de abril de 2011

nova bandeira italiana

Nova bandeira de Itália, proposta por Berlusconi
Fiquem-se com esta durante o Fim de Semana.....

António Capucha

A Mãe




 E com todo o prazer que aqui divulgo mais esta produção do Teatro Municipal de Almada. 
E VIVA O TEATRO!!!!!



terça-feira, 5 de abril de 2011

Más companhias II


Já aqui blogamos o assunto das "Más Companhias"( 3 de Março de 2011), a saber e comprovadamente: A Portugal Telecom, (neste momento e desde que os pus com dono, pago cerca de um décimo do que andei a pagar toda avida à PT). PT, a que muito provavelmente se juntará a EDP....
Curioso é que seja sempre em alturas em que uma qualquer crise anunciada, desencadeia os menos recomendáveis métodos de reequilibrar as suas Tesourarias. E à custa de quem? Ora como também já aqui blogamos, será à custa da inesgotável "Classe Média", e socorrendo-se dos truques menos subtis, em boa verdade são até grosseiros, como repetição de facturação (já me aconteceu), ou a invenção pura e simples de taxas e sobretaxas e prestação de serviços inexistentes. Tudo isto tem a ver com a compensação das perdas provocadas pela crise.... O que não bate certo, parece até muito mal, é que estas Empresas, haja o que houver, por mais profunda que seja a crise, apresentem sempre invejáveis resultados anuais..... E porquê, pergunta-se?
-Porque é baseado nos resultados anuais do exercício destas empresas, que são calculados os prémios aos inefáveis administradores. E para que estes sejam altos, é necessário que os resultados o sejam também.....
Simples, não é?
Outra questão desta mesma realidade, é que toda a gente saiba disto, e as ditas Empresas continuem  a dispor de uma licença para roubar.... Claro não obviamente autorizada, mas que conta com o silêncio das entidades a quem cabe a vigilância em nome do Povo, da lisura de processos destas coisas.... Também não ajuda nada o facto das máquinas administrativas destas Empresas seja pesadíssima. Só Conselhos de Administração são sempre dois. Sendo que um é executivo e o outro é mais ou menos honorífico. O que é certo é que quer um quer outro, custam a estas empresas os olhos da cara.... E esta filosofia estende-se como massa tenra, a todo o seu tecido administrativo... Neste caldinho de Cultura de Empresa, nadam estas e outras arbitrariedades que já são tidas como "norma" e forma segura de alicerçar o sucesso empresarial.....
Neste preciso momento estou a tentar suscitar o esclarecimento, de uma mais que provável fraude, e a empresa em causa (a EDP) nem se digna responder-me aos "emails". E isto não é executado por uma máquina, ou o sistema informático, como agora se diz, São efectivamente pessoas, como eu e  todos nós, com a pequena diferença de que acham, - estúpidamente acham.... Que têm muito a perder. Na maior parte dos casos trata-se de pequenos chefinhos de repartição a brincar aos quadros de empresa, com sopas gravatas e tudo (como dizia o Solnado), e a pasta à James Bond, onde à falta de melhor trazem o lanchinho, à cambalhota  com uns documentos, altamente secretos, tão secretos que não têm importância alguma. A não ser para ele que os vê e revê, como um Padre lê e relê o Breviário.... 
Em boa verdade e em conclusão, é fundamentalmente nas mãos desta gente que repousam os nossos direitos de consumidores. Os senhores importantes desta rábula são intocáveis. Até arranjaram uma figura que é muito bem paga, para levar com os tomates e os ovos podres em seu lugar.: O Provedor do Cliente.... Peça fundamental, da gestão moderna e funcional que apenas, APENAS, é pago (ao que suponho: bem pago) pela Empresa.... Não se está a ver para que lado pende, esta figura de mistério?
No caso da EDP, ratões, só se pode dirigir a ele dois meses depois de reclamar sem resposta da estrutura....
Está tudo muito bem, não está???? Diria o Cândido a Pangloss....  ("Candide, ou l'Optimisme") de "Monsieur le docteur Ralph".... Aliás de Voltaire..... 
Meus caros amigos, olho aberto..... Hoje é comigo. amanhã pode ser qualquer um....


                     António Capucha

       Vila Franca de Xira, Abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dúvida metódica

Vai acima..........

Se um sociopata é um indivíduo com deficiente comportamento social que pode levá-lo a cometer crimes contra a sociedade.....
E um psicopata é um indivíduo com deficiência psicológica que o pode conduzir ao crime.....
Então porque é que um osteopata, não é um paroquiano beato e  devorador compulsivo de hóstias, ou um sacristão que rouba hóstias......

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Noticia de última hora.....

 (ruído de telex.......)

O actor Norte Americano de origem italiana Al Pacino, recusou protagonizar um filme sobre a vida de António Aníbal Cavaco Silva, Presidente de Portugal e dos Algarves. 
Segundo a imprensa da especialidade, na base dessa recusa esteve o facto, de o actor  ter os cabelos demasiados rebeldes e não ter sido possível, mesmo com a aplicação de Isabel Queirós do Vale, domar-lhe a trunfa até ao irrepreensível risco ao lado e popa à pipas, da figura do Ex.mo Sr. Presidente.... Num estudo que terá feito da personagem,  referiu ainda o actor, sobrava ainda a dificuldade em encontrar uma actriz plausível para interpretar a figura ímpar de Maria Cavaco Silva. Cujo perfil se situa entre a madona em Evita, e a Madre Teresa  de Calcutá a fazer de Madre Teresa de Calcutá.... A maior parte das actrizes contactadas apresentavam falta de perímetro.......


                                "A bronca" semanário idiotó-informativo
                                  Vila Franca de Xira, Abril de 2011

Cavaco Silva

Al pacino
                                                                                                                     
                                            António Capucha
                                       A um de Abril de 2011

Dia dos enganos

pinóquio
Ainda o dia primeiro de Abril vai a meio e já encaixei dezenas de petas. No dealbar de trinta e um de Março para hoje, e já me estavam a “tanguear” e eu a ir no bote. É que todos os anos caio que nem um patinho…. A minha mulher de olho arregalado, misto de incredulidade e expectativa defensiva, Nestes preparos irrompe na sala, onde eu dormito ao som velado da TV e diz “intercortadamente”: Ai tonica esqueci-me de te dizer!!!! E diz!!!! Uma peta do tamanho do Himalaia, todo inteiro. E a restante famílias de sobreaviso, cães incluídos, de parte a gozar o pagode. A olhar  o estremunhado despertar do parolo…. Há-de ser um espectáculo e tanto, a avaliar pelas expressões de gozo deles, com a minha ingenuidade e genuína revolta que expresso socorrendo-me de toda a panóplia de coisas desde a dureza da expressão facial à diversa expressividade do português de faca na liga e murro e carolada à Cais do Sodré…. Os sorrisos continuados deles, acabam por surtir efeito e devagar, devagarinho, lá vou dando conta do laço… E sou até capaz de respirar de alívio, em vez de ficar zangado com a brincadeira. Bom….. É massagem cardíaca….
Mas é da tradição a esparrela do primeiro de Abril. Hoje em dia os noticiários estão a fugir a essa tradição, com medo, digo eu, de estragar o efeito das outras tretas que nos vão contando e com esse osso nos vão entretendo a raivinha de dentes. Depois no meio de tanta “estória “ mal contada, quando não são, descaradas mentiras, é difícil distinguir a peta do dia um de Abril… De modo que foi caindo em desuso….Há até uma série da TV, em que um “Amaricano”, já se vê, descobre as mentiras por pequenos trejeitos dos músculos do rosto…. Com os nossos jornalistas e uma grossa fatia dos nossos (Lagarto!!! Lagarto!!! Lagarto!!!) políticos, os músculos do rosto estão tão ginasticados que as suas fuças, são assim como um mapa dos Alpes em relevo e outros ainda menos treinados têm cãibras a arremedar sorrisos de ávidos caninos, feitos….
Neste período a “season” é propícia à introdução de petas….
A técnica mais usada é a da meia verdade ou, a da semelhança da verdade através da qual se instila suavemente a mais torpe mentira e manipulação mais ardilosa…. Cuidado portanto.
Falta apenas metade do dia dos enganos…..
A crise é mesmo real e, depois desta Meia-Noite, não há espaço para nos enganarmos…..


                          António Capucha

             Vila Franca de Xira, Abril de 2011

quinta-feira, 31 de março de 2011

Dúvida plausível

Tempo de solidão e de incerteza
Mário Henrique Leiria

Eu faço tudo para animar o blogue… Por exemplo:
Há poucos dias cedi a incorporar publicidade…. A Google, que é quem me facultou ter um blogue propôs-me isso, não sei se desde o princípio, pois na altura havia muita coisa das quais eu nem dava conta… Seja como for, agora está lá, e a escolha do anunciante é da responsabilidade da Google, dizem que em função da temática do Blogue… A mecânica é: Sempre que alguém clicar na publicidade, esse acto é contabilizado e convertido em €uros que me serão pagos. Presumo que seja uma fortuna que ali tenho ao dispor! Por outro lado gostaria de saber se aquilo a que faço publicidade é honestamente executado…. Se derem por alguma fraude ou parte menos clara digam-me, que eu suspenderei imediatamente a coisa. Agora se for tudo absolutamente normal e sem gafes, não vejo que daí possa vir algum mal ao Mundo… E se der uns cobres…. Melhor para mim….
O “Coisas” que conheço da insistência com que bate à porta da caixa do Correio electrónico. Sempre tem mais a ver com a temática que por exemplo, vinho de Missa ou hóstias. Aliás se alguém me perguntar acerca do seu tema, eu incorporarei a malta à rasca, que é o que eu ficarei por frustrar a resposta. Sobra-me é a vaga suspeita de que a Google não me passa grande bilhete, face à pouca popularidade das minhas coisas ”postadas”, parece-me que vou ter que aprender a viver com isso.
Se eu fosse um Jornalista daqueles de fazer empalidecer a memória de Fernão Lopes, funcionário dum qualquer lóbie inconfessável…. Ou comentador da TV especializado em mercados e que são: Tu cá, tu lá bardamerda, com os Primeios Ministros, prontos ou não a comer…. (cumprimentos ao Passos Coelho – tenho a impressão que já foste – Hó senhor Aníbal…. Vá lá então mais um, para pendurar na parede….)
Ou uma meretriz ao estilo do outro a quem “finaram” em Nova Yorque. Ou ainda uma Bem pensante de pernas altas e púbis rapada, e testa alta, com ideias sempre prontas a saltar à corda, e mil e uma receitas na tola de coisas muito chiques e light’s…. Que adora sobretudo o Teatro, mas que só faz telenovela-óh-ela…. E que, desde as palavras, domadas, sisudas, aos doces sem açúcar de plástico….. À rasca!!!! Vai a todas!!!
Enfim se assim fora Se por ventura como eles fôra….. A Google teria talvez outra ideia mais composta….
Mas deixá-lo…. Antes assim que outra coisa que aqui não digo…. Que isto é um blogue de respeito!!!!
Que orgulho a minha querida mãezinha não teria em mim, agora que tenho tento na língua e tudo.
                      
                         António Capucha

          Vila Franca de Xira, Março de 2011