Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 10 de abril de 2013

OS MITOS E AS MENTIRAS DA DIREITA NO ATAQUE `AO “ESTADO SOCIAL”


Caras Amigas/os



     Não pondo em causa o facto de que sem se produzir mais e melhor não saímos da situação em que estamos, questiono a política que tem sido seguida até agora face aos resultados obtidos e às respectivas consequências sociais.

     Mas inaceitáveis, não só por não corresponderem à realidade mas porque revelam que não há bases com que se justifique essa política, é o conjunto de inverdades que se utilizam para a justificar.

     Muito a propósito para o desmascaramento dessas pseudo justificações aqui vos envio este trabalho do economista Eugénio Rosa. 
     
     Tem como bases o Relatório do Orçamento de Estado de 2013 do Ministério das Finanças e o Eurostat e fala por si!

     Segue na íntegra, apenas com alterações na formatação para aparecer menos compacto.
   




Como está a ser feita a manipulação da opinião pública contra o “Estado Social” pela direita em Portugal
Eugénio Rosa – Economista – Este e outros estudos disponíveis em www.eugeniorosa.com 1
OS MITOS E AS MENTIRAS DA DIREITA NO ATAQUE `AO “ESTADO SOCIAL”
RESUMO DESTE ESTUDO
O Tribunal Constitucional declarou, como já tinha sucedido em 2012, inconstitucionais o
confisco do subsidio de férias aos trabalhadores da Função Pública e aos pensionistas, e ainda
mais duas outras normas da Lei do OE-2013 (o imposto sobre o subsidio de desemprego e de
doença e os cortes nos contratos de docência e de investigação) o que, em termos ilíquidos
corresponde a cerca de 1.600 milhões € (em valor liquido, e é este que tem efeitos no OE-2013
deverá representar um aumento na despesa – reposição dos subsídios de férias - e um corte na
receita que, somados, deverão rondar os 1.200 milhões €). Perante tal cenário que resulta deste
governo pretender violar pela 2ª vez a Constituição da República é previsível que os ataques às
funções sociais do Estado, por parte deste governo e dos seus defensores nos media se
intensifiquem ainda mais. E a arma mais utilizada, para procurar manipular a opinião pública, será
certamente a mentira. E as mais utilizadas para enganar a opinião pública, à semelhança do que
tem acontecido nos últimos tempos, serão certamente as seguintes: (1) Sem o empréstimo da
“troika” não haveria dinheiro para pagar salários e pensões; (2) A despesa do Estado em Portugal
é muito superior à de outros países da U.E.; (3) As despesas do Estado em Portugal com a saúde,
educação e a segurança social são insustentáveis. Por isso interessa já desmontar de uma forma
clara e objetiva essas mentiras, e para isso utilizaremos os próprios dados oficiais.
Comecemos pela 1ª mentira da direita sobre o empréstimo da “troika” para pagar pensões
e salários. Segundo o Ministério das Finanças, em 2011, as receitas dos impostos e contribuições
foram superiores à soma das despesas com Pessoal das Administrações Públicas mais despesas
com pensões e outras prestações (inclui saúde),em + 4.229,6 milhões €; em 2012 esse excedente
subiu para + 4.454,1 milhões €. E não consideramos todas das Administrações Públicas. Ainda
existem “Outras receitas” que, em 2012, foram mais 9.606,2 milhões €. Afirmar, como fazem
muitos comentadores, que o Estado foi obrigado a pedir o empréstimo à “troika” porque não tinha
dinheiro para pagar salários e pensões é ou ignorância ou a intenção de mentir descaradamente
para enganar a opinião pública, pois os impostos e contribuições pagas todos os anos pelos
portugueses são mais que suficientes para pagar aquelas despesas (Portugal paga uma taxa de juro
média de 3,4%, quando custa aos credores uma taxa média de 1,4%, e à Alemanha apenas 0,5%;é a solidariedade!)
Outra mentira é que a despesa do Estado em Portugal é superior à de outros países, e por
isso tem de ser significativamente reduzida. Segundo o Eurostat, em 2011, a despesa total das
Administrações Públicas em Portugal representou 49,4% do PIB português, quando a média na
U.E, situava-se entre os 49,1% e 49,5%, portanto um valor praticamente igual. E em 2012,
segundo o Relatório do OE-2013 do Ministério das Finanças, a despesa da todas as
Administrações Públicas (Central, Local e Regional) em Portugal reduziu-se para apenas 45,6%. E
neste valor estão incluídos os juros da divida que atingiram 7.038,9 milhões € em 2012. Se o
deduzirmos desce para apenas 41,4%. Afirmar ou insinuar, como muitos fazem, que a despesa
pública em Portugal é excessiva é ou ignorância ou a intenção de enganar a opinião pública.
Em relação à afirmação de que as despesas do Estado com as funções sociais em
Portugal são excessivas e insustentáveis por isso é necessário reduzir a despesa
significativamente, interessa dizer que, segundo o Eurostat, em 2011, a despesa pública com a
saúde em Portugal correspondeu apenas 6,8% do PIB quando a média na União Europeia
variava entre 7,3% e 7,4%. Em euros por habitante, em 2011, em Portugal o gasto público com a
saúde foi apenas de 1.097€, quando a média nos países da U.E. variava entre 1.843€ (+68% do
que em Portugal) e 2.094€ (+91). O mesmo se verifica em relação à proteção social, que inclui as
pensões. Segundo o Eurostat, em 2011, a despesa pública com a proteção social em Portugal
correspondia apenas a 18,1% do PIB quando a média na União Europeia variava entre 19,6% e
20,2% do PIB. Em euros por habitante, a diferença era ainda muito maior, Em Portugal o gasto
público com a proteção social por habitante era apenas de 2.910€, quando a média nos países da
União Europeia variava entre 4.932€ (+69% do que em Portugal) e 5.716€ (+96%). E nos países
desenvolvidos a despesa por habitante era muito superior (Bélgica:+126%; Dinamarca:+274%;
Alemanha:+114%). Mesmo se consideramos a totalidade da despesa com a saúde, educação e
segurança social, em 2011 ela representava em Portugal 63,4% da despesa total do Estado
quando a média na U.E. era de 65,7% Fazer cortes significativos na despesa com as funções
sociais do Estado com a justificação de que essas despesas em Portugal são excessivas e
superiores às dos outros países da U.E.é ou ignorância ou uma mentira para enganar a opinião
pública.
Como está a ser feita a manipulação da opinião pública contra o “Estado Social” pela direita em Portugal
Eugénio Rosa – Economista – Este e outros estudos disponíveis em www.eugeniorosa.com 2
O que é insustentável e inaceitável é uma politica recessiva aplicada em Portugal em plena
recessão económica, que está a causar uma quebra acentuada nas receitas do Estado e nas
contribuições da Segurança Social, o que põe em perigo não só a sustentabilidade das funções
sociais do Estado mas a do próprio Estado. Mais cortes na despesa pública só agravam a
situação. Como dizia Keynes, só os imbecis é que não entendem isso.
A mentira e a ignorância estão cada vez mais presentes nos ataques às funções sociais
do Estado pelos comentadores com acesso privilegiado aos media. É mais um exemplo concreto
do pensamento único sem contraditório atualmente dominante nos grandes órgãos de
comunicação social. Quem oiça esses comentadores habituais que muitas vezes revelam que não
estudaram minimamente aquilo de que falam, poderá ficar com a ideia de que Portugal é um país
diferente dos outros países da União Europeia onde o “Estado Social” é insustentável e está
próximo da falência por ter garantido aos portugueses uma saúde, uma educação e uma proteção,
que inclui o sistema de pensões, mais “generosos” do que a dos outros países e que, por isso, é
insustentável. Um dos arautos mais conhecidos dessa tese, não porque seja um estudioso
credível mas sim porque tem tido acesso fácil aos media, é Medina Carreira com as suas diatribes
periódicas contra o “Estado Social”. Mas antes de confrontarmos o que dizem estes comentadores
com os próprios dados oficiais, divulgados até recentemente pelo Eurostat, para que o leitor possa
tirar as suas próprias conclusões, interessa desconstruir uma outra grande mentira que tem sido
sistematicamente repetida em muitos órgãos de comunicação social sem contraditório o que tem
determinado que ela passe, a nível de opinião pública, como verdadeira.
SERÁ VERDADE QUE PORTUGAL FOI OBRIGADO A PEDIR O EMPRÉSTIMO À “TROIKA”
PORQUE NÃO TINHA DINHEIRO PARA PAGAR SALÁRIOS E PENSÕES?
Esta é mais uma das grandes mentiras repetidas sistematicamente que não tem qualquer
fundamento real, como os dados do quadro1, retirados do relatório do OE-2013 do próprio
Ministério das Finanças, provam.
Quadro 1- Receitas dos impostos e das contribuições, e despesas com pessoal de todas as
Administrações Públicas e com prestações sociais (inclui a saúde) – Anos 2011/2013
RÚBRICAS 2011
Milhões €
2012
Milhões €
2013
Milhões €
Receitas Fiscais (impostos) 40.352,3 38.583,8 41.476,5
Contribuições sociais (Segurança Social e CGA) 20.926,9 19.383,6 20.114,5
TOTAL (da Receita) 61.279,2 57.967,4 61.591,0
Despesas com Pessoal 19.425,7 16.661,4 17.285,9
Prestações sociais (inclui Segurança Social, CGA, e saúde) 37.623,9 36.851,9 37.628,9
TOTAL (da despesa) 57.049,6 53.513,3 54.914,8
SALDO (Excedente) + 4.229,6 + 4.454,1 + 6.676,2
FONTE: Relatório do Orçamento do Estado para 2013 - pág. 90 - Ministério das Finanças
Em 2011, as receitas dos impostos e contribuições foram superiores às despesas com
Pessoal de todas as Administrações Públicas mais as despesas com pensões e outras
prestações, incluindo as em espécie, que são as prestadas nomeadamente pelo SNS, em
+4.229,6 milhões €; em 2012 esse excedente subiu para 4,454,1 milhões € e, para 2013, o
governo previa que atingisse um excedente de +6.676,2 milhões €. Para além das receitas
consideradas, as Administrações Públicas têm mais receitas. Por ex. na rúbricas de “Outras
receitas” foram registadas, em 2012, mais 9.606,2 milhões € segundo o Ministério das Finanças. E
tudo isto num período de recessão económica em que se verifica uma forte quebra nas receitas
fiscais e contribuições. Afirmar, como fazem alguns comentadores e mesmo jornalistas, que o
Estado foi obrigado a pedir um empréstimo à “troika” porque não tinha dinheiro para pagar salários
e pensões é ignorância ou mentir descaradamente com o objetivo de manipular a opinião pública,
pois os impostos e contribuições pagas todos os anos pelos portugueses são suficientes para
pagar aquelas despesas. A razão porque se pediu o empréstimo à troika foi para pagar credores
leoninos, que são grandes bancos, companhias de seguros, e fundos muitos deles especulativos e
predadores.
Como está a ser feita a manipulação da opinião pública contra o “Estado Social” pela direita em Portugal
Eugénio Rosa – Economista – Este e outros estudos disponíveis em www.eugeniorosa.com 3
A DESPESA DO ESTADO COM AS FUNÇÕES SOCIAIS SERÁ EXCESSIVA E
INSUSTENTÁVEL EM PORTUGAL COMO AFIRMAM ESTES DEFENSORES DO PODER
DOMINANTE?
Esta é uma questão que tem de ser esclarecida pois também é utilizada para manipular a opinião
pública. Os dados do Eurostat constantes do quadro 1, em que é apresentada a despesa total do
Estado em percentagem do PIB, permite comparar a situação portuguesa com a de outros países
da União Europeia.
Quadro 2- -Despesa total das Administrações Públicas em percentagem do PIB
PAÍSES 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
EU - 27 países 44,8 46,2 46,6 47,2 46,8 46,8 46,3 45,6 47,1 51,1 50,6 49,1
Zona Euro 46,2 47,2 47,5 48 47,4 47,3 46,7 46 47,1 51,2 51 49,5
PORTUGAL 41,6 43,2 43,1 44,7 45,4 46,6 45,2 44,4 44,8 49,8 51,3 49,4
FONTE: Eurostat
Em 2011, e são os dados mais recentes disponibilizados pelo Eurostat, a despesa total
das Administrações Públicas em Portugal representava 49,4% do PIB português, quando a média
na União Europeia situava-se entre os 49,1% e 49,5%, portanto igual. E em 2012, segundo o
Relatório do Orçamento do Estado para 2013 (pág, 90) do Ministério das Finanças, a despesa
pública em Portugal reduziu-se para apenas 45,6% do PIB. E neste valor estão incluídos os juros
da divida que atingiram 7.038,9 milhões € em 2012 devido a juros leoninos pagos por Portugal. Se
deduzirmos aquela percentagem desce para apenas 41,4%. Afirmar ou insinuar, como muitos
fazem, que a despesa pública em Portugal é excessiva pois é superior à média dos países da
União Europeia é uma mentira. Mas é desta forma que se procura manipular a opinião pública
para levá-la a aceitar o ataque violento que está em curso em Portugal ao Estado Social, em que
um dos instrumentos é ameaça de mais um corte de 4.000 milhões € na despesa pública.
EM PORTUGAL A DESPESA PÚBLICA COM A SAÚDE É INFERIOR À MEDIA DA U.E..
O ataque ao Serviço Nacional de Saúde tem sido também um dos grandes objetivos destes
defensores do poder económico e politico com acesso privilegiado aos grandes media. O
argumento é que a despesa em Portugal é excessiva e superior à média dos países da União
Europeia. Os dados que o Eurostat divulgou, constantes do quadro 2, prova que isso é mentira.
Quadro 3– Despesa do Estado com a saúde nos países da U. E. – 2011
PAÍSES Em % do PIB Em euros/habitante. % em relação a Portugal
UE27 7,3% 1.843 € 168%
UE17 7,4% 2.094 € 191%
Bélgica 7,9% 2.655 € 242%
Dinamarca 8,4% 3.607 € 329%
Alemanha 7,0% 2.232 € 203%
Irlanda 7,5% 2.660 € 242%
França 8,3% 2.530 € 231%
PORTUGAL 6,8% 1.097 € 100%
FONTE: Eurostat
Como mostram os dados do Eurostat, tanto em percentagem do PIB como euros por
habitante, aquilo que o Estado gasta em Portugal com a saúde dos portugueses é
significativamente inferior não só ao que se verifica nos países mais desenvolvidos da União
Europeia, mas também em relação à média comunitária. Em 2011, a despesa pública com a
saúde em Portugal correspondeu apenas a 6,8% do PIB quando a média na União Europeia
variava entre 7,3% e 7,4% do PIB. E em euros por habitante, a diferença era ainda muito maior.
Em 2011, em Portugal o gasto público com a saúde por habitante era apenas de 1.097€, quando a
média nos países da União Europeia variava entre 1.843€ (+68% do que em Portugal) e 2.094€
Como está a ser feita a manipulação da opinião pública contra o “Estado Social” pela direita em Portugal
Eugénio Rosa – Economista – Este e outros estudos disponíveis em www.eugeniorosa.com 4
(+91%). E nos países desenvolvidos a despesa por habitante era muito superior à portuguesa
(Bélgica:+142%; Dinamarca:+229%; Alemanha:+103%; Irlanda:+142%; França : +131%), embora
a diferença de ganhos em saúde entre Portugal e esses países seja reduzida. Em 2012, com
cortes nas transferências para o SNS e para os hospitais públicos aquele valor ainda desceu mais.
A DESPESA COM A PROTEÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL É INFERIOR TAMBÉM À MÉDIA
DA U.E.
Uma outra mentira é a de que a despesa com proteção social em Portugal, que inclui as pensões,
é superior às dos outros países. O quadro 4,com dados do Eurostat, mostra que não é verdade.
Quadro 4 – Despesa com a proteção social em Portugal e na União Europeia – 2011
PAÍSES Em % do PIB Em euros/habitante Valor per-capita % em relação
a Portugal
UE27 19,6% 4.932 € 169%
UE17 20,2% 5.716 € 196%
Bélgica 19,5% 6.577 € 226%
Dinamarca 25,2% 10.892 € 374%
Alemanha 19,6% 6.215 € 214%
Irlanda 17,3% 6.117 € 210%
França 23,9% 7.306 € 251%
PORTUGAL 18,1% 2.910 € 100%
FONTE: Eusrostat
Como mostram os dados do Eurostat, quer se considere em percentagem do PIB, quer em
euros por habitante, a despesa pública com a proteção social em Portugal, que inclui as pensões,
é inferior quer à dos países mais desenvolvidos europeus quer à média dos países da União
Europeia. Em 2011, a despesa pública com a proteção social em Portugal correspondia apenas a
18,1% do PIB quando a média na União Europeia variava entre 19,6% e 20,2% do PIB. E em
euros por habitante, a diferença era ainda muito maior. Em Portugal o gasto público com a
proteção social por habitante era apenas de 2.910€, quando a média nos países da União
Europeia variava entre 4.932€ (+69% do que em Portugal) e 5.716€ (+96%). E nos países
desenvolvidos a despesa por habitante era muito superior à portuguesa (Bélgica:+126%;
Dinamarca:+274%; Alemanha:+114%; Irlanda:+110%; França: +151%). Fazer cortes significativos
nas prestações com a justificação de que as despesas em Portugal são excessivas quando se
comparam com outros países da União Europeia é mais uma mentira para enganar a opinião
pública.
EM PERCENTAGEM DA DESPESA TOTAL DO ESTADO, A DESPESA COM AS FUNÇÕES
SOCIAIS EM PORTUGAL É TAMBÉM INFERIOR À MEDIA DOS PAÍSES DA U.E.
Por ignorância ou com o objetivo de enganar a opinião pública, Medina Carreira fala de um limite
mítico acima do qual o Estado e as funções sociais seriam insustentáveis, e que em Portugal esse
limite foi largamente ultrapassado. Observem-se os dados do Eurostat constantes do quadro 5 que
mostram que esse limite mítico é também uma mistificação e mentira.
Quadro 5- Percentagem que as despesas com as funções sociais representam em relação
às despesas totais do Estado em Portugal e nos países da União Europeia - 2011
PAÍSES Saúde Educação Proteção Social TOTAL
UE27 14,9% 10,9% 39,9% 65,7%
UE17 14,9% 10,1% 40,7% 65,7%
Bélgica 14,8% 11,6% 36,6% 63,0%
Dinamarca 14,5% 13,5% 43,8% 71,8%
Alemanha 15,5% 9,4% 43,3% 68,2%
Irlanda 15,6% 10,9% 35,9% 62,4%
Como está a ser feita a manipulação da opinião pública contra o “Estado Social” pela direita em Portugal
Eugénio Rosa – Economista – Este e outros estudos disponíveis em www.eugeniorosa.com 5
França 14,7% 10,8% 42,6% 68,1%
PORTUGAL 13,8% 12,9% 36,7% 63,4%
FONTE : Eurostat
Como revelam os dados do Eurostat, em 2011, 63,4% da despesa do Estado em Portugal
era com as funções sociais do Estado, quando a média nos países da União Europeia era de
65,7%. No entanto, na Dinamarca atingia 71,8%, na Alemanha 68,1%, e na França 68,1%,
portanto superior e, alguns deles, muito superior. Afirmar como alguns fazem que as funções
sociais do Estado apenas são sustentáveis se o Estado gastar com elas muito menos de 60% da
sua despesa total revela ou ignorância ou a intenção deliberada de enganar a opinião pública,
Será que a Alemanha, a Dinamarca, a França, são Estados inviáveis? Por outro lado, a
legitimidade do próprio Estado assenta fundamentalmente nas suas funções sociais já que elas,
através dos seus efeitos redistributivos reduz as desigualdades e melhora de uma forma
significativa as condições de vida da esmagadora maioria da população. Querer reduzir
significativamente a despesa com as funções sociais terá como consequência inevitável a redução
da legitimidade do próprio Estado aos olhos da população, e transformará a sociedade numa selva
em que só quem tem muito dinheiro terá acesso aos principais bens necessários à vida e a uma
vida humana com dignidade.
O que é insustentável e inaceitável é que se esteja a aplicar em Portugal uma politica
fortemente recessiva em plena recessão económica, que está a destruir a economia e a sociedade
portuguesa de uma forma irreparável, provocando a falência de milhares de empresas e fazendo
disparar o desemprego, o que está a causar uma quebra significativa nas receitas dos Estado e da
Segurança Social pondo em perigo a sustentabilidade de todas as funções sociais do Estado e do
próprio Estado. Mas disto aqueles comentadores com acesso privilegiado aos média não falam
nem querem falar. Os cortes sobre cortes na despesa pública não resolvem este problema,
apenas agrava ainda mais a recessão económica, agravando ainda mais todos estes problemas.
Como dizia Keynes só os imbecis é que não entendem isto.
Eugénio Rosa
Economista
eugeniorosa@zonmail.pt
6.4.2013

P.S.- Enviado por e-mail pelo primo joão Chaparro... Obrigado.

Estes "mequetrefes" do governo...



Estes "mequetrefes" do governo têm como base ideológica a premissa de que o Estado não tem nada que se intrometer em áreas que possam ser objecto de negócios privados. A saúde, a educação, e a segurança social, são coisas que apenas servem para aumentar a despesa pública, e que podiam muito bem ser de iniciativa privada. entregar os Hospitais ao grupo CUF e às Misericórdias, o Ensino á igreja, como as "madraças" islâmicas e a segurança social a companhias de seguros e bancos.... E o governo da Nação ficaria mais disponível para as coisas que são de facto da sua competência, como escolher os modelos da nova frota automóvel para os Sr.es Ministros etc.... E a "troika" pensa outro tanto. Essas coisas só dão despesa..... Portanto isto significa, que são objectivamente contra o chamado "Estado Social". Já viram o que seria, por exemplo, a banca encher-se de milhões de contas poupança-reforma, isso é que é boa economia...  Ou a Igreja zelar pela autoridade nas escolas e praticar um ensino dos bons hábitos cristãos.... Ou um plano de saúde, que previsse, a "extrema unção" à borla..... Isso é que era uma festa.... E para manter em segurança este conjunto de harmoniosos preceitos, reactivar a PIDE, cá por coisas..... Não vá o diabo tecê-las.... Isto é um bom plano, as pessoas é que ainda não entenderam que é tudo para o bem delas.... Voltávamos aos bons velhos tempos, os pescadores da Nazaré voltavam a morrer como moscas a passar a rebentação, muitos ficavam perdidos e enregelados na Terra Nova.... O bacalhau seria ao preço de "uva mijona" e o vinho daria de comer a milhões de portugueses. As "busas" das fábricas apitariam ao "meio-dia", para o frugal almoço, e as mulheres votariam a cultivar os valores da decência.... E a ter que fazer abortos clandestinos, depois, iriam arrastar os joelhos a Fátima, por via do perdão que a Senhora prodigabilizava.... Amen....

                                         António Capucha

                         Vila Franca de Xira, 10 de Abril de 2013

terça-feira, 9 de abril de 2013

"Pândegos"



Vá lá alguém entender isto! Elementos da "troika" ou a sua total composição, mandam "bitaites" opinativos, se bem que em forma velada, mas mandam efectivamente, sobre a oportunidade do acordão do Nosso "Tribunal Constitucional". Onde é que isto chegou. Não basta a intromissão descarada nas nossas políticas, aproveitando a boleia do nosso "Vasconselesco" Governo. Agora também se atrevem a manifestar opinião sobre a soberania dos nossos Tribunais. Estes Governo é muito dado a este género de confusões.... Nestes dias é frequente vermos gestores de Bancos Nacionais a mandar " bitaites", sobre política. Até uma vez, que me lembre, um gestor dum grupo de Super-Mercados, veio a terreiro dizer coisas.... Somos um povo muito opinativo, mais "opinioso" que o cu do "Jaquim" Alberto, se me é permitida a referência, que não é do domínio público, mas é uma referência histórico-cultural de monta. E a pergunta que aqui cabe é a seguinte:
- Porque que é que os merceeiros deste país, não podem cagar postas de pescada? O que é que eles são menos que o cu, seja de quem fôr? Sim senhor tem "rezão", deixem falar o homem qu'ele tem "rezão".... 
Este governo é uma cambada de pândegos.... Põe-se naquele preparo de: Vêem, que nós até sabemos o que dizemos! temos esta gente toda a dizer o mesmo que nós.... Ele é a "troika" são gestores de topo, merceeiros de mercearias finas, Presidentes de Bancos, e outros "mequetrefes", todos em uníssono nesta missão patriotica! Falta-nos de momento a Igreja, Mas ela há-de cá vir bater.... É o destino!!!!

                                                 António Capucha

                                  Vila Franca de Xira, 9 de Abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

As tretas da "Troika"....




E foi, passou o Fim-de-Semana, que não deu, em demissão, queda, ou desmoronamento, de seja o que fôr. Chato, longo e inútil.... Razões havia-as para dar e vender, mas a teimosia e cegueira deles, não deu para ver que era a única saída com jeito desta embrulhada que, aliás, criaram... Esperava-se mais destes neo-liberais da juventude Hitleriana... Esperava-se, legitimamente era esperado, que pelo menos soubesem as regras do jogo, mas nem isso sabem. Os opositores, chamados eufemísticamente de Lideres da oposição, são há sua (deles) exacta medida, seres de pálida tez, anémica e desorientada, perdida na sua própria teia. Nestas coisas não se pode ser e não ser ao mesmo tempo. Dar-se ares de lider de oposição e ao mesmo tempo e ocupando exactamente o mesmo espaço, notóriamente não querer ser alternativa.... Isto é: É evidente que não querem governar agora, porque amarrados ao Titanic do memorando da "troika", sem margem para aplicar o que dizem e defendem, dever ser feito. E esta contradição, trás vantagem ao governo e é um incentivo para se manterem.... Contradição estranhissima. Mas demasiadas vezes frequente em política. Por isso é imprescindível maturidade e cultura política certa, para se ser actor destes momentos. Isto não é para "boy's" e rapazinhos, Dr.s e Engenheiros, ou nem tanto, por muita verborreia que tenham..... É para homens de barba rija e nervos de aço. É preciso derrotar a "troika" e isso só é possível interpretando uma treta, ainda mais bem urdida, que a deles. Nós temos a vantagem de saber exactamente, passo a passo, como ela vai procedendo, é uma questão de jogar as biscas na altura certa. E o mais importante, ao contrário do que possa parecer, não é ter as biscas, é saber quando as devemos jogar. O jogo está aí a decorrer, e já não dá para o negar... Apenas se pode jogá-lo bem jogado. Claro que para isso é preciso termos consciência da natureza pervertida deste mesmo jogo. E esse é o primeiro erro deste governo. É que eles pensam que estão a jogar uma honestíssima bisca lambida e acreditam nas suas regras. E se o queremos ganhar a premissa é, nem por um instante aceitar como normais as suas exigências... A História revela-nos que em momentos de "à-rasca", este povo, soube sempre gerar as soluções e os actores ajustados às necessidades....  Estamos à espera do quê???

                                            António Capucha

                               Vila Franca de Xira, 8 de Abril de 2013  

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Òh Relvas , Òh relvas.....




Cheguei ontem de Peniche e volto hoje à noite para Peniche. Não, não estamos doidos.... É que nos esquecemos lá dos medicamentos e eu sem eles não sou ninguém. É uma dependência terrível, mas justificada. Na última consulta ao cardiologista perguntei-lhe directamente: isto a modos que o meu grilo, está melhor, ou não? Pois, respondeu, nem sim nem não. os problemas que tinha mantêm-se lá, continua a ter uma cicatriz de um enfarte havido há tempos e continua fraquinho, mas a diferença é que está tudo controlado. Se entendi bem deve ler-se medicado! O facto de já não ter a perna esquerda, ajuda à festa porque acabaram-se os entupimentos nas suas artérias que provocavam fortes esforços ao coração. Isso tudo junto dá-me a sensação de melhoria, mas é apenas aparente. Continuo a ter que ter cuidado, e um deles é tomar a tonelada e meia de "drunfos".... Os tempos de rapaz saudável, vão longe, fique muito embora a bonomia, que tinha na altura.... Quando tomo o pequeno almoço num café as pessoas que vêm até se espantam com a mão cheia de "pintarolas" que meto pela goela abaixo, com o parco cafézinho, que não dispenso... A minha dependência do café é tremenda, ainda hoje encomendei mais umas dezenas largas de cápsulas "nespresso".... Café delicioso que só tem o defeito de ser um pouco caro... O que não é de somenos....
Hoje é dia grande .... O Relvas teve dores fininhas no "útaro" e deu de frosques.... Os outros trastes não são tão "propênsicos" das "miudesas" e resistem....Continuam a expor a sua proverbial estupidez.... Se houvesse Deus eu pedia-lhe, daqui deste meu "púlpito", que desse a cada um deles um "câncarozito" daqueles pequeninos  que não os matasse, também não é caso disso, mas que lhes desse assim umas "caganeiras" bravas, qu'é para saberem o mal que nos têm vindo a fazer.... Era a vingança do Chinês.....

                                          António Capucha

                           Vila Franca de Xira, 5 de Abril de 2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Que viva o Teatro....

 


«Negócio Fechado» ou a corrida desenfreada contra o abismo

«Negócios Fechado» é a tradução do sonho americano visto do lado mais negro. Escrita por David Mamet, em 1983, a peça está agora em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite, com encenação de Rodrigo Francisco. Apesar da distância temporal, esta é uma peça que, no fundo, vai buscar a essência da crise em que vivemos. Paulo Guerreiro e Miguel Sopas, dois dos atores, trouxeram aos estúdios da TSF um bocadinho desta peça de teatro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boletim # 229 *
03-04-2013 * capucha@netcabo.pt

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Abril, águas mil....



Lá fora o escuro da noite envolve os contornos familiares do jardim. O pinheiro manso recorta-se contra o Céu estrelado e o silêncio é apenas cortado pelo grasnar de uma gaivota que perdeu o último autocarro para a Berlenga, e, o bategar de chuva nas folhas opulentas das "orelhas de mula",uma espécie de planta marciana, porque primeiro rebentam as flores, lindas, e grandes entre o vermelho e o laranja, que emergem da terra vindas do nada, isto por volta de Novembro, e só depois rebentam as folhas verdes e descomunais, em forma que não em tamanho, das orelhas de uma mula, ou de um jumento... Há um ninho no loureiro, ouço ruidos inconfundíveis, mas não vejo nada, de tão densa que é a folhagem, o lagedo está molhado e o ar cheira a terra molhada, um cheiro que nos recorda não sei o quê, mas tão familiar... Abril, águas mil.... Diz o povo, parece que com razão. Durante o fascismo, o Estado novo, velhacos e toscos, elegram Abril como a época do ano mais bonita para os "camones" visitarem Portugal, até fizeram uma cantiga roubando a música ao Fado de Coimbra do choupal /ainda és Capital/ do amor em Portugal, ainda..... E por aí fora.... E colaram-lhe a letra do Abril em Portugal..... E o que a malta gozava... "Chuvia, que Deus a dava"..... Andavam moçoilas em trajos regionais, à minhota, madeirense, nazarena e tal a correr a baixa de Lisboa a entregar às turistas, flores. Uma campanha levada muito a sério e com sombrinhas abertas, Mas..... "Da violeteira, hoje já ninguém tem esperança, deixou saudades, foi-se embora e à tardinha, está o Chiado carregado de mil tranças, mas tranças pretas, ninguém tem como ela as tinha..... Àh fadista.... 

                                       António Capucha

                                Peniche, 3 de Abril de 2013

A foto - Reencontro Meio Século Depois.



terça-feira, 2 de abril de 2013

Peniche


Península de Peniche

O Sol já raiou... O Sol já raiou.... E eu a absorvê-lo avidamente, deliciado com a sua temperatura - chapéu na cabeça Sr. tonica - sentencia a D. Lénia. Sou um menino cercado de cuidados.... As roseiras podadas começam a rebentar, as estrelícias, de pescoços esticados p'ró ar gritam os seus amarelos e azuis. e nos canteiros da esplanada da casa eclodiu a betadine, os estorninhos não se deixam ver, o diabo os leve de vez, deixaram o pinheiro maneta às rolas, e o seu arrulhar e o assobio dos melros volta a ser predominante, e, as nespreiras começam a dar fruto que o Sol vai pacientemente aloirando.... O pequeno bola de sabão, para alguns o caramelo, espantado com tudo isto corre ora p'ra dentro, ora p'ra fora de casa, e ladra a tudo quanto mexe.parece feliz. A sua mãe a inefável joaninha, gorducha de de opulenta pelagem, parece curtir tanto o Sol como eu... Por seu lado o estarola do timon, veterano destas coisas das delícias de Peniche, cheira o ar e sentencia a sua aprovação.... Os animais adoram isto, e compreende-se, saem a porta e estão na rua sem elevadores nem nada de permeio. Tudo reclama a Primavera que parece vir com "pézinhos de lã" a escapar do Sr. Inverno, austero e grave... Não digo feio, porque feio não é, é agreste e duro, mas também belo à sua maneira, sou disso testemunha maravilhada quando tinha a casa dos Remédios, onde o horizonte, era a curvatura do imenso Mar,  os seus dramáticos tons de cinza, e os rugidos do vento eram o acompanhamento a preceito desta música cósmica, que apenas ali se conjugam.... É preciso largueza de vistas para apreciar a beleza da invernia... A beleza e a fealdade não está nas coisas , mas nos olhos de quem vê.... Toma , que já almoçaste.....    

                                  António Capucha

                            Peniche, 2 de Abril de 2013 

sexta-feira, 29 de março de 2013

Mau tempo na Costa Oeste....



O malvado tempo continua a fazer caretas. Chove e venta, que é um regalo. Não fora isso e nesta altura já ía muito longe nas estradas rurais do Oeste, a caminho de Peniche. Mas como já por diversas vezes disse, ir assim para Peniche, implica ficar fechado em casa, sem poder sair. Ora fechado em casa por fechado em casa, prefiro ficar aqui. Amanhã iremos, faça o tempo que fizer... Já fizemos este caminho com toda a sorte de tempo, desde dia glorioso de Sol aberto, até ao temporal mais descarado, ou de nevoeiro cerrado de cortar à faca, noites de Lua cheia e de Lua nova, enxurradas enormes, de fechar estradas, troncos d'árvore no asfalto.... Tudo.... Já a fizemos de todas as maneiras. Lembro ao acaso uma bela noite, depois de Jantar em que resolvi ir ao bar da "Nau dos Corvos" e no breve caminho entre a "Cruz dos Remédios" onde ficava a casa onde então morava e o Farol, tive imensas dificuldades em caminhar pela estrada porque o vento me empurrava fortemente para fora dela, e eu era na altura, um rapaz de lastro avantajado. Portanto, não é medo do tempo o que eu tenho.... É medo do tédio de ficar em casa sem poder sair, sem arriscar uma molha das antigas. Isso era coisa que não me fazia moça, mas agora faz... Desde que tive uma pneumonia, não possa arriscar outra, seria devastadora....E de devastações, já tive Q. B.

                                                António Capucha

                                 Vila Franca de Xira, 29 de Março de 2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

Mais um quarto de sentinela....



Ontem não cumpri o sagrado dever de escrever, porque pelas três da manhã tive que ir para o Hospital fazer um quarto de sentinela, com um a crise de falta d'ar. Estive por lá toda a noite a fazer oxigénio, e a ser picado como um boi numa corrida de touros à portuguesa. Chegou-se a dar ocaso de estar a enfermeira a tirar-me sangue do braço esquerdo ao mesmo tempo que a médica me espetava o pulso direito à procura, da veia "não sei quantos" que fica bem no meio do pulso.... Só saí de lá pelas nove da manhã e claro passei o resto do dia a dormir. Resultado desta "balhana" toda, mais um "drunfo" diário, a juntar à dezena e tal bem medida dos que já marchavam.... Parece que  faço retenção de líquidos em escesso que se acumulam junto ao coração pressionando-o e aos pulmões, e fazem inchar a perna.... Uma chatice, amigos.... Felizmente sou um rapaz saudável e estas coisas, vão-se, tão depressa como vieram, e deixam poucas marcas.... A premissa fundamental mantém-se, detesto Hospitais.... Já eu sabia que estava bom e cirandava por ali  a pedir a todas as enfermeiras que encontrava, que me tirassem o "catecter" do braço. Que não senhor ainda tinha que ser visto pela doutora, que sentenciou ter de ser visto pelo cardiologista, p'ra ver o que ele dizia, perdeu-se nisto um bom par d'horas..... Ele lá disse o que tinha a dizer e fugi dali a sete pés, o que é notável para um gajo que só tem um.... Espero, em suma, que esteja perdoado deste deslize, embora justificado não deixa de o ser.

                                            António Capucha

                          Vila Franca de Xira, 27 de Março de 2013

terça-feira, 26 de março de 2013

Que viva o Teatro...

26 de Março de 2013 15:25
Amanhã há teatro no Ateneu. Pelas 21h30, o Teatro do Zero leva à cena a sua mais recente produção, "T'Ulisses". Apareçam. Venham consumir cultura!
Promo# T'Ulisses
www.youtube.com

O Teatro do Zero apresenta a sua 9ª Produção com o espectáculo "T'Ulisses". Adaptado por Mauro Corag...




segunda-feira, 25 de março de 2013

Comissões...




Somos o país das comissões. Paritárias ou não, destinam-se invariavelmente a simular imdependência e insuspeição.... Mas até se diz amiúde, que quando não se quer resolver uma situação, qualquer que seja, nomeia-se uma comissão. 
Para gerir estas coisas de, por exemplo, decidir quanto tempo se está numa Unidade de cuidados Continuados, e quem vai estar ou sair, é pois uma bendita comissão de especialistas da área da saúde.... Mais apostados em diminuir as listas de espera, que em garantir efectiva recuperação dos utentes.... Sei do que falo, estive numa dessas unidades e saí por força da decisão dessa bendita comissão, que não por ter esgotado tudo o que lá poderia ter feito, e não fiz. E não só eu mas todos os que lá estávamos. Eram os próprios funcionários da Unidade que o diziam e tentavam prolongar a estadia dos utentes com o fim de melhor os preparar para o resto das suas vidas. Mas a maior parte das pessoas saía de lá a meio da recuperação desejada. E baseado em tudo isso eu pergunto. Porque é que não são as instituições a decidir quando as pessoas em tratamento devem ou não ter alta.  Esses sim sabem do que se trata e não avaliam os utentes por via de um relatório, (a comissão nem vê as pessoas), é uma coisa completamente anormal. A tal comissão, regional ao que suponho, está mais interessada em optimizar estatísticas de "listas de espera", que em curar as pessoas. E se a espera se prolonga em demasia então será talvez altura do Ministro da Saúde, provar a sua genialidade, e construir mais unidades destas... O Homem tem uma aura de génio da finança, mas afinal e um tretas... Apenas faz o que qualquer badameco faria numa situação destas... Para cumprir despesas fecha serviços e não investe um pau que seja. Genial, de facto.... Eu ainda tenho energia que dá, para por mim  continuar a evoluir. mas conheço gente que descontou toda a vida e agora teve o asar de ficar muito mais dependente que eu, e não há nada a fazer. chegou ao fim do prazo, e rua, que há mais pessoas na fila de espera.... Isto não é maneira de fazer as coisas.... Quanto a mim há apenas uma solução, se é de todo impossível construir e manter novas unidades, então há que gerir bem as que temos... E gerir bem as que temos, não é por certo, Deixar todos a meio-pau da recuperação possível, para aliviar a pressão das estatísticas... Acabem com essa mania das comissões disto e daquilo. E confiram autoridade a quem lida directamente com as situações. E naturalmente exijam rigor a quem disso ficar responsável. Porque se trata de dinheiros públicos, é esperado todo o rigor e também toda a capacidade. A responsabilidade tem que ser bem estudada e seguida, acompanhada. Óh genial figura de Estado, desça lá do pedestal, e faça alguma coisa bem feita.... 

                                   António Capucha

                Vila Franca de Xira, 25 de Março de 2013 

sábado, 23 de março de 2013

Que Viva o Teatro....




DIA MUNDIAL DO TEATRO
NO TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE
A Companhia de Teatro de Almada e o Teatro Municipal Joaquim Benite
associam-se às comemorações do Dia Mundial do Teatro.
No próximo dia 27 de Março, o Dia Mundial do Teatro, o ensaio-geral da peça Negócio fechado, de David Mamet, com encenação de Rodrigo Francisco, será aberto ao público. A apresentação será precedida de um beberete e leitura da tradicional mensagem, que este ano é da autoria de Dario Fo, e decorrerá às 21H30, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite.
 A entrada é livre, limitada à lotação da sala. As entradas podem ser levantadas na bilheteira do Teatro, no dia 27, a partir das 14H30.
 Negócio fechado estreia em Portugal no dia 28 de Março, às 21H30, na Sala Experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, estará em cena até dia 28 de Abril, e conta com Marques D’Arede, Pedro Lima e Ivo Alexandre nos principais papéis. 
TMJB | SALA EXPERIMENTAL | M/12
27 MAR | 21H30 |
Duração 1H30
Preço Entrada Livre

sexta-feira, 22 de março de 2013

Israel / Portugal



Que chatice.... E o vento que não pára em Telavive... Virá a ser ele o responsável pela exibição miserável da Selecção Nacional de Futebol (A)... Estranhamente , ou nem tanto, a RTP1 no seu programa da manhã, não faz outra coisa que promover o Estado de Israel. Um frenesim desgraçado e um corrupio de Isaques e Jacobes, a pronunciarem-se sobre a cultura judaica, depois para disfarçar estão também uns pândegos a agitar bandeiras Nacionais. Pobres coitados.... Sempre de joelho em terra, perante estes poderes ocultos..... Ou não sabem, ou não sei!... É o que parece! A estrela de David, paira alto neste programa Nacional.... Enquanto os desgraçados e desengraçados, dos palestinianos sofrem a ocupação do seu território pelo exército de Israel. Coitados, são gente sem graça e pobre de espírito, tisnados e feios. Seria uma penúria, um programa sobre a sua cultura....  Como é sabido, nada têm que os ligue aquela região, são um povo oriundo da "Grunelândia" (terra dos grunhos), chegados em canoas e fixaram-se, indevidamente, em pleno território, comprado a peso de Dólares, aos bifes que eram e sempre foram os locatários. De modos que impõe-se a pergunta: O que é que eles lá estão a fazer? Nada.... Naturalmente..... Só os cumunas é que não entendem.... É tudo muito claro e históricamente comprovado. 
Bom.... Mas isto deve ser defeito meu... É perfeitamente legítima a ocupação militar por parte de Israel do território da Palestina. Aleluia!!!!   

                                         António Capucha

                        Vila Franca de Xira, 22 de Março de 2013   

quinta-feira, 21 de março de 2013

EM MEMÓRIA DA ESPECTACULAR FUGA DE PALMA INÁCIO
(Porto, 7 para 8 de Maio de 1969)
 
 
Foto

PIDE OFERECE 50 MIL ESCUDOS POR INFORMAÇÃO DO SEU PARADEIRO

No Plenário do Porto
Nove acusados de pertencerem à organização L.U.A.R. (Liga de União e de Acção Revolucionária), presos em Agosto do ano findo, quando entravam clandestinamente pela fronteira do Nordeste transmontano, acabaram de ser julgados no Plenário do Porto.
 (…)
Faltou o réu principal, Hermínio da Palma Inácio, de 47 anos, industrial de reparação de aviões, residente em Paris, que, como se sabe já, se evadiu das prisões da Polícia Internacional e de Defesa do Estado.
Diário de Lisboa, 8/5/1969

Dando voz ao desejo, tantas vezes expresso dos amigos e admiradores de Hermínio da Palma Inácio, um grupo de antigos companheiros resolveu avançar com o projecto de edificação dum monumento comemorativo da sua fuga, no Largo Soares dos Reis, no Porto.
O projecto, cuja fotomontagem enviamos em anexo, já foi aprovado pela Câmara Municipal do Porto e é da autoria do escultor Joaquim Álvares de Sousa.
Nos tempos que correm, homenagear e relembrar a coragem de PALMA INÁCIO é um pequeno nada nas nossas vidas, que pode ser uma muito grande ajuda para o nosso ânimo colectivo.
Para poder levar a bom termo este propósito, teremos de juntar, até finais de Março, uma quantia próxima dos quinze mil euros e necessitamos da contribuição de todos.
Graças à solidariedade sempre manifestada por todos quantos se sentiram orgulhosos do seu exemplo e agradecidos pelo seu combate pela nossa libertação, confiamos no sucesso desta iniciativa. E, como há verbas que têm de ser disponibilizadas de imediato, apelamos a que nos façam chegar o mais rápido possível a vossa contribuição.
Assim:

1. Para o efeito, existe uma conta com o nº 0214025424200, aberta na Caixa Geral de Depósitos, NIB 003502140002542420072, IBAN PT50003502140002542420072 e BIC CGDIPTPL, que servirá exclusivamente para este fim e de cujo movimento será dado conhecimento detalhado, à medida que as contribuições forem chegando, a todos os que contribuam e o desejem.
2. Agradecemos que cada contribuição/transferência seja confirmada para este e-mail: memorial.palma.inacio@gmail.com
3. A contribuição pode ser feita em fracções, cujos prazos de entrega deverão ser inicialmente programados por um prazo que não deve ir além do fim de Março de 2013.
4. A inauguração do referido memorial está prevista para 8 de Maio de 2013.

Certos da vossa resposta a este apelo, recebam as nossas saudações democráticas e sempre solidárias.

Para qualquer contacto:
Maria Elisabete Neves
 Telemóvel: 911 082 328


AMIGO!
NÃO DEIXES PARA AMANHÃ O TEU CONTRIBUTO!
E divulga pelos teus amigos!

CONTA DA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS:
Nº da Conta – 0214025424200
NIB – 003502140002542420072
IBAN – PT50003502140002542420072 e BIC – CGDIPTLP (No estrangeiro)

 
PS: - Enviado por e-mail pelo amigo Joaquim Alberto



Amarrado com fortes cordames de esparto à vida




Começa a ganhar forma uma explicação possível para o meu despertar do Coma. Foi bem profundo e duradouro, e tal como já disse, não foram encontradas razões médicas para a saída que se deu. Isto é despertar dele. Este assunto tem-me trazido ocupado, à espera que surja uma revelação que a mim me satisfaça, para explicar semelhante desfecho.... Como vinha dizendo, começa a tomar forma uma explicação e ela é que durante o coma e um pouco antes e um pouco depois, como tenho vindo a dizer,  tive uma actividade cerebral febril e intensissíma, e também intensa quanto ao aspecto emocional. De todas as fantasias de que me lembro, poucas foram as completamente absurdas.... O mais delas foram sobre, e com questões ou pessoas, muito próximas em consonância, com a importância real que elas tiveram, têm, e terão, na minha vida. Começo a achar que este conjunto de "estórias" tão calorosas, não me deixaram ficar do lado de lá,  uma entre as várias vezes que lá estive. Todas as "estórias" eram quentes memórias e um hino às coisas e pessoas de que gostava e gosto, enfim, um cântico à vida.... As pessoas que me são próximas e queridas quando eu pude tê-las ao corrente do que me passou pela cabeça nesses momentos dramáticos, dizem claramente não terem dúvidas de que foi uma questão de vontade de viver, contra a morte que se insinuava. O curioso nesta situação é que eles sabiam todas as peripécias pelas quais eu passei, mas desconheciam por completo as minhas "fantasias", No final contamos uns aos outros aquilo que sabíamos, foi então que fiquei a saber que tinha estado em coma, e eles ficaram a saber o que "fantasiei" durante ele. A modos que esta ideia que como disse começa a tomar forma, resulta da cosedura daquilo que ambos revelámos ao outro. O corpo cansado e apodrecido, resvalava para lá da vida mas a mente estava amarrada com fortes "cordames de esparto" à vida. Esta explicação sou capaz de aceitar como válida, nada tem de isotérico, ou espampanante. E até bate certo com aquilo que conheço de mim. Sempre fui marreta e de vontades fortes.... Não é assim às primeiras, que seja o que fôr, me leva, ou me dá a volta.... 

                                      António Capucha

                    Vila Franca de Xira, 21 de Março de 2013

quarta-feira, 20 de março de 2013

Democracia precisa-se...




Querem saber porque é que é tão fácil conseguir desencadear sentimentos anti políticos? Naturalmente será por eles facilmente serem enredados em matérias e actos menos claros para não dizer, completamente desajustados e longe de qualquer lógica... Vem isto ao caso de o Fernando Seara (PSD), ser impedido de concorrer à Câmara de Lisboa. O tribunal assim decidiu, porque alguma Alma terá apresentado queixa. Sou absolutamente insuspeito ao pronunciar-me sobre este assunto, é mais que evidente a minha oposição ao PSD e toda a direita. Mas há que usar métodos claros e isentos de intenções menos claras. A lei que serviu de base a essa decisão do Tribunal, é aquela que os partidos aprovaram na Assembleia da República, para prevenir o Caciquismo local, que era uma coisa fora do seu controle... (eufemísticamente chamada de lei da limitação de mandatos) Sou contra estas limitações por força da lei. A única coisa que há que aceitar, é a vontade do eleitorado legalmente expressa. Tudo o mais são fantasias que os partidos criaram para expandir e prepectuar o seu poder sobre o exercício do poder político.... Mas enfim conseguiram, aliás sem esforço, aprovar a lei. E o sentido da lei, só pode ser entendido como uma forma de reduzir as hipóteses de caciquismo local ou Nacional - A lei também afecta o Presidente da República cingindo-o a dois mandatos consecutivos - . Um perfeito disparate, penso.... Serão os partidos corporações indispensáveis à concretização da Democracia? Penso que não e a História prova diversas perversões dos partidos e suas estratégias.... Foi sempre um partido que fundou o fascismo. E quando este resultou de um golpe de Estado, como   no Chile, a primeira coisa a fazer foi criar um Partido que organizasse a ignomínia. A verdadeira dinâmica democrática prende-se isso sim com o empenho das sociedades na política e não ao contrário. As agremiações politicas controlarem as sociedades. Isso é a perversão democrática mais comum. Mas por ser tão frequente , não deixa de ser perversa. Os partidos não se defendem do caciquismo em nosso nome, defendem-se dele em nome da concentração do poder em si mesmos... E então quem nos defende do partidarismo exacerbado, também conhecido por "partidarite". Nós próprios.... Tirando-lhes o tapete debaixo dos pés... Formando organizações de base de intervenção politica e independentes dos partidos. Aprendamos com a História.... Perguntem a vós mesmos no que é que se transformaram os partidos, na nossa ainda  jovem democracia? Observem nos países onde a democracia partidária é mais antiga, no quer eles se transformaram. E depois vejam bem se é isso que pretendemos para o nosso Portugal..... Recusemos estes processos viciados e viciosos. Queremos derrotar o Fernando Seara, mas não assim..... 

                                              António Capucha

                            Vila Franca de Xira, 20 de Março de 2013

terça-feira, 19 de março de 2013

Noticias das Onze da manhã....


Palavra, palavrinha , que era deste tamanho


Atenção.... Noticia de ultima hora:

- O nóvel Papa, (também conhecido por chico I) foi acometido de uma enorme vontade de urinar, aflito, lá lhe indicaram onde era o urinol pontificio. Testemunhas, sempre incómodas, revelaram que Sua Santidade terá, após a função, sacudido a "gaita de peles" (não confundir com "gaita de foles"...) mais de três vezes, o que, como é sabido, perfaz "punheta"!!!! Que não senhor, apressou-se a "Santa Sé" a esclarecer, O Santo Padre, não é um pervertido, apenas tem uma doença da próstata que o faz urinar pinguinhas. E acrescentou, rezem por sua santidade e a saúde da sua próstata. Não se confirma que tenham sido destacadas quatro irmãs do Sagrado Coraçao de Maria, para "mungir" Sua Santidade, de modo a prevenir futuras e nefastas consequências.
Assinado : O "Malander" dos "Òrinois"....
Mas o telex não se cala e prossegue: Governo quer despedir funcionários públicos menos preparados.... Para tal já contactaram os rapazes do Técnico do curso de Engenharia de Materiais para substituir os "Almeidas" das Câmaras.... E moçoilas formadas em sociologia e afins, para os serviços de Limpeza.... Nos lugares de responsabilidade, ficam apenas individuos com o curso do Relvas.... Também são reconduzidos alguns "pivôs" de noticiários das televisões....  Os gestores Públicos que tenham conseguido mais falências, serão gratificados pelo seu elevado desempenho... A cozinheira "senior" do ministério das finanças foi acusada de ter produzido um buraco orçamental de quatro Mil Milhões de €uros por desviar fortes quantidades de vinagre destinados ao "escabeche". A Asai, está a desenvolver todos os esforços para trazer a cidadã cozinheira à justiça.... 
Cavaco Silva não sabe de nada.......
Ti-ri-ri-ri-ti-ri--- Foram as noticias das onze da manhã, desta gloriosa manhã, em que alguém roubou o Sol..... 

                                                 António Capucha

                                Vila Franca de Xira, 19 de Março de 2013

segunda-feira, 18 de março de 2013

Policia....




A noticia do dia são os infelizes acontecimentos em Setúbal, bairro da "Bela Vista", que é tudo menos isso, é um bairro degradado, de construção pouco cuidada e habitado por cidadãos excluídos socialmente disfuncionais, adivinho, que a seu tempo para lá terão sido despejados, deixados ao "Deus dará"... A senhora presidente da Câmara queixava-se de falta de policia e de meios para ela actuar. Bom ... O que deu para ver foi policia a mais e uns quantos putos a fazerem "granel".... O que motivou tudo aquilo não sei, sei isso sim que para tal basta uma centelha de nada, que veio a tornar-se naturalmente grave, incêndios de viaturas nas ruas e por aí fora, o exagero policial faz o resto...Sem desfazer da senhora Presidente, que naturalmente saberá mais do assunto que eu, sou levado a desconfiar sempre que o assunto não é de mais ou menos policia. Corporação de má memória que gere os seus meios corporativamente.... Isto é releva o que muito bem entende.... Tem no entanto como tradição um rasto de violência e estupidez corporativa.... Não merece naturalmente o meu respeito, já a senhora Presidente, merece-me pelo menos o beneficio da dúvida... As causas que levam a isto, a meu ver foram erros cometidos no passado, resolveu-se o realojamento das pessoas sem casa decente, mas não cuidando da sua verdadeira inserção social..... 
Também me parece, no mínimo estranho que a policia tenha, por exemplo, a maioria do seu parque automóvel em condições deploráveis e que nem tenham seguro dele e quando têm algum problema, correm por conta de quem conduz, mais as despesas em caso de acidente, ora bem, na dúvida, não guiam!... Acho uma reacção natural. E naturalmente algum serviço fica por fazer. As coisas vêm melhorando aos poucos, à medida que a velha "escola", vai sendo substituída por elementos mais novos com outro nível de escolaridade e mais próximos dos padrões de vida actuais... Mas ainda resta muito da velha escola caceteira e bestial.... Aguardemos melhores dias......  

                                         António Capucha

                        Vila Franca de Xira, 18 de Março de 2013