Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Homens da luta

A alta finança é o despudor em toda a linha

Talvez seja aconselhável abrir definitivamente um parêntesis na expressão da veia tonta contista e cronista, e centrarmo-nos no que urge, até ao dia cinco de Junho, dia em que se joga quase tudo do que será necessário para ultrapassar por cima, a fasquia da rasteira que os nossos queridíssimos aliados e  consócios Europeus nos passaram,  tão só porque os seus velados Deuses exigem o pagamento da dívida provocada pelos seus desvarios. Isto não é uma afirmação gratuita…. Pode faltar-lhe muita coisa, mas está hoje em dia mais que provado que se tratou exactamente disso: Dum desvario, duma golpada da mega banca como agora se diz. E que agora somos nós que temos que pagar…. Máfia? 
No filme o Padrinho II ou III, há um diálogo interessante entre o futuro D. Corleone e a sua namorada, e a sua futura esposa…Dizia ela:
- Trabalhas agora com o teu pai…. Prometeste que nunca terias nada a ver com os negócios da família!!! És ingénuo, ou julgas que eu o sou, ou quê?
Responde o interpelado:
- O meu pai não é diferente dos outros homens poderosos da política ou dos negócios!
E ela não desarma:
- Sim, mas esses não andam para aí a mandar matar este e aquele.
- Quem é que está agora a ser ingénuo???
Exemplar….. Não é verdade????
Essa é a premissa de que partimos. A certeza de que estas recentes ocorrências no mundo da alta finança, são criminosas, porque provocam males irreparáveis a enormes massas de seres humanos. E ilegais porque ao arrepio da legislação Internacional, que existe e tudo….
Resulta daí, que quem sem disfarce, veladamente, protege defende ou lucra com as ilegalidades tem que ser combatido perseguido e preso.
Nem de perto nem de longe, alimento a esperança de que algo semelhante, alguma vez venha a suceder. As suas protecções estão muito mais fundo do que dura a necessária coesão de combate a isso…
Na peça: A Mãe Coragem, de Bertold Brecht, a personagem de um soldado na contenda em cena, vocifera cobras e bichos contra os chefes e militares e a vergonha daquela guerra….
A personagem da Mãe Coragem serena e cinicamente diz: O problema não é teres raiva que chegue…. O verdadeiro problema é : quanto tempo dura a tua raiva!!!!
O soldado dispara: Vai à merda…. E sai de cena com o barrete enfiado até aos pés.
Ainda que seja difícil por-mo-nos todos de acordo durante o tempo suficiente para tirar o tapete a estes marmanjos, já é relativamente fácil fazer com que os seus agentes políticos e ideológos sejam “shuntados”; anulados. Basta que não se vote em quem defende, enquadra ideologicamente, e objectivamente sirva, ou se sirva, lucre ou faça com que se lucre, com semelhantes pantominices….Aliás, basta que diga que é uma chatice mas não há volta a dar-lhe, é porque está feito com eles.... Fieis das doutrinas liberais, que de liberais só tem o nome,  o que são é selvagens defensores da lei do mais forte, o que faz retroceder a História das civilizações uns bons Séculos atrás... E esses já por cá temos quanto baste, desde o primeiro poleiro até perder de vista, é quase tudo dessa gente.
Claro que se deve honrar os compromissos internacionais, assunção de dívidas, incluídas, mas devem ser questionados à luz da legislação e do direito internacional, o seu volume real, os juros e o como é que é pago… As chamadas Dívidas Soberanas dos países mais fracos, e a metodologia seguida pelos ditos credores, é a agiotagem mais atroz, e vergonhosa, para a comunidade das Nações, que se possa imaginar. Sobretudo quando nunca se fala da dívida dos países poderosos…. Que ascende a valores tão astronómicos, que fazem empalidecer a dos países pobres e estes são para não pagar nunca, e ninguém fala nisso… pelo contrário a dívida dos pobres. cujos são servidos de bandeja aos credores que emprestam a todos, ricos e pobres… É assim como que um osso que se lança aos sabujos….  Vá lá…. Fartem-se aí vilanagem…. Se não aceitarem isto, nós deixamos de proteger, o negócio, com o nosso poder militar e outros… E a instabilidade sucederá ao “progresso” e assim perdemos todos…. Pois é….. Borregos assustados …. É sabido que se espantam…..
Vamos à solução global…. A chave é: Pôr-lhes o sabujos fora de jogo….. 
Está nas nossas mãos abrir janelas, ou mantê-las todas cerradas e com gelosia…… Se aliviarmos a gelosia, já é qualquer coisa!!!!
Vale a pena fazer….
Vote como se fosse a última oportunidade……

                           António Capucha

             Vila Franca de Xira, Maio de 2011

Sem comentários: