Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 27 de junho de 2010

Óh Senhor Aníbal!?!?

Óh Senhor Aníbal!?!?


Então, isto é que é cooperação estratégica? Se é , vou ali já venho!!!
Cooperação só se for com a sua própria estratégia. Que com a dos outros órgãos de soberania, especialmente com o Governo da República, não me parece.
E não é de ontem que a “descooperação” vem sendo a sua estratégia. Lembro-me do celebérrimo caso da espionagem a Belém, montada pelo governo, com escutas ilegais, personagens de mistério no “séquito” presidencial na Madeira…. Eu sei lá, isso foi p’raí o diabo a quatro…. Não terá sido apenas uma “estória” mal contada e deselegante. Foi sobretudo, e na minha opinião, apenas falta de jeito. Pronto… Há pessoas que não nasceram para isto. Não é dramático! Dramático é que os eleitores levem tanto tempo a perceber isso.
E sabe porque é que se nota muito que o senhor não nasceu para isto? É que não há memória de um Presidente da Republica, com tão mal disfarçado apetite por liderar os destinos da Nação. Nem tão artificial nas atitudes e declarações. O senhor, pessoalmente considerado, até pode ser boa pessoa, mas como político…. Já não se via um assim p’raí desde o De Gaulle…
Isto porque, segundo o que o senhor terá dito, os seus valores fundamentais são a honestidade a verdade e….. Desculpe varreu-se-me…. Hoje espera-se dos políticos mais do que “chavões”, tão vazios, como uma garrafa vazia…. E há lá coisa mais triste que uma garrafa vazia!?!?
Depois senhor Aníbal, desculpe que lhe diga, mas o que nós queríamos – o que eu queria – era um Presidente da República e não de um professor de cátedra, que de cada dez alocuções ao País, a onze, faz delas lições de economia para adultos, reclusos e Sargentos do quadro Geral de adidos…
Bom, isto assim não é para nós, desculpe a presunção de falar em nosso nome – do povo – nem é para si. O senhor sozinho, não vai lá, nem mesmo com profundos tabus, e como já deve ter reparado os seus indefectíveis, estão em debandada desde a treta do BPN. E o seu PSD - digo seu porque foi criação sua, antes era o PPD - também parece um tanto distraído do seguidismo devido ao seu “líder natural”, ou estarei enganado?
E já agora deixe que lhe diga que já no final do seu segundo mandato como Primeiro Ministro, o senhor até me fez pena. Com toda a gente à sua volta a amanhar-se à “fartazana”, como hienas. E o senhor refém, honra lhe seja feita, do seu apego à honestidade, verdade e… não sei quê.
Tal como o senhor disse a situação portuguesa é complexa, e como se não bastasse o alarmismo que a imprensa imprime à questão para suscitar fortes apetites de compra e consumo das noticias, o senhor também vem a terreiro dizer do pior da situação, e subliminarmente, sugerir que o reelejam. Olhem bem para mim, o meu ar honesto de quem fala verdade…. E…… não sei mais o quê….. Esqueci-me, como já disse. E até sou Professor de Cátedra em economia…
Tal como o De Gaulle alegadamente, conduziu a França á vitória sobre os NAZIS?!?!?…. Ou pelo menos, levou o exército francês à parada de vitoria dos aliados…. Não é bem a mesma coisa, mas fica bem…. O senhor já tem o mérito inquestionável de ter travado a inflação galopante nos idos anos oitenta e noventa do Século passado. Razão mais que suficiente para figurar na História. Embora eu pessoalmente ache que no que respeita a méritos, foram mais os tiros p’ró ar, ou no alvo errado, que os que acertaram na “mouche”. Mas isso são questões mais ideológicas que de outra índole. E como é evidente eu respeito esse género de diferenças.
Mas como ia dizendo, Para uma maioria segura da população, o senhor é tido como tendo sido um bom Primeiro do Governo. Não arrisque agora passar para a História, numa revisão em baixa - para usar uma terminologia que melhor conhece – Como o Chato das Conversas de Economia, Tal como o outro o foi das Conversas em Família…..
Mude de agulha. Faça sobretudo um favor a si próprio e saia pelo seu pé…..

António Capucha
Vila franca de Xira Junho de 2010

Sem comentários: