Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 11 de março de 2011

Os malefícios do tabaco



Os malefícios do tabaco, são para além da crua realidade, uma comédia teatral - ou tragicomédia, como veremos - de Anton Tchekhov, porque teve seis versões, seis….. Tendo sido inicialmente escrita a pensar no actor cómico Gradov Sokolov ainda no Século IXX (Janeiro de 1885). Este original foi sucessivamente revisto ao longo de dezasseis anos em novas versões, que não consistiram unicamente em acertar melhor a pontuação, ou recompor uma frase ou coisas do género, foi mesmo ao osso do monólogo chegando a alterar o nome da personagem e seu carácter, (de Niukhin a Ivan, passando por  Marcellus…) E de comediante a personagem tragicamente parvo…) Mas não só…  Até o sentido e estrutura da peça,  a tal ponto que, o que começou por ser uma comédia a despertar a interacção com o público, na última revisão, Tchekhov, esboca o retrato de um homem, de um Mundo de uma atitude perante a vida (sic) O patético e grotesco imbecil, a falar à toa sem qualquer autoridade sobre o assunto…. Nulidade  que se compraz passivamente no seu próprio desespero. (sic)
Da comédia inicial, a esta tragédia híbrida, vai bem medida, uma légua da Póvoa….
Ora….. A que vem isto a propósito?
Estava eu amesquinhado por não raras vezes rever estes pequenos e despretensiosos textos, julgando ser uma prova de incapacidade minha em seguir uma ideia e concretiza-la em texto….  E eis senão quando encontro na Net, um artigo de Vera Gottlie intitulado: “A tragédia de um pobre tolo”. É então que fico a saber que o autor Russo, reviu a sua obra um "ror" de vezes....
Cresci p’raí palmo e meio … Ou mais….
Pois se o grande Chekhov, “himself” o fez ! Quem sou eu para não o fazer….. Ou também equivale por dizer que, não será por isso, nem fugirá por aí a veia tonta que me trás agarrado ao computador a alinhavar estas coisas….
E reconforta-me essa e outras reflexões…. Como por exemplo o que tenho aprendido nas pesquisas como esta no universo maravilhoso da Net…. Sem quase me dar conta, há coisas sobre as quais posso escrever de cor, e com tal segurança que não receio recriar e inventar, empolar ou abastardar…..
E faço-o por puro prazer… Melhor que chocolate… Melhor que um golo do Grande  Sporting Clube de Portugal nas redes dos “Lampiões” (esclareço que, o seu valor está exactamente na sua recente raridade)
Vamos então deixar por hoje este monólogo de “pobre tolo”….


                                      António Capucha

                          Vila Franca de Xira, Março de 2011



Contém excertos ( em itálico) da autoria de:
 Vera Gottlieb
Excerto de “A monologue in one act: Smoking is Bad for You”.
In Chekhov and the vaudeville: a study of Chekhov’s one-act plays.
Cambridge: Cambridge University Press, cop. 1982. p. 185‑187.
A tragédia de um “pobre tolo”

Sem comentários: