Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 29 de março de 2011

Queridos amigos.

Peroração de Santo António aos peixes

Meus amigos… Não queiram saber o quão solitário é o acto de esgalhar textos, ainda que despretensiosos como estes meus…. Como este que ensaia os primeiros passos ainda a medo, não vá espalhar-se, e tal como o Paulo Futre, entrar numa cabine telefónica, fintar cinco ou seis adversários, mas depois não encontrar a saída…. Ou seja: fazer uma flor ou outra, mas depois vai-se a ver, e aquilo espremido verte pouco ou nada. É que já de há muito tempo para cá, esta coisa de escrever, cada vez mais, menos tem a ver com habilidade, a verborreia, o floreado. E acreditem se quiserem, mas aliás acho que transparece, que não é nada disso que eu quero fazer. É, e julgo que até certo ponto o tenho conseguido. Mas estou a ser juiz em causa própria…. Ou, sou um figurão, uma personagem anacrónica que não realiza plenamente o que são estes novos meios de comunicação…. Que só na aparência tem a vocação que deles espero....
Por aquilo que tenho visto, os Blogues são clubes de “amigos” – as aspas são propositadas – correligionários disto e daquilo, frequentadores dos mesmos bares, como se de tertúlias se tratassem, e se um Fabiano se mete a comentar de forma não “regimental”, os dizeres destes…. A coisa empina!!! De tal maneira que até os “fregueses” rosnam como sabujos de guerra, às canelas de quem se atrever a desconversar. Os conteúdos, esses são vulgares e decalcados do que já se disse em colunas de opinião, da nossa inspirada imprensa…
Outros há, refiro-me a blogues, que são alimentados por amadores –amantes - disto e daquilo e quase sempre de muita qualidade. Muito bem cuidados e as quais recorro sem problemas sempre que preciso de apurar um qualquer pormenor. Outros, a quem deixo aqui a minha vénia, abastecidos por gente da pesada, professores de literatura, português etc…. E também os há de tias e tios perdidos de bem…. ‘Tá “aver”, muito conhecidas lá em casa, mas que se há-de fazer, de tão narcísicos, nem enxergam a sua pequenez e trivialidade…. São estes, grosso modo, os estilos amigos do ambiente cibernautico e promovidos pelos seus agentes: Os  browsers, que é quem tem a faca e o queijo na mão.
Mas toda esta gente tem público e “feed back” garantido, uns por serem de um grupo de opinião vasto, outros porque são incontornáveis “opinion maker’s” e outros ainda porque sim… ( há tempos dou de caras com um blogue à beira do milhão de entradas. É de uma escritora “very Laigt”- de lantejolas - e de méritos mais que duvidosos…
Sim… talvez seja ciúme… Ou falta de humildade ou ambas as coisas…..  A verdade é que um  "matumbo" como eu, com a mania de se servir de um blogue para montra da sua pretensa  veia literária, não tem cabimento. Não é com facilidade que ultrapasso isso e continuo nesta minha saga…. Muita disciplina e a noção, o mais confrontada e ajustada possível, com os meus valores e apurando o sentido de ridídulo… Mas lá está: Minha comigo…. Inferir isto ou aquilo usando o senso comum, toma direcções diferentes, por vezes até antagónicas, e um homem fica dividido e sem saber o que fazer à vida. Se por um lado o meu querido amigo Afonso Dias, se afadiga em convencer-me a editar em livro, estas ou outras coisas. Por outro, com a desculpa de que  é seu "tímbre", publicar coisas mais pequenas, um blogue de referência penichense,  com o qual fiz uma parceria, despacha-me com uma referência – um “post”- charmoso mas sem continuidade, ao passo que eu mantive por muito tempo a referência a ele, e publiquei coisas deles com a devida vénia.
Que pensar então?
Acreditem que não é por precisar que me alimentem o ego e vaidade, mas se por acaso gostam do que escrevo, digam-mo… Acho que um pouco de auto-estima , não será excessivo. 
Nesta curva da vida do Blogue, estou a precisar que me digam o que pensam dele.
E o espalhem pelos vossos contactos. E preciso movimento.... Dá para entender que os blogues vivem disso e não de outra coisa Sr Soisa....
O outro,  precisava de merda, e não precisava de outra coisa! Sr. Soisa…
E eu preciso de carinho, meus amigos e não preciso de outra coisa…

                       António Capucha

        Vila Franca de Xira, Março de 2011

Sem comentários: