Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Más companhias II


Já aqui blogamos o assunto das "Más Companhias"( 3 de Março de 2011), a saber e comprovadamente: A Portugal Telecom, (neste momento e desde que os pus com dono, pago cerca de um décimo do que andei a pagar toda avida à PT). PT, a que muito provavelmente se juntará a EDP....
Curioso é que seja sempre em alturas em que uma qualquer crise anunciada, desencadeia os menos recomendáveis métodos de reequilibrar as suas Tesourarias. E à custa de quem? Ora como também já aqui blogamos, será à custa da inesgotável "Classe Média", e socorrendo-se dos truques menos subtis, em boa verdade são até grosseiros, como repetição de facturação (já me aconteceu), ou a invenção pura e simples de taxas e sobretaxas e prestação de serviços inexistentes. Tudo isto tem a ver com a compensação das perdas provocadas pela crise.... O que não bate certo, parece até muito mal, é que estas Empresas, haja o que houver, por mais profunda que seja a crise, apresentem sempre invejáveis resultados anuais..... E porquê, pergunta-se?
-Porque é baseado nos resultados anuais do exercício destas empresas, que são calculados os prémios aos inefáveis administradores. E para que estes sejam altos, é necessário que os resultados o sejam também.....
Simples, não é?
Outra questão desta mesma realidade, é que toda a gente saiba disto, e as ditas Empresas continuem  a dispor de uma licença para roubar.... Claro não obviamente autorizada, mas que conta com o silêncio das entidades a quem cabe a vigilância em nome do Povo, da lisura de processos destas coisas.... Também não ajuda nada o facto das máquinas administrativas destas Empresas seja pesadíssima. Só Conselhos de Administração são sempre dois. Sendo que um é executivo e o outro é mais ou menos honorífico. O que é certo é que quer um quer outro, custam a estas empresas os olhos da cara.... E esta filosofia estende-se como massa tenra, a todo o seu tecido administrativo... Neste caldinho de Cultura de Empresa, nadam estas e outras arbitrariedades que já são tidas como "norma" e forma segura de alicerçar o sucesso empresarial.....
Neste preciso momento estou a tentar suscitar o esclarecimento, de uma mais que provável fraude, e a empresa em causa (a EDP) nem se digna responder-me aos "emails". E isto não é executado por uma máquina, ou o sistema informático, como agora se diz, São efectivamente pessoas, como eu e  todos nós, com a pequena diferença de que acham, - estúpidamente acham.... Que têm muito a perder. Na maior parte dos casos trata-se de pequenos chefinhos de repartição a brincar aos quadros de empresa, com sopas gravatas e tudo (como dizia o Solnado), e a pasta à James Bond, onde à falta de melhor trazem o lanchinho, à cambalhota  com uns documentos, altamente secretos, tão secretos que não têm importância alguma. A não ser para ele que os vê e revê, como um Padre lê e relê o Breviário.... 
Em boa verdade e em conclusão, é fundamentalmente nas mãos desta gente que repousam os nossos direitos de consumidores. Os senhores importantes desta rábula são intocáveis. Até arranjaram uma figura que é muito bem paga, para levar com os tomates e os ovos podres em seu lugar.: O Provedor do Cliente.... Peça fundamental, da gestão moderna e funcional que apenas, APENAS, é pago (ao que suponho: bem pago) pela Empresa.... Não se está a ver para que lado pende, esta figura de mistério?
No caso da EDP, ratões, só se pode dirigir a ele dois meses depois de reclamar sem resposta da estrutura....
Está tudo muito bem, não está???? Diria o Cândido a Pangloss....  ("Candide, ou l'Optimisme") de "Monsieur le docteur Ralph".... Aliás de Voltaire..... 
Meus caros amigos, olho aberto..... Hoje é comigo. amanhã pode ser qualquer um....


                     António Capucha

       Vila Franca de Xira, Abril de 2011

Sem comentários: