Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quer’outriii

Família cigana

Uma mulher com um menino pela mão, presume-se que seu filho, entra pelo restaurante “O Tanque” junto ao tanque das lavadeiras na Bica do Chinelo, pequeno largo na saída Oeste da cidade. Fronteiro fica às Terças e Sextas de manhã o mercado dito dos ciganos, pois são dessa etnia a maioria dos vendedores….. A senhora na austeridade das suas vestes negras até aos pés, de mil e um saiotes e aventais pediu uma sandes de fiambre pois estava em  jejum, e um galão, para aquecer o estômago.
Ali perto uma velhota numa mesa, debicava bolinhos secos, uns quatro ou cinco, num pratinho de sobremesa.
O pequeno ciganito fixou neste quadro os seus imensos olhos escuros, brilhantes como duas pérolas negras. E que diziam eles? Só faltava babar-se…. Diziam tudo…. A boa da velhota estendeu-lhe o prato e disse-lhe que tirasse um bolo.
A mãe ante este evidência diz no seu jeito cantado:
- Aiiii menino, foi isso q’eu t’ensinei???? O que é que se diz à Senhora!?!?!?
O fedelho baixando os olhos diz:
- Aiiii Quer’ outriiii!!!!!
Ora bom…. Ninguém a mandou perguntar, não é verdade!!!!
Isto vi e ouvi, eu…. E registado ficou….. Penso que a bem das coisas boas e giras que por aí andam, à espera que delas se dê conta. E se faça memória….

                       António Capucha

           Vila Franca de Xira, Abril de 2011 

Ps- Mais um dia a resistir a falar da crise. Espécie de esgoto de suinicultura em que a nossa actualidade politico- financeira se transformou......

Sem comentários: