Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Às armas….. Às armas….



Esta coisa da dívida contraída ao conjunto “prestamista”, que os "cultos" jornalistas apelidaram de “troica” coisa que os papalvos repetem à saciedade, é impossível de pagar…. E é simples entender porquê…. A travagem a chiar travões, a gastos!..... Qualquer gasto!.... Segundo o reputada sociólogo, que sei não ser consensual, Boaventura de Souza Santos, terá como efeito parar a economia, e isso acarreta o crescimento negativo da economia com todo o cortejo de malefícios, que tão bem conhecemos de onde se destaca o crescimento do desemprego. Essa ausência de crescimento comprometerá irremediavelmente a criação de liquidez para pagar a dívida. E tal como a Grécia, teremos que renegociar o seu pagamento, isto é: mais endividamento…. Uma pescadinha de rabo na boca….
Metade do Mundo está neste estado a sustentar uns outros quantos países, que têm dívidas muito superiores à nossa, mas como são eles quem manda nos FMI’s e BCE’s e outros abéculas que se acham grandes “durões”, mas não passam de joguetes. Ora segundo Boaventura  S. S., países que já estiveram como nós – A Argentina, o Brasil e muitos outros – Resolveram, por impossibilidade absoluta, não pagar a dívida e acabou….. Claro que as instâncias internacionais classificaram os seus responsaveis como párias, mas o que é certo é que há um caminho no direito internacional que nos permite convocar uma entidade acreditada internacionalmente, para fazer uma auditoria à dívida acumulada por Portugal…. E de imediato suspender o pagamento... Como é evidente vão revelar-se as mais que muitas ilegalidades, a primeira das quais é o juro dos empréstimos que são de tal maneira elevados que inviabilizam o seu pagamento. Isso é uma norma legal destas coisas do direito internacional. É pois ilegal praticar juros acima do limiar da viabilização de pagamento. E por maioria de razão!... Tal como no xadrex, é proíbido jogar para debaixo de xeque. De imediato essa diferença, que será da ordem de muitos milhares de milhões de Euros, pode ser aplicada como investimento e se bem aplicado pode gerar crescimentos da ordem dos cinco por cento como aconteceu na na Argentina.
E aquilo que efectivamente tivermos que pagar, pagamos, por exemplo vendendo a dívida a países amigos, como sugeriu Ramos Horta PR de TIMOR  Como sejam O próprio Timor, Angola, Brasil e há mais soluções… O governo que entretanto se formar terá que merecer desses países confiança…. Não pode ser gente de fé inquebrantável na lei da rolha dos mercados, e em simultâneo, continuar a fazer o papel de bom aluno das teorias de mercado, que são a lei da Europa, iniciadas pelo santo da casa: Cavaco Silva e cultivado até hoje pelos nossos governantes…. Ao invés tem que ter fé inquebrantável, mas no povo português e ser efectivamente um patriota.( agora não recordo, mas houve alguém insuspeito que disse recentemente isso)
Claro que Os países amigos terão que suportar também alguma solvência para gastos de tesouraria enquanto a estratégia de investimentos não dá fruto. O que é aliás, um negócio como outro qualquer, só que a um juro decente e não ao preço da "ajuda" dos nossos falsos amigos Europeus (Lembram-se da reacção duma boa parte dos Filandeses? É este o Mundo de Hoje! Onde a lei é feita por quem explora os outros  à tripa forra)….. Mas isso todos sabem que é assim….  Qual é então o problema de acçionar os meios de acabar com esta alta exploração?....  Apenas para ficarmos bem no retrato.... Pois pá,,,, Porreiro pá.....  Não há cá lugar a isso!!!! É ter a coragem de  pô-los com dono e gerir com rigor....  
E muito importante…. Temos que de uma vez por todas arredar as entropias da nossa economia, CORRUPÇÃO sob toda e qualquer forma, à cabeça….. E tudo o mais que quase todos sabemos que impediu e impede o nosso progresso….. A maldita tendência para o corporativismo. Para o laxismo…. Para o pessimismo….. (Aí tem razão o Sócrates) O clientelismo….. Bom ficávamos aqui até amanhã….
Estou no entanto convencido que o facto de enfrentarmos os poderosos e os vilões da alta finança, instalaria nos portugueses uma onda de optimismo que faria sobressair o melhor de nós próprios. Nós fazemos anedotas a este estado de submissão, algumas até com muita graça …. Mas cá dentro o coração chora mil ais e facadas… Por ser sempre a mesma treta…. Nós os descendentes dos eméritos descobridores, os que derrotaram os “cagões” dos Castelhanos, e conquistámos  bravios e belos, esta terra aos Mouros, iluminados por este Sol sob o qual fomos grandes e aí é que está….. Não só na guerra, mas sobretudo na ciência…. E na poesia senhores…. Devemos ser o único povo do Mundo que até nos WC públicos faz poesia…. É só agarrar nessa perversidade e virá-la para estes tiranetes de merda, sobretudo os Migueis de Vasconcelos todos desta vida….
E pronto as casas de banho ficam limpas, como devem, e a merda fica para os merdosos.
Porque:
Neste lugar solitário.
Onde a vaidade se acaba,
Todo o cobarde faz força
E todo o valente se cága

                        António Capucha

           Vila Franca de Xira, Maio de2011

Sem comentários: