Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sabedoria popular

charneca alentejana

O Sr. Anselmo é o caseiro duma propriedade no Alentejo. Essa propriedade era pertença de uma família cujo Herdeiro é uma pessoa minha conhecida, que trabalhou comigo na RDP, onde era o eng. responsável pelas obras e novos projectos de construção. Foi ele mesmo que me contou esta "estória".... Entre ele e o Sr. Anselmo havia um trato acerca da propriedade e amanho da herdade. Basicamente e se não me falha a memória a coisa era mais ou menos assim. O meu colega apenas tinha tempo e disponibilidade para lá ir de longe em longe. Então tratou com o senhor Anselmo, caseiro já desde o tempo do seu pai, o seguinte: Ele cultivava e administrava a terra, e dela tirava o seu sustento e vencimento. Já que o ordenado de engenheiro, não dava para pagar-lhe decentemente. E ao fim de tantos anos a courela passaria para o seu nome ficando apenas a casa de família na posse do eng. Xis. Sendo que a sua conservação e limpeza ficava a cargo da "ti" Estrudes, mulher do Sr. Anselmo.... Quanto aos acessos e outras minudências, nem se deram ao trabalho de acertar, já que as relações entre ambos eram seguríssimas, baseadas na grande ternura que o velho Anselmo, que não tinha filhos da sua “Estrudes”, dispensava ao seu menino. E este sentimento era recíproco… O engenheiro tinha pelo Anselmo uma estima e respeito que se deve a um pai que já não tinha.  Concluído que está a definição do quadro de relações entre eles, entremos na “estória”, propriamente dita.
Ora de passagem num belo Fim de semana, para temperar a alma com um pouco das suas raízes, Xis, a deambular pela charneca pasto do gado, dá de caras com o Anselmo agachado, fitando o horizonte e com ar preocupado. Então Anselmo, Abraçam-se e pergunta: algum problema??? Ãh…. Roubaram-me uma vaca…. E eu até sei quem foi!!! Mas aquilo é gente bravia…. Tão manhosa que nem a polícia nem a GNR quer nada com eles…. Diziam: Áh "ti" Anselmo, aquilo só se a gente os visse mesmo estar a roubar…. E mesmo assim!!!! Com cuidado, que aquela gente tem o dedo leve no gatilho da “caçadêra”… São malteses do pior....
Xis volta à carga: Mas Óh Anselmo, tem que haver uma forma de dar a volta a isso…. E se metesses um advogado a tratar do assunto?
E responde de pronto o interpelado com um sorriso “manholas”: E LÁ SE ME IA OUTRA VACA!!!!


                             António Capucha

               Vila Franca de Xira, Maio de 2011

Sem comentários: