Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cuidado com as imitações....

o astro


Já aqui dei conta da minha intenção claramente expressa de escrever apenas contos, e “estórias” fantásticas ou nem por isso, que me dão muito mais gozo que estar aqui a opinar sobre a realidade pesada, que cobre o manto diáfano da fantasia e que é a triste e enfadonha factualidade destes dias. Mas a verdade é que um blogue também vive disso.
Dito isto, e em esforço cá vamos nós….
Começo a achar que isto da boa, e da má economia é uma falácia… Lá fora, como cá dentro de portas quem vocifera contra o despesismos dos Estados, não protesta apenas contra os desvios destes: Os compadrios ,os institutos, os vícios adquiridos…. Não! Protesta contra o facto de os Estados terem funções em áreas que segundo eles, deviam estar entregues a lei suprema da economia de direita: a lei da oferta e da procura…. Serem objecto de negócio!!!!
Por outro lado a esquerda e o progressismo, sustenta que há matérias que devem ser garantidas pelos Estados, como sejam a Saúde, a Educação e a segurança social, a que se podem juntar sectores tidos como estratégicos da economia como a energia e as comunicações, embora estes, apenas por extensão. Longe portanto da “economia planificada” e total nacionalização dos  meios económicos que era a base das economias soviéticas de antanho e que horrorizam uns e outros…..
O Departamento de economia do Comissariado da EU, bem como do BCE, e sem surpresa pelo FMI, (por ordem: União Europeia; Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional). Ficamos a saber que a EU é partidária da Economia de Mercado (versão de direita da economia). E afadigam-se em fazer a vida negra aos Países que legitimamente optam pelo estado social. Obrigando a um tecto do défice tão baixo, (3%) na zona Euro, estão a dizer claramente que Estado Social é má economia.... Com efeito se o Estado chama a si Um programa de saúde pública universal e tendencialmente gratuita, como a nossa, (por exemplo) está sujeito a maiores deslizes, já que mexe com matérias e bens cujo mercado não pode controlar, ficando desse modo exposto às leis do mercado, que fazem a sua parte de complicar a vida aos governos que o perfilham. E vão conjuntamente com os Burocratas de Bruxelas, apertando a tarraxa, até obrigar os governos a ceder.   
Por sua vez, os Estados, nem sempre bem geridos, diga.se, vão-se deixando cair na teia das dívidas soberanas, na presunção que a nacionalidade está acima destas coisas….. E a verdade é que estava…. Mas a pouco e pouco a dívida vai-se transformando em fraqueza e a fraqueza vai-se traduzindo em submissão…. E isto é um negócio da China, a dívida cresce sempre exponencialmente, e a mesma, nunca estará cobrada..... Não existe autoridade que vede a usura destas gentes.... 
Aqui o espírito de partilha das dificuldades que devia ser o de uma união económica e política, sugere que se devam aplicar sistemas de ajuda, sem por em causa as legítimas opções dos Estados.... Mas não! Como se deixa ver os ricos, novos ricos e empregados do sistema, o que fazem é pressionar os governos a abandonar as medidas base do Estado Social. Deixam cair os mais débeis, para proteger os indíces dos seus crescimentos, económico claro. Se isto é uma União de Estados, eu vou ali já venho!!!! 
Tem a meu ver razão, Mário Soares, quando diz que nada disto teria acontecido com lideres capazes e determinados na Europa… Mas onde é que eles andam? O presidente da comissão Europeia: Durão Barroso é como se sabe de uma firmeza ideológica que disputa a consistência à nãnha. E os Chefes de Estados membros e os Primeiro Ministros são cada vez mais eleitos segundo metodologias que cada vez mais, têm menos a ver com as capacidades políticas ou de gestão…. E cada vez mais a ver com markting político, pago pelos senhores da alta finança internacional, não passam portanto de "empregados" do sistema financeiro internacional….
Posso com alguma segurança dizer que afinal não há uma economia boa e uma má…. O que há, é o que sempre houve: Uma direita política, sedenta de lucro e uma esquerda, obstinada em travar essa exploração ignomíniosa…
Só assim é possível que a finança esteja a tomar o lugar dos políticos…. É hoje frequente a imprensa escolher presidentes de Bancos para botar opinião sobre objectivos políticos, ao jeito de dar a voz a quem sabe destas coisas….. 
Face a isto que fazer? Abandonar-mo-nos à forte maré de Direita????? 
Ora, digo eu… A solução está nas nossas mãos! Os presidentes dos bancos, não podemos escolher, mas os políticos sim. Basta escolhê-los bem…. E eles andam aí é só abrir a pestana, pessoal….. Não vejam apenas à superficie…. Aliás….. Desconfiem mesmo, de quem apresenta uma pelagem certinha, penteada luzidia…..  Tipo: Personagem de telenovela…… Desconfiem, minha gente…. É cada vez mais dramático que nos enganemos…. Espalhem a noticia!!!!!


                         António Capucha

           Vila Franca de Xira, Maio de 2011
  

Sem comentários: