Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Terrorismos

Osama Bin Ladem

Somos em boa medida, aquilo que as vivências e ambientes, sociais e outros, cultivados ou espontâneos, fazem de nós.
Quando eu estava na idade de absorver toda essa informação e formar opiniões e tendências que haviam de se manter para o resto da vida, eram então os anos sessenta, do século passado e nesse tempo: “Terrorista”, era para o regímen de então neste País, de “Deus, Pátria e autoridade”, tudo o que mexia ou fazia mexer as coisas, para além dos Oligarcas Reinantes. De modos que, quem se lhes opunha consequentemente, em acções ditas de terrorismo, quer elas tivessem a ver com libertação dos povos, ou qualquer outra forma justificada, pela História, ou pela justiça da sua luta, tinham esse anátema. Pelo contrário estes “terrorismos” tinham o respeito da história e do Direito internacional.
Eram tidos como legítimos, sobretudo a nível internacional, por exemplo: Os movimentos baptizados de terroristas das Colónias Portuguesas. O exercito Irlandês pela independência do Ulster, (o IRA). A ETA que lutava e luta pela independência do país Basco…. E outras…. Como a FRETILIM, que apadrinhámos, e bem, quando passamos a ter como potência ocupante de Timor, a Indonésia, mas que enquanto lutou contra o ocupante Portugal foi considerado pela ONU e por nós, movimento terrorista…. Aliás esta dicotomia era geral, os países colonizadores, ou simplesmente ocupantes, ou mais simplesmente ainda, com interesses territorial e/ou económicos, acoitados nas suas organizações internacionais, chamavam-lhes terroristas, e estes, o mais das vezes cheios de razão, diziam de si mesmos serem movimentos de libertação…..
O que é que eu quero dizer com isto? Quero dizer, que no essencial nada mudou, a não ser o facto de estarmos num Mundo globalizado e com um polícia único.  E um sentido único, igualmente na ideologia oficial, que se quer igualmente única, para todos os povos e regiões passando por cima da influência que as diferentes religiões trazem às suas áreas de implantação….. Ora isso não cola!!! E é, como se tem visto, geradora de conflitos, um pouco por todo o lado e nem sempre facilmente controláveis.
Numa tentativa de controlar este enorme potencial de conflito, a ideologia oficial resolve intensificar a diabolização dos movimentos de libertação, ou terroristas, como se quiser, estabelecendo assim como que uma enorme cruzada dos dias de hoje, contra a diferença, e pela integração na ordem global.
Como aliás nunca deixou de ser. Só que, e como já disse, tempos houve em que era possível expressar opinião contrária, ou nem tanto, porque luta armada é luta armada: Há mortes, há atentados e também desvios. É ténue a fronteira entre a luta armada pelas legítimas razões, e o vulgar crime de roubo ou assassinato….. Isto nunca foi fácil ou aceite sem reservas…. Como não o é agora, mas agora dá-se o contrário: De um modo geral os média acéfalamente aceitam sem contraditório este absurdo de meter tudo dentro do mesmo saco, ou porque são novos e nunca respiraram outros ares…. Ou porque são incultos, ou pouco curiosos da nossa História colectiva. (ainda há bem pouco tempo caí do espanto abaixo porque encontrei apenas uma referência na wikipédia a Vassilos Vassilicos e ao seu livro “Z a orgia do poder”) Ajudará no entanto se tivermos em linha de conta que a esmagadora maioria dos legitíssimos países hoje existentes, teve na sua génese, mais remota ou mais recente, uma acção de duvidosa justeza…. E a História não pára aqui….. Muitos mais crimes e roubos vão continuar a enformar a comunidade internacional. Mas a civilização e os seus valores essenciais, cria normas e tribunais para suster os excessos. Mas por exemplo o tribunal de Haia, para julgar crimes de guerra contra a humanidade, trás já agarrado ao rabo o vírus que o desvirtua. Este Tribunal não pode imputar crimes de guerra aos militares Norte Americanos em missão de “libertação”…. Isto é válido para a guerra dos Balcãs, da Bósnia do Iraque e qualquer outra guerra que os Estados Unidos façam ou venham a fazer….Batota …..… Não será assim???…..  Como se vê descaradamente também os senhores juízes alinham nesta perversão, e com toda a lata do Mundo até já condenaram uns quantos interpretes de atrocidades, por acaso bons rapazes sim senhor!!!
Escrevo estas linhas no dia em que foi divulgada a morte de Osama Bin Laden…. Que não lutava pela independência de coisa nenhuma, que eu saiba, ele e quem executa as acções, saberão porquê, se é que sabem…. O que se sabe é que as suas acções são extremamente violentas e sangrentas e estas sim de terrorismo, porque se exercem sobre a população civil… Por muito justas que as razões fossem, perderiam toda a credibilidade dada a desnecessária violência vingativa dos atentados.  O outro lado desta moeda é por exemplo o estado de Israel, que considera terrorismo uma acção contra militares por parte das organizações palestinianas.
Eu rapaz dos anos sessenta, que não acho que o “terrorismo”, como eles dizem, um crime comum. Acho e declaro que o mundo fica melhor, mais seguro e o céu mais azul sem esta personagem misteriosa…. E para ficar melhor só custou a sua vida que aliás nos era devida…..

                       António Capucha
                
         Vila Franca de Xira, Maio de 2011

Sem comentários: