Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fonte do Sant'Antoninho...


Joaninha

À entrada do jardim da D. Lénia, onde tenho a minha casa de Peniche, há um fontanário com um painel de azulejos de S. António com o menino ao colo, alumiado por uma lanterna de cobre pintada de preto e electrificada. A lanterna estava algo degradada e eu resolvi recuperá-la. Munido de alguma paciência, jeito e cuidado, limpei-a da tinta velha, apliquei-lhe anti oxidante, mais uns quantos arranjos e electrificação nova e pintadinha de novo, ficou linda. A D: Lénia pessoa de sentimentos seguros e possantes, quando eu estive em coma e durante as diversas operações a que me sujeitaram, acendeu a lanterna por mor da minha saúde..... E garanto que não serei eu, a tirar-lhe da cabeça, que a intervenção do Santo mais do Menino, é que ditou o desfecho positivo das mesmas.... Dava uma "estória" e meia esse particular. Quando estamos algum tempo sem ir a Peniche, como agora, por causa do frio e do vento, a D. Anita; minha mulher, e a D. Lénia telefonam-se... Falam da evolução da minha saúde, e acrescenta a Srª. D. Lénia, que se eu for para lá, não me deixa andar ao frio e a apanhar como vento, como ela sabia que eu dantes fazia. não senhor, corria logo comigo para casa..... E serrava-me a cabeça se eu bebesse muito café.... Que o Sant'Antoninho, faz milagres, mas depois é connosco, temos que ser nós a tomar cuidado. O Sr. tonica não pode andar p'raí à fresca.... É uma querida senhora.... Mais a nossa vizinha a Srª. D. Graça e o seu marido o Seixas..... Estamos rodeados de queridos amigos excepção feita ao Sr. Armando, um velhadas com ar pingão, que velhacamente finge ter medo da Joaninha, a nossa pequena cadela, épagneul Tibetana ....  Uma fera!....  

                                                        António Capucha

                                   Vila Franca de Xira, 22 e Novembro de 2013

1 comentário:

Anónimo disse...

E com razão... Que essa fera só não me morde porque não lhe dou oportunidade! Fera, mesmo!!