Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Golden-share


Golden-share


O “Tribunal” de não sei quê da União Europeia, acaba de tornar público que a utilização da golden-share na PT por parte do governo português, É ILEGAL.
Não me passa pela cabeça acudir pelo Governo, porque é culpado de ter tido sempre uma atitude de subserviência em relação à Europa. Sempre pronto a mostrar-se menino bem comportado e cumpridor…. Não…. Não é isso que mais me preocupa. O que de facto é preocupante é que a UE, continue apostada, não em reformar o sistema, mas em manter obstinadamente as leis do mercado (falido, em queda,descredibilizado!!!!) como prevalecentes aos interesses estratégicos, quer da União quer dos Países individualmente considerados.
O que muita gente faz por esquecer, é que a actual UE, resulta de uma série de acordos sucessivamente negociados que remontam ao “antiquérrimo” acordo entre Estados acerca do controle da produção e comércio, do carvão e do aço, então a base das economias mais evoluídas. Antes do acordo esse mercado, assentava, já então, na lei da oferta e da procura… (a lei da selva, do mais forte) e terá custado aos povos europeus, duas guerras mundiais e milhões e milhões de mortos mais a destruição catastrófica das suas estruturas económicas, sociais, patrimoniais, políticas e até territoriais. O Acordo então conseguido e mantido até aos dias de hoje, embora dito económico, é eminentemente político já que a ideia base era criar uma forma de evitar a todo o custo uma terceira guerra mundial, de contornos previsivelmente apocalípticos. É portanto uma negociação entre Estados soberanos, logo é um acordo POLÍTICO e não só económico…. Muito menos financeiro….
Há, e em conclusão deste raciocínio, implícita na ideia da Europa Unida, que há aspectos quer económicos, quer sociais, quer políticos que são considerados estratégicos. Não podendo portanto estar expostos ao arbítrio da lei da selva.
Espantoso é que no seu seio haja quem defenda o contrário.
Ora estes senhores/rapazes que gerem a UE como se fosse uma enorme Empresa refém das variáveis financeiras internacionais. Se calhar estão a fazer aquilo que sabem…. E só aquilo que sabem….. Ou o que os mandam fazer….
Os governos dos Estados, é que deviam ter mão nisto. Ou caso não o façam estão a deixar-se confundir com estes estranhíssimos interesses, Digo eu!!!!
Há que lembrar a estes “tristes tigres da Buraca” ou “chernes da ribeira de S. Sofia” (tanto faz), que a sua função é zelar pelo equilíbrio e qualidade democrática da UE, e não armar-se em CMVM global.
O Dr. Mário Soares tem efectivamente razão… Faltam valores, reais valores, e cultura europeísta, aos actuais dirigentes da união.
Em resumo, Já não bastava estarmos a ser governados por rapazes. Ainda tinham que ser: Os maus rapazes...
António Capucha
Vila Franca de Xira Julho de 2010



Sem comentários: