Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 21 de junho de 2011

Abemus Papam

Também são doze como estes. Um deles, é o outro disfarçado...
Habemus Papam…. É o Grito de felicidade que ecoa pelas esquinas nesta Pátria bendita aquecida pelo Sol e abençoada por Deus.
O Conclave Nacional reuniu as forças restantes, já poucas, e produziu mais um Papa. Este ainda não escolheu o nome pelo qual quer ficar conhecido, nem o “povão” teve tempo de lhe arranjar uma alcunha a preceito… É uma questão de tempo, é a certeza quase absoluta que tenho…. Que motivos, também estou certo disso, não faltarão…
As entradas são de leão…. Este Papa quer partir a loiça toda…. As declarações de intenção são tão boas como as melhores. Uma sondagem particularmente realizada junto das mulheres em ciclo fechado, deu como resultado que não fica muito clara a distinção entre este Papa e o 007, com ou sem ordem para matar. À cautela a confraria das Carmelitas com ténis Adidas, já anda a encaminhar preces várias como prevenção dos futuros incontáveis pecados em pensamento, um pouco mais em palavras e poucos mas bons em obras…. Não públicas que isso não ia ficar bem às irmãzinhas…. Tadinhas tão virgenzinhas…. O Prior mais velho levantava-se da cadeira para assinar o acto de conferir posse, e o seu andar de bimbas apertadinhas (andar novo), denunciava que não queria deixar cair nem uma palhinha que trazia no dito…. Isso e a boca em cu-de-galinha, que se afadiga em conservar no lugar do impróprio sorriso, por mor de não estragar a sacrosanta independência a que o seu cargo obriga…. Não sem que, através das muitas piscadelas d’olho, o brilhozinho nos olhos se insinuasse triunfante… Embora não sendo seu filho dilecto e até tivesse tido um passado um tanto vadio, era a sua Alma, o seu ADN a triunfar….  
Tanta pompa e circunstância a requerer a impossível crónica do Carlos Castro que por motivos óbvios está remetido ao silêncio…. Pobre reino sem cronista… O evento foi no entanto apadrinhado pelo FMI (família muita importante) e será publicada no periódico de Brejenjas de Baixo: “O Clarim Roto”…. A população de Brejenjas de Cima, rival da outra, já fez saber que por via disso vai votar no Rei de Espanha, qu’é por causa das coisas. E mais, a retaliação não se ficará por aqui…. Declarar-se-ão fieis da Igreja Anglicana para o que já organizaram uma excursão até junto do Arcebispo de Cantuária, que desvanecido, aceitou comer com estes portugas, uns pastelinhos de bacalhau e uns tintois de catorze graus. Não se sabe como reagirá o Arcebispo à graduação do vinhaço, Da ultima vez que houve um chá dançante destes, o senhor padre supremo deu um beijo na pata do cavalo da rainha Isabel e aplicou uma palmada na nádega esquerda da senhora. Bom…. Foi cá uma bronca!!!


                  António Capucha


   Vila Franca de Xira, Junho de 2011 

Sem comentários: