Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Laje dos Pargos e Nau dos Corvos

Corvo Marinho

Chama-se: Laje dos Pargos… Embora pelo que me é dado saber, não seja exactamente nem uma coisa, nem outra. E atenção que não falo por ter ouvido falar ou de cor. Estive dezenas de vezes na Laje dita dos Pargos, e constatei que se trata isso sim de várias lajes, cada uma a seu plano, desniveladas portanto, não tão planas quando o são as lajes. E quanto a pargos, então é mesmo só conversa…
Ultrapassadas estas contradições, que aliás não desvirtuam a natureza quer geológica quer paisagística do lugar, que é de uma grandeza bela e bruta, como tudo no Cabo Carvoeiro em Peniche.
Para lá se chegar, há que descer por umas escadas acimentadas com degraus que tiveram que se sujeitar às vicissitudes da configuração das rochas e pelas “veredas” possíveis. Exigem portanto algum cuidado a descer. Sendo que para subir já é o pulmão que comanda o ritmo. Não oferecendo perigo de maior, exige no entanto que se leve calçado apropriado e roupa folgada. Parece que me estou a ver com as botas da tropa umas calças fato de treino por dentro delas e camisolas até mais não para resistir umas horas à aragem marítima com a caixa da pesca e as canas às costas, por ali abaixo. Não sem que antes tenha ficado cá em cima mesmo à entrada do restaurante no Cabo Carvoeiro, o: “Nau dos Corvos”, se não haveria o perigo de uma onda varrer a zona. Coisa que sobretudo no Outono/Inverno, era frequente…
É difícil de crer, mas vezes houve em que para entrar no restaurante implicava uma molha de mar, tal era a dimensão das ondas.
Estas “estórias” de Cabos e Farois Têm que se lhe diga…. E se eu lhes dissesse que de uma vez vi um enorme navio com o nariz assente numa das ditas lajes, de onde só saiu com a maré seguinte. Foi um espectáculo de várias horas. Como terá encalhado? Mistério… O timoneiro devia vir a dormir e o GPS avariado ou desligado.
E no outro lado do vértice do Cabo onde fica o rochedo isolado de seu nome “Nau dos Corvos”, Nau, porque a sua forma esculpida pelo vento e a maresia mais a chuva, faz lembrar uma Nau de velas enfonadas, e dos Corvos, porque é pouso normal de imensos corvos marinhos. Um bicharoco algures entre os patos e os pinguins, de penas negras e densas, oleosas, para poderem mergulhar para se alimentarem. Pescam praticamente todo o peixe que lhes passe pela goela. Estes pássaros do tamanho de um pato bravo, voam rente às ondas e quando pousam é para mergulhar saindo mais à frente. E prosseguindo estes preparos até ao seu poiso habitual onde abrem as asas para secar e aquecer ao Sol que houver.
Esta “Nau dos Corvos tem uma espécie de pedestal onde assenta a sua imponência, neste Cabo, tudo é imponente… De uma outra vez uma embarcação de carga cheia de varetas de aço, desse da construção civil, também encalhou desta vez do lado oposto, entre o cabo e a “Nau dos Corvos”. Esse só saiu depois de umas manobras complexas dada a proximidade do promontório rochoso e a pouca profundidade do Mar. Bom, mas com algum trabalho lá descarregaram para barcaças o ferro suficiente para o barco escapar numa bela Preia-Mar….
Peripécias destas, sempre há que contar…. Agora, voltando à vaca fria, de Pargos nem vê-los… Robalos sim. Por vezes bicharocos de vários quilos. Fanecas, pois sim senhor ao pôr–do-Sol é o que se queira. Julianas, Serrões, Sargos e Safias – Sabem o que são safias? Não, não são as mulheres do safio, aquele peixe que parece uma cobra, é parecido com o Sargo e tão saboroso quanto ele.
Aqui para nós que ninguém nos ouve não troco nenhum destes peixinhos, por qualquer Pargo que seja.  Experimentem …. Vão lá, pesquem um deles e comparem-no com aquilo que lembram ser o Pargo! E digam qualquer coisa.
Manda a meu total apego à verdade que diga que, tal como noutras coisas que já não faço, Também não pesco…. Mando pescar!!!
À esquerda a Nau dos corvos-À direita a Laje dos Pargos-No cimo o miradouro e restaurante

                        António Capucha

          Vila Franca de Xira, Junho de 2011



                                                     

Sem comentários: