Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 13 de junho de 2011

De 10 de Junho a S.º António

Meu Sant’antoninho onde te porei


Um fim de semana à antiga entre o dez de Junho que voltou a ser o dia da “raça” e de Camões. E o dia de S.º António, conhecido miudamente pelo “quebra bilhas” e que é o santo padroeiro do blogue Peroração….
 Na comemorações do dia 10 de junho, o inefável Presidente da República, exceptuando as inevitáveis incursões, pela economia como se de uma Bíblia ou Corão, se tratasse e num estilo assim de quarta classe para adultos, foi a distância possível para a prédica de antanho. Que como não disse mas pensei, voltou ao mito do portuguesito valente, imérito guerreiro iluminado pelos superiores valores da Pátria e a pureza abençoada e inspiradora da prosa dos senhores, Contra-Almirantes de cacilheiros a que só faltou o rosto tisnado e salpicado de TNT dos nossos camaradas de armas que deixaram, ora um braço ora uma perna espalhados, pulverizados pelo capim. Quando não era a chorosa mãe, pai ou esposa, que recebia na lapela “a carica”no lugar de quem lá deixou a pele toda, Alma e tudo….
Mas a criatura que é economista, não é parvo, e reconstituiu essa cena em espírito com a habilidade verbal que se lhe reconhece. Que pena não haver uma guerrazita, assim assanhada… Mas quê…. Há apenas a selecção Nacional A, e é um pau!!! Já não há o soldado milhões…. Só temos o Ronaldo que não marca nada…. E o Queirós que já foi…. E o Grande Sporting Clube de Portugal que este ano é que é…. Também temos o FMI e o BCE mais a CE mas isso já não interessa, porque já votámos…. É passado…. A tal ponto o é, que a Senhora que quer ir para a cadeira presidencial do FMI, que ao que parece anda atrás dos votos dos países africanos, e como nós somos na Europa os mais parecidos e amigos dos pretos, nos bajulou dizendo que a questão portuguesa não existe enquanto tal…. Que isto da crise para eles, (nós), são favas contadas… A enarigada senhora pode ser tudo mas: pragmática, é o seu nome de babtismo… Então, e com menos esse peso às costas, vá de folia que o Sº António está aí. Acendeu-se a luz ao Santinho  e montámos-lhes guarda durante um tempo enquanto ía crescendo em mim a razão de ser do cognome de quebra bilhas. Outros asseveram que as conserta. Bom…. O grande Vilaret cantava um refrão que era assim:
Se conserto um tacho
Protejo um namoro.
Logo o populacho
Vem cantar-me’m coro
Meu rico Santinho eu não sei, não sei.
Meu San’tantoninho onde te porei….
O som do Cavalinho acompanha como um bom vinho de taberna…. Tudo salta ao som da caixa e da tuba mai’lo bombardino pois então. O clarinete e trompete volteiam como faúlhas, cága-lumes das noites de verão o vinho escorre das paredes como no “Pátio das Cantigas”….. A tal tipa do nariz muito alto e afilado, deve estar enganada….. Não vamos nada pagar a ninguém, simplesmente porque não haverá a quem….. A UE impludirá…. E o FMI vai dedicar-se à costura e a perseguir meninos anafados assim tipo querubins de rabos lustrosos, pilas minúsculas e bochechas rosadas… A única safa é saltarem para o colo protector do Santo António (que lindo nome) e comerem a sopa toda que o Paulo Portas anda aí…..
     

                       António (é de facto um lindo nome) Capucha
                             Vila Franca de Xira, Junho de 201


Sem comentários: