Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aguardemos!!!!

cena final do filme "O clube dos Poetas Mortos"

Num filme de que gosto muito, “O Clube dos Poetas Mortos”, há uma cena passada no plenário do colégio. A vermelhusca criatura do Director do Colégio, largava cobras e bichos pela boca fora, para pescar um culpado para o despautério de ter saído no jornaleco da caserna, que aquele escola devia admitir raparigas. Então um aluno mais malandreco põe-se de pé com um telefone na mão e mima o recebimento de uma chamada que termina assim:
- É para si, senhor director. É de Deus! Diz que o colégio deve admitir raparigas.
Ao contrário do vermelhusco, arrogante e bruto Director, também eu experimentei essa sensação de receber uma chamada de Deus. Só que, suponho, não sou arrogante e bruto.
Deus visitou-me e transmitiu-me uma critica à minha escrita, algo que vinda de Deus só pode ser certa. De modo que, desde esse momento, sempre que me sento para alinhavar umas frases, vigio de tal maneira o que faço que nem chego a faze-lo. Para ultrapassar isto só forçando-me disciplinadamente. Sendo que a premissa é que tentarei seguir as receitas e preceitos que me foram transmitidos, nos quais vejo razão e cabimento.
Já que não me foi criticado o estilo ou a qualidade global, sinto um misto de orgulho, vaidade e uma tremenda responsabilidade. Mistura explosiva….
Estou a resistir, muito embora saiba que andarei a pedalar em seco enquanto não mecanizar as novas normas e formas, que reconheço são um estágio acima do percurso que levo de  escriba espontâneo.
Muito provavelmente, de momento, deixarão de ser assim tão espontâneas como habituei os simpáticos seguidores e leitores do Blogue. Mas acredito que será uma questão de tempo até que uma nova forma sirva o estilo de “estoriador”. E não o contrário, ficarem as “estórias” escravas da forma, por muito mais correcta que esta seja….
Aguardemos serenamente.
Atrás de tempos vêm tempos
E outros tempos hão-de vir….
Como canta o Fausto.
E que ninguém o tivesse dito!
É uma verdade irrefutável…

                        António Capucha

          Vila Franca de Xira, Junho de 2011

Sem comentários: