Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 15 de março de 2013

"Alimais".....



O bola de sebo, tem um olhar de estarola, desmiolado de todo. Ontem conseguiu estar ao meu colo sossegado quase uma hora, julgo até que terá adormecido, enquanto eu lhe afagava o pelo e ele nem me deitou o dente nem nada, coisa de estranhar. Tenho esse efeito sobre os cães, sou indubitavelmente o macho alfa para todos eles. Se faço uma festa a um, tenho que fazer o mesmo ao outro senão armam tal "escabeche" que só visto. São tomados de ciúmes, com a Nita sucede outro tanto, não tão evidente mas semelhante.  Como é que animais percebem estas coisas que são tão subtís? Puro instinto. Mas de extremo rigor. Se tivessem a capacidade de discernir, não seriam tão precisos, tão exactos. Levei algum tempo a conseguir este rigor... Não me posso dar ao luxo de me distrair ou assistir impavidamente, ás suas cabriolices. Sou uma espécie de Norte para eles. Não me posso deixar levar por sentimentos, tenho que ter sempre presente o estatuto de macho alfa.... Depois a Nita é a fêmea alfa e o resto é matilha... Sabe-se lá se eles são felizes. Sei é que eles não distinguem isso. Eu sim claro, e somos aliás nós que definimos o que é a felicidade deles... Temos que ter portanto algum cuidado, para não exigirmos coisas que não lhes cabem no seus estreitos horizontes. Algo aquém, ou além disso, só provocará confusão. E resulta em despertar as suas origens selvagens e é assim que se dão os casos de animais a atacarem pessoas. Essa confusão pode resultar de as pessoas se preocuparem apenas com o que os cães representam para si, e não o inverso, que acaba por ser determinante para a felicidade e equilibrio entre todos. Temos, em minha opinião, de nos preocupar com o que representamos para eles, os animais. E tudo correrá bem....

                                     António Capucha

                    Vila Franca de Xira, 15 de Março de 2013

Sem comentários: