Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 11 de março de 2013

"Markting" e Justiça....




Estava a ver com a atenção que a televisão me merece, isto é, muito pouco, um programa sobre as estratégias do "Markting", que são como se sabe a manipulação cerebral. E lembrei a propósito alguns "slogans" que por isto ou por aquilo me ficaram na cabeça. Um deles é de um anúncio a um detergente que passava quando era muito miúdo, e o meu irmão mais novo foi das primeiras coisas que disse, era assim: Juá a lavar, é Sol a corar! Hoje é óbvio que não funcionaria, em termos comerciais pela simples razão de que devem haver muito poucas pessoas que saibam o que é isso de Sol a corar... E talvez menos ainda, a saber o que é isso do Juá..... 
Eu que acho que sou um eterno jogador de efeitos através da palavra, sou capaz de entender o que esses caramelos querem dizer. Os objectivos é que são diversos... Ao passo que eu utiliso a força das palavras para desencadear sentimentos e entendimentos que, espero, venham a tornar as pessoas mais ricas e capazes de descodificar estas amálgamas de valores onde andamos mais ou menos perdidos. Estes tipos do "Marketing", o que querem é manipular-nos e levar-nos a comprar e a assumir valores que não queremos nem precisamos..... Lembro a propósito uma frase do então Director, ou presidente da SIC, que nós, isto é, eles as televisões, eram vendedores, ou faziam ou desfaziam, Presidentes da República e Primeiros Ministros. Se eu fosse Presidente da República ou Primeiro Ministro, enfiava-me pelo chão abaixo de vergonha.... Tal distinção só é legítima se fôr expressão da vontade dos povos, e se tivermos capacidade para o representarmos ou governarmos.... Tal situação, porque resultado de manipulação cerebral é imprópria e indigna..... E devia haver leis que o regulassem..... Porque a Justiça e as suas leis, devem acompanhar os progressos científicos, ou ainda não saímos das cavernas?

                                          António Capucha

                        Vila Franca de Xira, 11 de Março de 2013

Sem comentários: