Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 1 de março de 2013

Aqui no Céu....




Somos racionais é isso que nos distingue das outras criaturas. Mas então e se os nossos mecanismos de raciocínio forem fruto de reacções químicas? Os pensamentos , os sentimentos, tudo fruto de químicas mais ou menos elaboradas? que diríamos da Alma, que dizemos à boca cheia que temos.  Que seria feito das nossas crenças, das nossas reservas, e do amor. Não há nada de metafisico nessas coisas. Que deserto, que ausência de espírito, que crueza, que pobreza.... E a poesia é uma expressão numérica, ou quê? Somos então uns pobres de espírito, aliás sem espírito. Não há também a diferença entre corpo e alma? Que nudez! Quando o corpo morre a alma volatiza-se, e vai por aí a cima! Àh não.... Então morre-se e PIM! Acabou-se... E daqui a pouco estás a dizer-me que há que gozar e aguentar o sofrimento mas nesta vida, porque não há outra. Ou por outra, há, mas apenas na nossa inventiva, no pensamento. No real não existe. O pensamento na verdade é absolutamente livre, quem assim o entender ou, necessitar, pode perfeitamente acreditar. Milhões e milhões de seres, tão pessoas como eu ou o estimado leitor/a, acreditam haver uma coisa a que chamam Céu, onde Deus e os Anjos os recebem como prémio de se terem portado bem. E aí é que a porca torce o rabo. Portar bem para eles significa ser Humilde, obediente, e aceitar e louvar aqueles que representam Deus aqui na terra. Aceitar a doutrina e as regras que eles ditatorialmente editam, e bico calado. O que trás naturalmente limitações tremendas à felicidade e ao prazer e até à justiça, e cá neste mundo, como eles dizem, como se houvesse outro. 
A minha mãe, acreditava piamente, e tudo fazia para ganhar o céu. O que está é a fazer torrões à mais de dez anos. Deserto de sentimentos, nem por isso.... Acredito, e parece certo, que ela vive ainda nos meus genes, que ela me transmitiu e aos seus netos e sua descendência, e na memória que nos deixou. Será o Céu se forem memórias felizes e quentes, ou o inferno, se pelo contrário forem penosas e frias..... A mim que sou uma pessoa do tipo sensorial, isso chega-me para me manter contente. O que me deixa muito espaço e neurónios para as coisas boas da vida. Sou, julgo, um ser solidário e não tenho frustrações insuportáveis, não sou um fenómeno, também há muitos como eu.... Felizmente, diria.... 

                                      António Capucha

                      Vila Franca de Xira,1 de Março de 2013        

Sem comentários: