Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LET THE SUNSHINE IN….

Esplanada da casa de Peniche
Dantes o Sol, era entre outras coisas, uma grande chatice que só se ultrapassava com doses astronómicas de cervejas, sem que fique perfeitamente claro, se era por causa do calor deste, ou se era pelo prazer da bebida.
Hoje, vedado que está o recurso à cevada fermentada e outros refrescos, tornei-me adorador do Sol…. Não por motivos religiosos, ou políticos, isto é: não por ele ser tido como o Astro Rei, e eu numa real dependência dele, seu súbdito, incondicional, nem consumidor da Chicha: a cerveja Inca para quem o Sol era Deus…. Andavam bem mais perto da verdade, que por exemplo os seus invasores e conquistadores, A recém-tida-e-havida Espanha Católica….
Seja lá pelo que for, a verdade é que consumo tanto quanto posso, das delicias do ardor da pele da cara e dos olhos fechados em contemplação interior e do quentinho temperado pela suave aragem que ulula no pinheiro maneta e na alta aroucária á entrada junto à cancela de ferro, pintada a vermelho Ferrari.
Os olhos fechados devem-se a que não consigo suportar  a luz do dia e ajuda a dormitar, que é o excelente complemento ao conforto e prazer que por volta deste mês, todos os anos, a season trás…. São os primeiros fins de semana do ano em que o Sol passa por cima das ramadas do pinheiro e banham durante quase todo o dia a esplanada frente à casa de Peniche….. Tendo todo o jardim nos ouvidos, os olhos efectivamente são só para fechar, que para o resto são um sentido excessivo para estender a ponte entre mim e o que sei de cor e salteado estar ali à volta. Nem o cheiro se distrai da caldeirada que apura na cozinha…. Os primeiros banhos de Sol do ano são uma liturgia que não dispenso….. O restante Inverno dá-me duas horitas diárias de calor quando o frio, o vento e a chuva o permitem….. Mas assim até fartar, só mesmo a partir de meio de Fevereiro…. No Verão, isto é impossível é insuportável, mas agora e nos restantes meses até Junho é puro prazer. Que agora que está descoberto, não dispensamos, eu a minha mulher e os cães…. Tudo a ver quem mais “lagarta”…..
È naturalmente pecado…. E qual é ele? Segundo os entendidos nestas coisas de roubar aos outros os prazeres, é o da preguiça. Pois se o é, que seja…… E eu ralado…..
Será preciso bem mais que isso para perturbar o usufruto deste maná que tal como o sexo são os únicos prazeres ao alcance dos pobres e deserdados da vida….
O resto é conversa fiada…. O chocolate, por exemplo, o seu lóbie diz e assevera ser melhor que sexo, e tal como este há-o de todos os géneros e sabores….
Um e outro, podem ser comprados, só que desse modo um fica legitimamente nosso e o outro ao invés nunca o será…..
Por outro lado se for roubado, invertem-se os dados, o que era legitimamente nosso passa a ser impropriamente nosso e o outro é legitimado….
Para que ambos estejam em consonância só dados por um terceiro….Isto é: Alguém tem que o dar, nem um nem outro se dão a si próprios….
Pelo contrário o Sol dá-se a si mesmo…. Entrega-se a quem o quiser e souber aproveitar sempre que assoma por entre as nuvens, ou de Céu às escancaras….
É isso que o torna o afrodisíaco mais popular….. E é simultaneamente a melhor forma de estabelecer a ponte entre nós e a natureza de que fazemos parte e de que nos temos afastado sem remissão, e orgulhosamente, sem remorsos….
Usemo-lo….. Cantemos irmãos:  
- LET THE SUNSHINE
  LET THE SUNSHINE IN….

                           António Capucha

        Vila Franca de Xira, Fevereiro de 2011

Sem comentários: