Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sábado, 20 de abril de 2013

A data em que quase se fez magia.



Aproxima-se a passo de galope a comemoração da data em que quase se fez magia. A provar que não se fez, está a existência deste governo. 
É tempo de reflectir sobre o quê e onde falhámos. Lembro que uma coisa que foi bem presente, foi a sensação de sermos protagonistas da História que íamos escrevendo. Pela primeira vez na minha vida as pessoas pareciam dar atenção ao que eu dizia ou fazia. Isso é poder, e eu não sabia, e isso vim a pagar mais tarde e com juros. Na altura, ninguém me roubava a bola.... Arrisquei guerras com oficiais superiores na tropa, e ganhei-as.... Na guerra dos argumentos era difícil bater-me.... Mas na guerra de me ser familiar esse poder que me fazia sentir cada vez mais forte, foi fácil vencer-me/nos. Chama-se a isto vulgarmente, falta de experiência. Devíamos ter sido tão duros e firmes com qualquer desvio, quanto foram connosco.... E usar de alguma prudência, e, fazer as opções certas. Assumimos frentismos corajosos mas insustentaveis..... Deixem-me dar um exemplo: Hoje não passa pela cabeça de ninguém, combater a Democracia representativa, sólida e firmemente assente. Ideologicamente, tem as suas falhas e bem grandes contradições, Mas isso sou eu que sei e mais meia dúzia de correlegionários. A grande massa, não nos daria o apoio se defendêssemos isso, porque não entenderia os porquês. E sem eles nada feito, como ensina a História.... Coisas deste tipo esboroaram o nosso prestígio, e permitiram que a direita recuperasse posições então perdidas. Ainda os estou a ver, humildes e submissos, a pedir um lugarzinho nos piquetes de segurança à porta do Quelhas 2 (Emissora Nacional), a estratégia deles era mesclar-se com aqueles que iam à frente na História, e puxar-lhes o tapete quando lhes dessem oportunidades, e elas não faltaram. Hoje pagamos todos por esses nossos erros. Por mim não tenho dúvidas em pedir desculpa. Mas já paguei bem caro por isso.  Até me reformar esse anátema seguíu-me, comia comigo à mesa, e tal como dantes, no tempo do "facho", voltei a ser perseguido....      

                                                António Capucha

                               Vila Franca de Xira, 20 de Abril de 2013

Sem comentários: