Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sonhos e memórias.....




Foi um palhaça e tanto.... Sonhava com os bons tempos em que brincava a entrar e sair dos comboios em andamento com desenvoltura e de consciência despreocupada face à eventualidade de acidente. E caí da cama abaixo!!!.... Uma vez, lembro ao acaso, fiquei com uma perna entre o estribo do comboio e a gare. A sorte quis que me saísse dessa sem mácula. Em alta de auto-confiança nas minhas capacidades físicas e de desenvoltura.... Que inconsciência a minha.... Esbanjava então o que agora me falta.... E tanta falta me faz. Mas deixemo-nos de chorar sobre o leite derramado. o que está feito está feito e é imutável como tudo o que está feito, que não se pode desfazer. Há que planear o futuro em função da realidade actual. E "mai" nada.....
Tronco Hirto e olhar em frente e não para o pé. Avaliar a névoa da franja do espectro da visão, por modo a prevenir o tropeção, mas não ceder na atitude corporal, como ensinou a Catarina, a menina bonita da fisioterapia do Montijo. Foi ela que ensinou, ou fui eu que aprendi, o que vem a dar no mesmo. Se por acaso não foi ela que me ensinou , foi ela que me levou a aprender. Para ser mais preciso..... De qualquer forma considero brilhante o trabalho feito comigo, e nunca o esquecerei... O que escrevi ontem, que espero chegue ao conhecimento de quem de direito, acordou em mim, o sentimento de gratidão para com todo o pessoal profissional das Residências Montepio do Montijo. Desde a recepção ao mais recôndito e insuspeito trabalho, tudo concorre para a nossa recuperação assim saibamos disso tirar partido, aproveitar essa oportunidade. Não há ali mesuras ou gorduras dispensáveis, tudo desde a elaboração das dietas alimentares, até ás terapeutas ocupacionais, passando pela terapia da fala (indispensável para os pacientes havidos com a devastação dos AVC's) mais a Assistência  social e pela organização das medicamentações, feitas no serviço de farmácia, ou das pintarolas , como por graça diziamos....  Tudo, absolutamente tudo, rolava sobre esferas e bem oleado....Estando agora em casa , junto dos meus, a atravessar o deserto entre mim e a Prótese, não posso evitar lembrar-me com alguma saudade, dos tempos do Montijo. Bem sei que muito do mérito me cabe a mim , que nunca olhei de través a minha nova situação, que sempre encarei de cabeça bem erguida. E lá está.... Ou foi lá que me ensinaram, ou fui eu que aprandi, ou enfim foi lá que me ensinaram a aprender.... Obrigado a todos.....

                                                   António Capucha

                                 Vila Franca de Xira, 20 de Junho de 2013

Sem comentários: