Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 22 de setembro de 2013

Mercado de Peniche.




Não consigo entrar no mercado de Peniche e, não morrer de espanto por não ver peixe em lado nenhum. Claro eu estou impedido por razões óbvias de subir as escadas. 
Sou quase um penicheiro e ainda conheci a então vila de Peniche onde cheirava a peixe em todos os cantos, essa merecida fama de ser uma terra de pesca e pescadores e do melhor peixe que se pesca na nossa costa. presumo eu que mais de metade dos "camones" que nos visitam, vêm informados disso e, os mais bem informados nessa matéria, vão ao mercado municipal, porque é dos locais mais típicos e o local certa para absorver duma golfada, a cultura de uma terra. Ora Peniche igual a peixe, só que quem entra no mercado municipal, peixe não vê. E só os que saibam, sobem a desconfortável escadaria até aos lugares de peixe, escondidos no primeiro andar. 
Parece-me óbvio e evidente que se deve, tão breve quanto possível, organizar os espaços de forma a que as poucas peixeiras activas sejam alojadas no piso térreo. Há espaço e não deve vir a ser incomportável do ponto de vista financeiro, se o compararmos com os beneficios que traria. 
Só o facto de trazer a tona o verdadeiro ex-libiris da cidade.... Que sim senhora, tem potencialidades turisticas. Mas turismo não é só praia e surf.... O turista tipo de Peniche procura outro género de coisas... Para além de peixe fresco e bom, procura boas caldeiradas e belissimas sardinhadas. E se os privados de restauração e industria hoteleira em geral, têm que responder a esse particular desejo do turista, as entidades de gestão pública, devem também fazer a sua parte. 
Estúpidamente, e sabemos quem!... Destruiu sem sentido nem projecto, a maior parte da frota pesqueira, a de costa e da viagem.... Há portanto que potenciar toda e qualquer virtualidade da cidade. E esta monumental gafe do mercado municipal, urge ser desfeita e potenciada.... Melhor, emendada....  
Se por acaso alguém responsável, ler estas linhas, por favor faça-a circular o mais possível. Sr. Presidente da Câmara de Peniche, há que criar uma vaga de fundo e cavalgar esta onda..... 

                                                     António Capucha

                                         Peniche,20 de Setembro de 2013

Sem comentários: