Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O clima....




Vi uns pândegos na TV a falar sobre as consequências do aquecimento global, no território continental. Não sei o quê uma subida média de dois graus centígrados na temperatura.... Não sei, não discuto! É uma previsão arriscada.... A subida dos Oceanos é capaz de não vir a ser tão dramática quanto eles prevêem. Os Oceanos estão sujeitos às mesmas leis da física, mas não são propriamente a banheira lá de casa. 
O que dá para ver é que está em andamento, é uma espécie de Tropicalização do clima. O que se traduz pela queda de duas das estações anuais, pelo menos tão vincadas quanto isso. A Primavera já foi de altas temperaturas , mais próprias do Estio, e com o Outono está a acontecer o mesmo. Vejam onde é que já vamos, e o calor que faz.Vai ficar uma estação seca e uma mais fria e húmida.... Uma espécie de Monção. Com enxurradas medonhas. E ventanias tremendas... Claro que toda a sociedade terá que se adaptar a essa nova realidade.... Até já temos Tornados devastadores e não os pequenos vórtices típicos das regiões quentes e secas do interior. 
Pois é, vêm tarde, a questão já está aí, e deviam estar-se a fazer esclarecimentos intensivos da população e não a por em bicos dos pés os seus lóbies e, a amedrontar os incautos com cenários apocalípticos. Temos a mania da autoridade, mas esta não pode ser conferida a espanta pardais. Há efectivamente muita coisa para resolver, em muitos casos vai ser necessário substituir velhos hábitos, como é o caso da agricultura. Infelizmente temos nessa, como em todas as outras áreas, uma Ministra incompetente, engraxadora e petulante. Justamente precisamos do contrário... Competência e Honestidade.... E o que temos sobretudo, é desfaçatez, ignorância, Indecência, despotismo e sentido ditatorial.... 

                                                     António Capucha

                                 Vila Franca de Xira, 8 de Outubro de 2013 

Sem comentários: