EM DIRECÇÃO AOS CÉUS:
ESTREIA ABSOLUTA EM PORTUGAL
Horváth, conhecido no nosso País através de peças
como Casimiro e Carolina,
Noite italiana, ou
Lendas do bosque de Viena, é tido como um dos autores que descreveu
com maior acuidade as condições que levaram à ascensão do nacional-socialismo na
Alemanha: o ponto de vista dos seus textos é o do pequeno-burguês da Europa
Central, apanhado entre o desemprego crescente (em 1932 havia seis milhões de
desempregados na Alemanha) e uma das mais devastadoras crises económicas da
nossa História, que se seguiu ao crash
da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929.
Em
direcção aos céus, escrita em 1934, já depois de Horváth ter se ter
exilado da Alemanha nazi, é apresentada pelo próprio Autor como “uma
história de encantar em duas partes”. Numa época na qual os principais
teatros alemães e austríacos se recusavam a montar os seus textos, Horváth
refugia-se num “conto feérico” (no qual não deixam de intervir o Diabo e o próprio
S. Pedro) para, através da renovação das formas teatrais populares, “dizer
certas coisas que de outra forma não poderiam ser ditas”. “Coisas”
essas como a ridicularização do belicismo crescente, ou a incapacidade dos
sociais-democratas alemães para defenderem a democracia, ou a impostura risível
da simbologia nazi.
NOTA BIOGRÁFICA
Ödön von
Horváth (1901-1938), um dos maiores dramaturgos de língua alemã da
primeira metade do século XX, nasceu em Fiume (actual Rijeka, na Croácia), que
na altura fazia parte do Império Austro-Húngaro. Passou toda a sua infância e
juventude em itinerância, em virtude do cargo de seu pai, adido do consulado
imperial.
Frequentou escolas em Budapeste, Munique e Viena,
sem nunca ter obtido bons resultados, inscrevendo-se, em 1919, na universidade
de Munique, onde segue aulas de psicologia, literatura, estética, sociologia e
metafísica. Entre 1923 e 1938, ano da sua morte, escreverá cerca de vinte peças
– comédias, comédias populares, farsas e contos de fadas –, três romances,
alguns contos e prosas breves, e um sem-número de textos por concluir. Em 1931 a
sua peça Lendas do bosque de Viena é
distinguida com o prémio Kleist, o mais importante da república de Weimar.
O seu desejo de
“descrever
o mundo tal como
ele, infelizmente!, é” cedo lhe
trouxe a hostilidade dos nacional-socialistas que ascendiam ao poder na Alemanha.
Em 1936 é forçado a abandonar definitivamente território alemão. Morre no exílio,
a 1 de Junho de 1938, em Paris, atingido por um ramo de uma árvore, na sequência
de uma violenta tempestade nos Campos Elísios.
SINOPSE
Luísa (Ana
Cris) sonha ser cantora de ópera. Passa os dias no teatro, na companhia de
um porteiro (Paulo Guerreiro) que não
a deixa entrar; com o pensamento no director (Marques D’Arede), que se recusa a conceder-lhe uma audição; com
saudades da mãe (Teresa Gafeira), que,
no Paraíso, reza pelo seu sucesso. Sozinha, sem pai nem mãe, Luísa conta apenas
com o desprezo e a chacota dos demais. Até que, inesperadamente, o director do
teatro morre: a sua alma é reclamada pelo Diabo (Luís
Vicente), com quem, há 20 anos, tinha feito um pacto. Uma vez no Inferno,
agradam-lhe as torturas a que é sujeito. Já o tratamento especial e meigo que
lhe é prometido para pôr termo à sua felicidade –inadmissível num Inferno digno
desse nome – angustia-o… Desta forma, tenta acordar com o Diabo um prolongamento
da sua vida na Terra, prometendo trazer-lhe uma alma para toda a eternidade: a
de Luísa. O Diabo fica convencido, o director ressuscita e Luísa deixa-se
seduzir por uma vida de triunfos, do tamanho da sua ambição. O contrato com o
Demónio é assinado e tem início uma fulgurante carreira de soprano. Os sucessos
da jovem cantora alegram todos, em todo o lado… À excepção do seu coração, que
permanece frio. Luísa entedia-se com os admiradores, as flores que não param de
chegar… Deseja anular o contrato. E o Diabo vê-se forçado a permiti-lo: uma
passagem imprecisa torna o documento inválido. E Luísa pode então encontrar o
verdadeiro dono da sua alma: Lauterbach (Duarte
Guimarães), assistente de encenação numa vida anterior, agora empregado de
mesa.
Ao Diabo resta-lhe realizar mais um sem número de
boas acções para, com sorte, poder entrar nos domínios de S. Pedro (André
Gomes) e continuar a amena cavaqueira que já mantêm por telefone…
PROMOÇÃO JANTAR+ESPECTÁCULO: 14€
TMJB | SALA PRINCIPAL | M/12
TMJB | SALA PRINCIPAL | M/12
2 a 30 de NOVEMBRO |
QUA a SÁB 21H30, DOM 16H00|
DURAÇÃO: 2H00, com intervalo
PREÇO: 6€ a 13€
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