Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Discorrer II, ou carta aberta de Passos Coelho à Moody's

Já viram que pinta tem O Tetra–neto da micas

Continuando a discorrer, diria que tive acesso a uma carta de Pedro Passos Coelho para a Moody’s…  Entremos sem mais rodeios:
- Dear felow’s
Agora é que vocês me deixaram sem pinga de sangue… Lá pôr o povo a pão e laranjas ainda vá …. Leva-se bem…
Receber de vocês um golpe tão baixo, confesso que não esperava… Caramba…. Sou algum comunista ou quê? Atenção nós, eu, sou da cor. E fiz acto de fé nos mercados e seus mecanismos. E ainda somos família veja bem… A sua Tetra-avó era a “micas” que era sobrinha-neta por afinidade, de uma tia minha e rezam as crónicas lá da rua que tendo emprenhado do Zé Sabujo, fruto do devaneio de uma noite de trovoada, circunstãncia indispensável para que alguém, mesmo o bêbado de Zé Sabujo, chegasse a vias de facto com a micas, que era feia como noite escura.  Adiante....
A mãe dela, correu-a a toque de caixa com dez Reis no bolso e uma côdea de pão escuro. Foi a minha Tetra-avó que era sua amiga, andavam juntas na costura, que a meteu num cargueiro que largava para a América. Como os dez Reis não chegavam para a passagem deu uma “geraldina” à tripulação e não fora já estar grávida tê-lo-ia ficado por certo. A verdade é que um mocetão meio vesgo, meio cego e por isso indiferente a sua fealdade ter-se-á apaixonado loucamente por ela e a viagem a partir daí até não foi má de todo.
O Capitão casou-os e mal chegados à alfândega de Nova Yorque, após  a desinfestação da ordem, lançaram-se ardorosamente na perseguição do “Sonho Americano”. Ele vesgo, praticamente cego e completamente obtuso em contas, nunca percebeu que o menino não era dele. Contava pelos dedos mas como tinha perdido um, numa descarga dum navio, que era o seu trabalho, as contas davam sempre o que que se quisesse - tendência que se veio a tornar uma característica familiar....  Ela, que era feia , mas não era parva, foi lavar escadas para o Padre que a cobria de Graças..... A boa verdade, meus caros amigos da Moody’s, é que é por estas e por outras que eu acredito no Capitalismo “com activo repúdio” pelo Xuxalismo, bem como os mais leves desvios do rigor Liberal…. Por todas estas razões onde não destoa o sermos familiares, Julgo não ser merecedor das vossas ciganices…. Aprendi com o filme o padrinho, que à família não se faz mal algum….
Atenciosamente
Peter Footsteps Rabbit   

1ª Ministro da República Portuguesa.


              António Capucha

Vila Franca de Xira, Julho de 2011

Sem comentários: