Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Discorrer

D. Quixote de la Mancha

Pois é, passo boa parte do meu tempo livre a tentar decifrar esta relação causa efeito. Sim, causa efeito. Se por um lado ninguém me conhece e por isso não sou lido como gostaria - quem não gostaria?. Por outro, também é verdade que não sou assim tão conhecido, tenho amigos e tal, mas não sou conhecido, porque poucos perdem tempo a ler o que eu digo e escrevo. O que é que nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Neste caso só tenho uma saída deste ciclo vicioso. Há aliás uma constante: Ser mais lido. E isso passa por continuar a escrever e melhorar a escrita em todos os sentidos. Isto porque qualquer outro caminho entrega-me nas mãos de mecanismos que não controlo. Se quero depender apenas de mim, tenho que aplicar as receitas que apenas a mim me impliquem e de mim dependam.
Há ainda outro aspecto a considerar. É estar-me nas tintas para isso tudo e prosseguir na senda iconoclasta de tratar mal tudo o que me faz “brotoeija”. Não respeitar os sacrossantos conceitos instituídos e fazer disso a notoriedade indispensável, não nos iludamos, que quem se mete a Blogar ainda por cima perorando, busca a notoriedade, a evidência.,. Se dissesse o contrário estaria a mentir-vos e a mentir-me. Quanto a isso venha o mais pintado e diga que nem um músculo da face se moveu a sorriso, quando ouviu outros a dizerem: É pá… Tu escreves bem…. Gosto de te ler. Mas depois pergunto: Então leste aquele conto da…..
Não!
Percorro a lista dos meus preferidos interrogando-os. A resposta é a mesma…
E chego facilmente à conclusão de que tenho para ali tralha que nunca mais acaba e a quem dedico carinhos de coleccionador. Leio e releio alguns que classifico já como clássicos e gosto… Sinto muito prazer em faze-lo. Emendo gralha aqui, gralha ali, pode sempre melhorar-se.
Enfim…. É neste momento a coisa talvez mais importante da minha vida. Não admira que ocupe a minha capacidade de discorrer sem tema…. Estarei a ficar como o D. Quixote de la Mancha? Tenho que descobrir quem é a Dulcineia…. Ela há-de andar por aí…. Terá aqui lugar fazer um “Casting”?

                                  António Capucha

                    Vila Franca de Xira, Julho de 2011

Sem comentários: