Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Península de Peniche

Península de Peniche


As manhãs duras ventosas, frias, sem Sol, como esta foi, são frequentes em Peniche. Mas a causa disto é a mesma que leva a que, por exemplo, o "bronsaline" que se leva de cá, seja inimitável... Um cobreado forte que dura até ao Inverno. E não uma ligeira "pátine" que os métodos artificiais e os sois mais educados, conferem às pacientes adoradoras.... Mas que só dão para as primeiras reuniões sociais após o que em regra: Desbotam!
Não é por essa razão que procuro Peniche durante todo o ano. Mas é pelo conjunto de razões que dependem da mesma causa que venho mantendo em suspenso. E ela é: Que toda a península de Peniche está mar adentro vários quilómetros. Para o constatar basta traçar uma linha de costa e verificá-lo. Nada mais fácil....
Peniche aliás, já foi tecnicamente uma ilha, não de águas profundas como a Berlenga, nesse aspecto era apenas no lado Noroeste, onde pontifica o promontório do Cabo Carvoeiro. E no lado onde agora se liga à terra era zona lagunar, mar baixo mas navegável, como prova o facto de haver na idade média um cais , que era o mais importante, em Atouguia da Baleia. Eu próprio rapaz não tão antigo assim lembro ainda o Baleal isolado de terra na Preia-mar. E mesmo na Baixa mar passava-se de burro que a corrente às vezes era brava.
Temos portanto que para a mãe natureza, este assoreamento feito de então para cá, pouco significado terá 
Basta que se tente imaginar e correlacionar o grande Oceano Atlântico, com este pedacito de terra, para perceber a que clima ficará sujeito: Marítimo pois então. E essa é a razão maior, a força que desencadeia todas as outras. Estar em Peniche é gozar do privilégio de estar de Sandálias a caminhar no mar, como se de Cristos nos tratássemos. E isso para o meu feitio muito religioso, faz toda a diferença.


                        António Capucha

                    Peniche, Julho de 2011

Sem comentários: