Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Masturbações….



Uma velha ideia anda há uns tempos a bailar-me na tola. A ideia é mais velha que o baile. A ideia tem anos e o baile tem pouco mais de um ano que é o tempo que levo de escriba de blogue.
Embora saiba que a sua concretização me vai dar gozo sobretudo a mim, porque é demasiado frágil a ligação dos estimados leitores ao blogue. As pessoas que fazem o favor de me ler, fazem-no na presunção de que o seu interesse não fique frustrado. E o projecto de que vos falo é quase uma “masturbação” literária. Se não vejam: Começar a escrever sem tema nem destino, naturalmente interromper, porque textos grandes são inimigos do Blogue, para no dia seguinte retomar o não tema e assim sucessivamente até cansar. É capaz de dar um “bsigróglio” de respeito.
O que não sei é quantas pessoas estarão na disposição de assistir a este gozo individual. Pode dar-se o caso de as minhas flutuações temáticas tenham a ver com as flutuações do comum das pessoas. E desse modo pode ser que uma fatia considerável dos meus caros amigos, se sinta próximo. A gente, também vai ao cinema e à bola, e nem todos somos cinéfilos, ou sabemos jogar futebol. Não é bem assim , mas arremeda… Em boa medida, penso, somos todos de certo modo voyeurs do que outros escrevem. Muitas vezes quem escreve fa-lo emprestando  muito do seu íntimo, num mecanismo sub-reptício de revelação, a que nós assistimos e gostamos daquilo que vemos , ou não.
Outra das questões a considerar é saber a dimensão física, quantas palavras, quantas páginas.
Da observação d’outros blogues, noto que, raramente se vê um texto com mais de duzentas e tal trezentas palavras, e que o número de palavras, é inversamente proporcional ao número de comentários, de participação activa portanto. Muito embora isso tenha a ver com a temática…. Se nos pusermos a fazer critica social “ligt”, do tipo das colunas dessa “bichiresa”, podemos contar com uma participação a nível dos comentários, grande.
Quero com tudo isto dizer que não cedo ainda á facilidade. Mas que custa , custa…. Ver lixo literário ou alta densidade informativa acéfala, a ter o sucesso que têm na “blogoesfera”. E um gajo aqui a dar o litro e a fazer esforços para evoluir em vez de “avacalhar”, ou baixar padrões, apenas por respeito ao fenómeno que é criar textos literários. Ainda que  para o arquivo do blogue e dos “meus documentos”…. Dantes era para a gaveta!
"Prontos"!!!!
               António Capucha

  Vila Franca de Xira, Julho de 2011

Sem comentários: