Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Num Plácido Domingo

José Carreras e Plácido Domingo
Num plácido Domingo, que corria lento, o cantante enchia a casa de harmonias com extractos dos então chamados Três Tenores Surripiados na net e passados para uma "pen".... Modernices! Dos três já só sobram dois, como sabemos, o Pavaroti deixou-nos. E o Catalão do josé Carreras esteve por um fio. Entre estes três várias histórias fazem carambola acotovelando-se para chegar à frente nos média e ao grande público sedento destas coisas. Naquele plácido Domingo, assaltou-me como talvez a História de raiz mais humana e bela que de longe se destaca de entre as milhares de historietas destes três. Plácido Domingo, Madrileno que começou por interpretar Zarzuelas e delas terá saltado para a Ópera fruto de uma evolução invulgar e da qualidade da sua voz. Fez carreira na América onde estudou além de canto, música.... Da  boa.... Da superior. Acabou Maestro Tuti...  Mas também não é isto que há para contar dele... Plácido Domingo, não é um cantor da mais fina água ou um Maestro de ponta.... Ela é um ser humano de qualidade superior. Se não vejamos:
- Quando o Catalão José Carreras esteve doente a tratar a sua leucemia no States, naturalmente não olhou a despesas. Até que esgotou as suas economias. É então que uma estranha fundação aparece por detrás de tudo isto a cobrir as despesas do tratamento e estadia do cantor. Só muito mais tarde e por portas e travessas vem a saber que quem estava por detrás da dita fundação era o Plácido Domingo... Ora acontece que era frequente entre ambos, uma certa rivalidade como extensão da rivalidade existente, ancestral e vigorosa, entre catalães e madrilenos, entre Madrid e Barcelona, entre o real Madrid e o barça.... Enfim, dão-se conta do que cada um deles representava.
José Carreras abordou o plácido Domingo, não consta que tenha sido num plácido Domingo... Agradece-lhe muito a atenção. Diz que praticamente lhe deve a vida, E pergunta-lhe porque o fez, e porque disso manteve segredo. Ao que este responde:
Olha fi-lo porque não conseguia encarar a hipótese de ver desaparecer uma das vozes mais lindas de sempre.... E nunca contei a ninguém porque todos sabemos do orgulho e porte Catalão que ostentas e tão bem te fica...
Sublime não é?      
Hoje uma sólida amizade é o centro das relações entre ambos...
E este exemplo, não fez crónica e carreira no "jetset" Internacional. Não rendia, sabem!!!!

                            António Capucha

                       Peniche, Agosto de 2011

Sem comentários: