Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 22 de agosto de 2010

Fácil

                                                                    


 
Antes do enchimento da Albufeira do Alqueva, foi feito um levantamento arqueológico pois sabia-se da existência de gravuras rupestres nas margens do Guadiana. Deslocou-se para o local um grupo de arqueólogos de primeira linha. O levantamento e registo corria muito bem, quando deparam com uma figura cuja datação deu ser contemporânea das restantes, no entanto a temática era completamente atípica para o Paleolítico.(Figura acima)
Intrigante, não é?
Pois é.... Foram contactados os maiores "experts" a nível mundial.... Por aqui, isto é: pelo Alqueva, passaram os maiores crânios da Arqueologia, da História, Antropólogos etc....etc.... E nada.... Nunca ninguém "havera" visto nada de parecido.....
Em desespero de causa a Directora da equipe, uma Dr.ª de Coimbra, resolveu que se não havia História do assunto talvez que na população local restasse algum resquício cultural que lhes desse uma pista. Olhando de relance reparou que um pastor andava, andava!?!?... Não! Estava ali nas imediações da área de pesquisa! E diz de si para si: Não é tarde, nem é cedo! E vai-se dali direita ao homem.
Boa tarde bom homem, disse....
Boa tarde, não.... Bom dia, que ainda "nã" almocei! E esboça um sorriso malandro.
Sabe que estamos ali com um problema com uma gravura. É que não entendemos o que é que ela quer dizer. Importa-se de ir lá vê-la e, quem sabe.....
Olhe convido-o para almoçar connosco.
"Tá" bem então, desde que "na" seja p'raí sandes e "smóles".
Fique descansado.... Peço ao cozinheiro que lhe prepare um ensopadinho. Está bom assim?
Vamos lá então!
E foram. O grupo de sumidades rodeou o alentejano como quem investiga uma peça Inca. E gerou-se como que por magia um anbiente de enorme empatia. O pastor era um figurão e tanto, tinha resposta para tudo e era com tal naturalidade que confessava a sua ignorância, que ao cabo e ao resto mais parecia um "doutori" em sabedoria.
Depois de se ter batido com éne discos de ensopado e ter empinado uma garrafita de Borba, pondo-se de pé disse: "Atão" ond'e que está essa tal coisa?
É por aqui Sr. Mateus. E ele seguiu um tipo assim dando ares de Indiana Jones.
Aqui está ela.
O compadre Mateus puxou o boné para trás, coçou o "bestunto" e jovial pergunta. É isto que "vossemecês" não sabem o que quer dizer?
É, responderam.
É que está bom de ver.... Óh senhores reparem lá bem.... O qu'é que é a primeira coisa? A mim parece-me um carro. Mas.... Não só... falta-lhe ali qualquer coisa..... (faz lembrar o Poirot, não faz?)
Pois é, repara o "Indiana"..... O carro não tem portas!
Exactamente, diz o compadre.... E o segundo desenho, o qu'é que será?
Uma casota de cão, Sim interrompe o alentejano.... mas os animais selvagens dormem "aondi"?
Numa toca responde a Srª Directora...
CertÍssimo solta o exultante Mateus.
Bom o terceiro boneco não oferece qualquer dúvida... É uma???? .... Mó.... Respondem em coro...
E o quarto boneco "atão" aos Sr,s que são Dr.s .... Está de caras....
É um animal?
Ou seja, estará melhor se for um bicho. Se virmos tudo de seguida está resolvido o enigma.

   Vejamos: SE NÃO TEM PORTAS........TOCA........MÓ.........BICHO
Ou melhor:
- SE NÃO TEMPORTAS, TOCA-M'Ó BICHO....
E teriam poupado um almocito se me tivessem perguntado o qu'e a gente cá na terra diz às patrôas, quando elas estão c'aquela coisa e a gente lhe apetece "brincadêra"!!!!!

António Capucha
Vila Franca de Xira, Agosto de 2010

1 comentário:

Anónimo disse...

paizinho 'tás cada vez mais espirituoso... sim senhora... e 545 pessoas gostam de vir dar "espreitadelas" às coisas que para aí escreves. Agora sim, és um cibernauta e um bloguista como deve de ser! (antes bloguista que bloquista dass!!!!)

beijos de "nozes"

ps olha lá foste tu que fizeste esses desenhos? também podia ser senão temportas toca m'o gato... não tinhas um amigo na tropa que tocava gato???? hhmmm escreve sobre isso.