Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Incêndios

Parece estranho dizer isto,(usar assim a sua morte) mas para que a morte de dois Bombeiros não tenha sido em vão, há que aproveitar a emoção colectiva que parece ter-se instalado, para iniciar a reflexão necessária sobre o assunto dos incêndios e do seu combate e, sobretudo, a sua prevenção. O governo tentará resistir a publicar estatísticas que supostamente provam a evolução positiva do flagelo sazonal.... A população terá que tomar consciência de que se trata de um assunto de todos e não apenas das zonas de mancha florestal. E finalmente aos elementos que generosa ou profissionalmente os combatem e seus responsáveis, que parem com a estranha e obscena contagem de espingardas que sempre se insinua nestas coisas. Urge instituir uma hierarquia funcional. Já se melhorou, mas é possível aperfeiçoar. A prova disso é que os incêndios têm estado a ganhar esta guerra. E sejam encontradas as soluções para extrair eficácia da generosidade e paixão de uns, e o rigor profissional de outros, para que de ambos seja conseguida a distância emocional necessária às acções e estratégias de combate às chamas.
Arranjar uma forma exequível de serem efectivamente feitas as limpezas indispensáveis nas matas e florestas, em conformidade com as possibilidades financeiras dos seus proprietários. Criar os perímetros de segurança a Aldeias,Vilas, Cidades e casas de habitação isoladas, Empresas etc.... Fazer primeiro, e perguntar depois quem paga.... Ou quem manda! Ou de quem é. O fogo não cuida de saber dessas coisas!!!!
Tal como muitas coisas neste país, as autoridades que dizem respeito a este aspecto, estão disseminadas por mais que um Ministério e mais que uma "capelinha", mas não podem dizer respeito a mais que uma vontade. Portanto, nosso primeiro, faça lá as reformas administrativas que entender, mas acabe lá com os "tachos" que tiver que ser e acabe com esta imagem "terceiro mundista" que nos continua agarrada ao rabo. E tome atenção.... "Terceiro Mundista " não são apenas a quantidade de incêndios florestais. É sobretudo que a nível do Governo do Estado, ser permitida esta política de "capelinhas", e não ter força política para as normalizar. Digo força política, porque acho , e faço-lhe essa justiça, não creio que vontade lhe falte para tal.


António Capucha
Vila Franca de Xira, SemGosto de 2010

Sem comentários: