Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A importância de se chamar Aníbal

Como o prometido é devido cumpro hoje a promessa feita à cerca de uma Semana e pouco.

A importância de se chamar Aníbal

Quanto mais não seja para cumprir a lógica das coisas, é importante que, seja o que for, se chame aquilo que é. Parece um exercício demasiado simples, primário, e imbecil, mas é mais importante do que pode aparentar num vulgar e singelo olhar de relance.
Será que nos damos por sistema ao trabalho de pensar nestes pequenos porquês, que pisamos sem dar conta?
Mas vejamos se isto, tem ou não lógica. Porque não experimentam em vez de nomear pessoas e coisas passarem a descreve-las apenas.
Estou certo que mais de metade do que pretendíamos transmitir se perderia ora por falha, insuficiência ou erro na sua descrição. Quer por iguais deficiências de entendimento do lado daquele ou daqueles a quem nos dirigimos.
Mesmo usando as mais sucintas definições e os nomes mais precisos e correctos, ocorrem erros de comunicação, quanto mais se ao invés disso transformássemos tudo aquilo a que nos referimos em conceitos e ideias apenas nossos, isso seria uma terrível Babél….
Vejamos. Neste “blogue”, é feita uma descrição de como eu sou, ou acho que sou, com retrato e tudo. No entanto para quem não me conhece, apenas o meu aspecto fisionómico fica claro. O que convenhamos, diz muito pouco de mim – Quem vê caras!?!?!?!?
Já para quem me conhece, podendo embora discordar do que digo de mim, pode no entanto identificar-me pela foto e dirá: Ah…. O tónica…. Sei perfeitamente…. Mas ele escreve? Olha, não sabia.
Entendem agora o que quis dizer?
Nem mesmo havendo um conhecimento partilhado e vasto das coisas, dificilmente conseguiremos ser cabais no entendimento das mesmas.
Por maioria de razão é assim com qualquer cidadão ou cidadã. E também com o Sr. Aníbal. Dito apenas isto, serão mais as perguntas: quem é?
Que os: ah sim sei perfeitamente!
Carece portanto de mais esclarecimentos….
Dizendo então:
- Aníbal António Cavaco Silva.
Ah sim….. Sei quem é…. Aliás sabemos todos: É o Sr. Presidente…..
Saberão?
Tal como no “blogue”, há que descrever características e ser o mais rigoroso possível para que todos saibamos do que estamos a falar.
Então lá viria o seu perfil, versão Wikipédia:
Aníbal António Cavaco Silva GCC (Boliqueime, Loulé, 15 de Julho de 1939) é um economista e político português e, desde 2006, o décimo nono Presidente da República Portuguesa.
Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido a pessoa que mais tempo esteve na liderança do governo do país desde o 25 de Abril. A 22 de Janeiro de 2006 foi eleito Presidente da República, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano.
Estará tudo dito? Para alguns talvez já chegue, mas para mim é curto.
Para mim falta dizer que é um professor de economia. Que acumula com professor de economia e que professa a arte de ser professor de economia. Alguns “liliputeanos” afadigaram-se em criar dele a imagem de um grande político, Um homem de Estado, de cidadão honesto, impoluto, homem justo, respeitador, sóbrio e sobretudo imensamente capaz. Ora eu acho, fazendo base no que tenho visto que o cavalheiro pode ser muita coisa, mas o que é sobretudo è um político inábil. Com tanta ou tão pouca habilidade que apenas nos tabus, silêncios expressivos e a ser professor de economia, não comete erros. Mas isso ainda vá. Não está Só nessa carruagem.
O que já não dizem os tais artistas é que o senhor em causa é imensamente, diria doentiamente sedento de poder. A tal ponto que não hesitou nunca, em secar por completo o seu PSD, para conseguir os seus objectivos pessoais.
A mim começa a parecer que não estamos a falar da mesma pessoa.
Se a isto juntarmos AS MUITO MAL CONTADAS RELACÇÔES COM O BPN, melhor, com a SLN e as derivas dos seus indefectíveis apoiantes pelas mesmas razões!!!!
Então, venha o mais pintado e diga que estamos seguramente a falar da mesma pessoa.
Como é importante que nos ponhamos de acordo porque seja o que for, ele é uma entidade única, irrepetível (felizmente) e com todo o direito à sua identidade.
Logo, para ser totalmente inquestionável - e porque nunca estaremos todos de acordo quanto à sua definição cabal – como ia dizendo, inquestionável e por isso sumamente importante é o facto de Aníbal ser o sufixo de o neologismo: MARIANI…..
Que é o nome da casa de Férias da família em Boliqueime…. Nome que resulta da feliz conjunção dos nomes dos seus proprietários. Cavalheirescamente MARIA primeiro mais ANI de Aníbal depois. Sendo que, e não sei se repararam, dá-se uma sobreposição de um A, fundindo-os como na vida real o estão….
Que linda imagem…..
Que chique, original e…. Nem sei que dizer….. Parece mesmo um nome de canção do Tony Carreira….
È ou não é importante chamar-se Aníbal?
Com António não dava, não soava. “MARIANTO”…. Que canastrice!
Nem com Cavaco ou Silva…. Ora que lindo…. MARIASIL…. Parece nome de mercearia de bairro.
Bom. Registe-se e releve-se a importância de se chamar Aníbal. Mais o evidente mérito de o ser…..

António Capucha
Vila franca de Xira, Agosto de 2010

Sem comentários: