Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Efectivamente

à esquerda, posição de funeral arma


Efectivamente
Durante a vida cruzamo-nos com digamos que milhares de pessoas com quem estabelecemos mais ou menos relações, intimidades, raras vezes amizades, iden: ódios e raivas mais ou menos contidas E às vezes, a maior parte delas, não passa de uma cultivada e recíproca ignorância quase cerimoniosamente mantida, civilizada e tão oca como a caixa de uma guitarra.
A tropa do meu tempo entre várias coisa era uma montra de tipos… figuras, figurinhas e figurões. Tenho, “vivas com’á sardinha”, em memória episódios riquíssimos no material de que se fazem os sonhos. E por extensão os contos e “estórias”.
Respigo assim ao acaso uma de um Sr. Major que nos entrou pela casa dentro vindo não se sabe donde. O certo é que aterrou no R. I. 5 das Caldas da Rainha, (mulas 5, para os vaidosos da cavalaria) para ser episodicamente o nosso 2º Comandante da C. Cac. E da C. de Comando e Serviços.
Um pacato fim de semana, estava eu de Sargento de dia á Unidade. O bom do Sr.major,  cujo nome não retive,  porque até ser rebaptizado foi um fósforo e esse sim prevalece sobre o nome que os seus pais terão queimado as pestanas para seleccionar entre a panóplia de nomes de Santos , heróis biblicos , gregos e romanos clássicos  que assentassem bem num futuro major…. a sua figura essa assentava que nem uma luva naquilo que nos habituamos a associar a um Major de Infantaria…. Estatura mediana, “peitaça” forte e proeminente e o andar à cavalo de cortesias….
Estávamos uns quantos malandros a espevitar o passo ao tempo, no meio da parada,quando o Major, na altura ainda Major X, me chamou e disse.:
- Furriel, recebi agora uma ordem do Q.G. da Região para organizar um pelotão de homens para fazer a guarda d’honra ao funeral do General Tal e tal. Ora em contas rápidas lá lhe fui dizendo que entre prontos e graduados não havia com que perfazer trinta homens. Pragmático aduziu: então arrebanhe aí uns maçaricos e pronto….. Pode tratar disso? Claro meu Major! Juntamos os pobres coitados ali mesmo na parada e o Major expôs a situação. Durante a sua alocução notei que usava com frequência notável o termo: EFECTIVAMENTE, como uma muleta discursiva…. A páginas tantas sai-se com esta: efectivamente o tempo fenece! A malta contorcia-se mas susteve a gargalhada…. Ele também não se deu por achado, nem pareceu perturbado. Efectivemente tínhamos homem….
Efectvamente, Furriel estes homens chegam. A coisa assim já fica efectivamente bem composta….
Bom em conclusão daqui a meia hora todos aqui em farda nº 2…..
Assim se fez que Major pode…. E manda.
Até que um macacão diz: meu Major, ninguém se lembra de como é que é isso do funeral arma…..
O Major olha para mim….. Abano a cabeça significativamente…. Ele terá compreendido….. claro um Furriel quase a ir p’rá peluda!!!!
Olhou implorando para o oficial de dia um veterano também ele e a resposta deste não diferiu das restantes…. O contrário é que seria estranho terá pensado… Efectivamente há-de ser o mais importante p´rá tropa essa patacoada do funeral arma.
Para os que não sabem, e espero que sejam muitos, o funeral arma é uma manobra feita com a arma que os bacocos que se dedicam a criar estes salamaleques acreditam ser uma manobra de expressão militar que evidencia o respeito devido à morte dos camaradas. Tal com o ombro arma corresponde à continência e o apresentar armas é uma honraria destinada aos oficiais superiores ou a visitas importantes …..
Esta sucessão de acontecimentos e a reacção do Major, agradou-me…. O seu pragmatismo o seu sentido prático das coisas distinguia-o da maioria dos restantes oficiais. Tão pomposos como idólatras dos seus quid pro quo's….. Dizem que reside aí a sua força e o segredo da recantada disciplina. Quarenta e vários meses que por lá andei, não deram para inferir isso ….. Devo ser burro!!!
Engracei com o Major. Eu e todos os outros. Igual a si próprio declarou o Sr. Oficial de dia e o nosso Furriel farão o favor de resolver este detalhe. E sumiu-se dali , acredito que para nos deixar mais à vontade.
Lá inventámos um salamaleque ponposíssimo em cinco movimentos. E ensaiámo-lo até a coisa sair mais ou menos bem…. Sincronizamos os movimentos para as salvas de tiros e fomos para a sala dos Sargentos malhar uns púcaros e umas sandes de presunto, as melhores da unidade…. Quando o Major; já e sem remédio: Major Efectivamente nos procurou, estava tudo assegurado, foi enfiar toda a gente na camionete e ficamos a rezar para que os maçaricos não dessem casa….
Mais tarde viemos a saber, quando eles regressaram que correu tudo lindamente. Apenas um maçarico não deu conta que ainda tinha a bala na câmara e disparou felizmente para o ar, não acertando em nada. Havia um morto mas esse já o era, portanto tudo como dantes Quartel General em Abrantes…..
Mais tarde ainda o Regimento foi louvado pelo pundonor com que desempenhou a guarda d’honra ao Ex. General….. Categoria!!!!
Agora o que não lembra ao diabo, mas lembrou à tropa, foi fazerem deste vosso amigo Encarregado das Obras do Regimento….Deram-me uma GMC, daquelas que sobem paredes a pique e meia dúzia de artífices manhosos, tão manhosos como o mestre d’obras…. Ou seja: EU.
Cruel, o destino fez-nos cruzar de novo, o Major Efectivamente e eu próprio, na minha nova qualidade….
Furriel!!!! Há-de arranjar aí uns quantos Homens para capinar…. Efectivamente o capim está muito alto e não pode ser…. No dia seguinte esforcei-me para cumprir as ordens expressas dele, Mas…. ‘Tá bem ‘tá….. Mal acabou a chamada aquilo pareciam pardais a dar de frosques.
Vou dali ao gabinete dele confiando na seu sentido prático das coisas ….. Meu Major:
Isto é complicado….. isto é malta que só está à espera da peluda, mal olho para o lado para fazer a lista, Já debandaram todos . Alguns moram aqui perto têm as suas hortas e tal, outros vão tentar ganhar algum a qualquer lado, de modo que, se o Meu Major concordar eu vou à cidade comprar um Herbicida total e  aplica-se  no capim…. Boa ideia Furriel… Faça lá isso.
 Assim se fez que Major, como já disse, manda muito!
No dia seguinte e por sugestão dele cercou-se com cordas uns quantos metros quadrados de erva alta. E nós mesmos com o pulverizador burrifamos a coisa….
Bom , dizia: Furriel , efectivamente agora só nos resta aguardar….
A partir desse episódio todas as manhãs durante a formatura de serviço O Major lá ia  à cercadura sem que mudança alguma ocorresse. Pelo rabo do olho eu seguia-o e adivinhando-lhe os pensamentos e em antecipação vou ter com ele levando a embalagem do produto…. Meu Major… Só agora reparo que isto só faz efeito após uma chuvada…. Está aqui olhe! Ele olhou e abanou a cabeça que sim …. Que entendia.
Um belo dia chega a peluda  e eu já desfardado fui ter com ele ao pé do capim e disse Meu Major…. Vai ver que resulta….. Então vai embora pergunta.
Sim acabou-se!!!!
Então muitas felicidades.
Igualmente para si Sr. Major….
Apertamos efectivamente as mãos…. E lá ficou a vigiar esperançoso a morte do capim e eu fui dali para a vida………

                                  António Capucha
                         Peniche, Setembro de 2010.

Sem comentários: