Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2011




Entremos com o pé direito na peroração deste ano. Este ou outros fetiches pouca diferença farão da mais que esperada, evolução negativa da nossa dimensão colectiva. Não alimento ilusões nesta matéria.
A primeira coisa a contribuir para a minha desilusão, será a mais que esperada reeleição de Cavaco Silva. Que não é um acto isolado, só por si…. Significa também que os outros candidatos paridos pelo sistema, não têm a suficiente distância das jogadas sujas e subterrâneas que lhes permita desmascarar o seu, dele C. Silva, jogo sórdido de servidor da causa pública….
É que ele não é só inábil…. É notoriamente incompetente (politicamente entenda-se) e do ponto de vista filosófico, será que o tem???? É um fervoroso adepto de que a politica é uma treta e a solução é sempre técnica e gestionária e aceita e defende o primado da lei concorrencial dos mercados sobre a autoridade do Estado. (o seu primeiro acto após a sua eleição para primeiro Ministro nos anos oitenta, foi a restauração e reabertura da Bolsa de Lisboa, que segundo ele, é condição indispensável para o funcionamento de qualquer economia livre) Pois agora se vê!!!!
Vai muito tempo que esta figura está portas meias do poder e o mais das vezes, ocupa sempre o centro desse mesmo poder. Que é a única situação que o seu descomunal ego aceita. O pior é que, como é habitual nestas coisas, os outros aspectos pessoais, não acompanham essa mesma dimensão. E é isso que faz dele um equívoco politico, e uma má solução para o país, como aliás se tem visto. Mesmo visto à lupa não se vê nada que tenha sido mérito seu, e um bem inequívoco para o País… Bem pelo contrário….
Depois e não desligado deste primeiro aspecto, o FMI, perfila-se no horizonte. Trata-se de uma entidade sisudíssima, bem ao gosto Nacional, e que aparecerá como um D. Sebastião, menos maricas, mas igualmente salvador das pobres almas Portuguesas, em conflito histórico entre o Capitalismo selvagem e o colectivismo compulsivo…. Esta mania de termos um Estado social e ao mesmo tempo utilizá-lo como se fosse uma entidade dotada de vida própria, e gastar os seus recursos à “tripa-forra” como se não fossem nossos e finitos….. Basta ver o que fazem todas as oposições…. Propõem sempre soluções que aumentam sempre as despesas do Estado, e depois dizem querer menos Estado, e até inventam combinações e trocadilhos: Menos Estado…. Melhor Estado…. Pois …. Palavras!!!!  E isto não é de agora quando a composição era a inversa, a coisa era a mesma….
No plano pessoal isto só pode correr melhor…. Sou um inveterado optimista. Fico mais velho, mais trôpego, mas sinto-me cada vez mais esperto…. Mais capaz…. Sinto que muito embora a culpa seja evidentemente de pessoas e que essas pessoas têm nome e são muitas, e eu e meia dúzia de outros: irremediável minoria, não damos para as encomendas e por vezes até nos enganamos…. Mas, como dizia, acredito numa espécie de humanidade cósmica, que pela lógica das coisas acabará por ter que ser aceite, contra alternativa nenhuma, mais lá para as “calendas”. As religiões de um modo geral também pensam coisas semelhantes em relação ao nosso destino cósmico, assumindo aspectos mais ou menos romanescos, mas o que também se prova é que não será o Marxismo o fim desta saga. Sabem o que é que eu penso : É que o que for soará…. Cá estaremos uns como eu e muitos como os outros e logo se vê como irá ser. Uma certeza tenho porém: É que quantos menos Cavacos Silvas e FMIs essa sociedade produzir, mais perto ficamos da solução….


                         António Capucha

         Vila Franca de Xira, Janeiro de 2011

Sem comentários: