Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 23 de janeiro de 2011

Vota pelintra





Na "net" circulam unas coisas, geralmente em "brasilês", que dizem : Sabes que estás a ficar velho quando..... Depois é só escolher entre as hipóteses mais "espatafurdias" que imaginar se possa. Acontece que tenho mais uma para juntar ao rol. E é como segue:
Sabes que estás a ficar velho quando vais votar logo às nove horas e pouco.....
Pois é.... Lá ia eu a cortar o frio cortante da manhã para cumprir o dever cívico.... Meti-me na fila de "jarretas"onde imperava o cheiro a naftalina e a bálsamo para os ossos e só me reconheci no voto expresso, que foi o mesmo de há cinco anos de há dez anos, de há vinte anos , de há trinta anos desde à muitos anos.... Quase desde o princípio destes devaneios democráticos.
Há cinco anos acordei tarde e más horas e só fui à Assembleia de voto pela hora de almoço. E quanto mais recuamos no tempo e tanto quanto a memória permite, cada vez mais tarde no sentido montante e mais cedo para jusante....E o mais curioso de tudo é que votei quase sempre vencido, e isso nunca me fez o mínimo de mossa. Também tem vindo a crescer em mim o orgulho de ser minoria, ou pelo menos o reconhecimento impossível de ignorar da falta de pontaria das maiorias que entretanto se têm formado.... Nem é bem falta de pontaria é não saber usar a arma.... Pois trata-se mais de tiros no próprio pé.....
Aguardo pela noite para assistir ao circo na TV, onde tipos sabidões fingem o espectáculo dos números, números que catam de entre a vulgaridade do que vai caindo no tabuleiro. E veem significados fantásticos em coisas rigorosamente inexpressivas.... Devem ser artistas daqueles que viam a qualidade sublime do tecido das vestes Del Rei que afinal ia nu.....  
Porque vencido mais uma vez serei, começo já a arrebanhar raivas e repulsas, vómitos e bufas, para o caramelo que vai ganhar. E não me agarrem que eu vou-me a eles!!!!!

                António Capucha
  Vila Franca de Xira, Janeiro de 2011

Sem comentários: