Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

“Albergue Espanhol”

Carta aberta ao Sr.
Fernando Moreira de Sá e ao Blogue: “Albergue Espanhol”

A expressão “Albergue Espanhol”, é o que” na gíria francesa significa um lugar onde as culturas se misturam como num caldeirão, onde não há regras e tudo pode acontecer”. (Wikipédia)
Quando um blogue adopta esse nome, pode esperar-se uma mistura de muitas coisas com alguma arbitrariedade, ou informalidade, mas onde a pedra de toque é a variedade e a liberdade de expressão.
Ora se num dado momento damos de caras com uma publicação nesse blogue, de alguma coisa, cujo despropósito sugere um determinado alinhamento, dependência ou ter sido feito por encomenda. Então o nome não perde, apenas razão de ser. Levanta até fundadas suspeitas de artimanha ou armadilha para caçar e arregimentar incautos….
Suponhamos ainda que desconfiado, um leitor avisado e experiente nestas manobras mefistofélicas, resolve fazer um apequena investigação, nada de muito profundo ou invasivo, tão pouco “Pidesco”, e descobre uma ligação mais que provável a um Partido Político e a uma Câmara municipal. (O PSD e a Câmara da Maia.) Naturalmente se acentua a desconfiança. Se a isto juntarmos que alimentamos com o sujeito desta acção, uma troca, nem sempre elegante, diga-se, mas onde do outro lado – o do tal sujeito – Apenas houve esquivas ao encarte das questões levantadas, e que da sua parte concluem a troca “epístolar” com o encerramento do acesso de comentários com a desculpa esfarrapada de, por respeito ao leitores, não querer descer ao insulto (palavras suas). O que fez na prática, foi usar sem escrúpulos do privilégio que o outro não tem, de por ser o dono do média, encerrar a questão. Típico, é aliás, a primeira matéria curricular do curso de Comunicação social.
Ora a outra personagem sou eu. E como não nasci ontem, nem foi ontem que caí do ninho, resolvi saber quem era a outra personagem de mistério, que até nem esgrimia mal. Uma voltinha na “net”. E fico a saber que apesar do estilo pomposo, não passava de um jovem debutante de jornalista….
Cursou na sua cidade da Maia, Comunicação Social e formou-se em 2008. Nesse mesmo ano este génio da Comunicação Social ingressa na Câmara municipal da Maia, como Assessor de Imprensa , Comunicação e imagem e mais não sei quê…. Bom …. Palavras para quê…. Este tipo de ascensão, digamos que, meteórica, está invariavelmente associada a um fenómeno, do qual não digo o nome, mas espero que quem isto ler, faça o favor à inteligência Nacional, de chamar os bóis pelos nomes….
Querem saber que mais? Chamem-lhe instinto, Chamem-lhe o que quiserem, mas foi isso, que me pareceu quando tropecei naquele blogue que ardilosamente se chama: Albergue Espanhol, mas que devia urgentemente mudar de nome e por duas razões de substância:
1ª – Por uma questão de honestidade editorial…
2ª - Por respeito aos leitores que assim podem estar a comer gato por lebre!
Vá lá, abandone esse seu ar de grave de experiente profissional e revele a sua dependência funcional. Não sei porquê mas parece que a direita tem sempre tendência a renegar-se a si própria numa espécie de auto-nojo…. Não temos de ser todos independentes e bem–pensantes, alguns terão de fazer o trabalho que dá razão de ser às coisas….  Não é vergonha nenhuma. Vergonha é ser desonesto e ser desonesto é querer passar por aquilo que se não é.
Pelo que fica dito, não me venha com mais reprimendas que não lhas admito. Admita antes que foi um erro a publicação do texto do Eduardo Prado Coelho ou se entender ainda lhe deixo a hipótese de confessar que não lhe foi possível impedi-lo. Outra saída não lhe deixo…. Se foi efectivamente ideia sua, que Deus se compadeça de si.

 

                 António Vaz Antunes Capucha
                     25 de Novembro de 2010

Sem comentários: