Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aquele senhor que vale mais pelo que não diz,


Aquele senhor que vale mais pelo que não diz, do que pelo que diz… Também faz da sua acção não agir. Ou agir na sombra, sem que se venha a saber que afinal agiu, mais, não só agiu como agiu metendo o bedelho onde não é chamado. A única arte que tem é a de comer ele os figos e rebentar a boca aos outros. Como ao seu arqui–rival não consegue enganar, interveio metendo o foice em seara, que foi a sua, e que de há muito a esta parte, manipula a seu favor sem correr os desgaste próprio de quem comanda. Deixando que quem assuma esses riscos de mandar, se desgaste e morra de morte lenta . E já vão não sei quantos nesta voragem.
O outro senhor em guerra de galos com este outro, ao menos não se acobarda e assume por inteiro até o que não lhe cabe de responsabilidade…. E fá-lo até ao absurdo…. As acções, nem sempre hábeis, destes actores, simultaneamente, manipuladores e manipulados, são seguramente sempre muito elaboradas e a custar os olhinhos da cara aos “doozer’s” (fazedores) e consumidores finais das coisas, apesar de penosas e dispendiosas como já se disse, não passam de exercícios de faz de conta …. Virtuais….Eles levam tão a sério essa condição de virtualidade, que nem pestanejam em cumprir os desejos de uma “clic” abstracta a que chamam “Mercados”, contra os interesses mais do que evidentes e reais das pessoas concretas que somos nós. A perversão é tal que, o que á partida é virtual, produz efeitos reais…. E o que de génese, é real passa a ser considerado no âmbito dos jogos virtuais destas Almas…..
Entretanto na sombra de tudo isto e como se isto não existisse, o dito senhor continua a urdir o seu “tabu”, ridículo segredo de polichinelo, como todos os outros a que nos habituou na sua longa, diria antes, interminável carreira de político virtual…. E a manter a boca fechada não só aos “bolos-rei”…
Isto começa a fartar-me porque já nem constitui matéria susceptível de criar indignação…. Isto é aliás um longo e penoso nada. Tal como, que eu me lembre, o foram as consequências dos anteriores , mais que muitos, sacrifícios que já fizemos como sendo derradeiros, para normalizar as coisas….
Ora senhores “importantes” quando é que resolvem retirar como ensinamento que esta forma de resolver as crises, são completamente ineficientes. E a prová-lo está que nunca, apesar de inúmeras vezes aplicado, resolveu coisa nenhuma. (até o FMI, já cá esteve Lembram-se? E esta receita já vai na undécima vez que é aplicada) e a única coisa que fez foi trazer-nos até esta situação que difere da inicial apenas por ser mais grave.
Façam lá um exercício de humildade, e aceitem que o vosso lugar é em casa frente ao televisor a brincar na PS3….  E podem até ligá-las à “net” e jogar um contra o outro, poupando-nos assim ao espectáculo deprimente da Cooperação Estratégica. Seja lá isso o que for….
E por último deixe que lhe diga Sr. que faz de Presidente….Se, como é verdade o seu maior e melhor trunfo é o silêncio e o mistério. Então porque que é que não sai de fininho de cena? Politico que não fala, não erra! E político que não está, sempre pode fazer o papel de messias….. Já viu que glória: O senhor, O Messias…. Como o outro de Santa Comba…. Até lhe fazem romarias. É quase tão popular como a Santa da Ladeira.
Como o senhor acredita na Lei da auto regulaçao dos Mercados, isto é: a lei da oferta e da procura…. Porque é que não aplica essa mesma lei à sua acção política, e deixa o seu partido fazer o seu papel livremente….. Este seu mandato ainda não terminou e já custou aos seus, vai para cinco líderes…. Este que actualmente lidera o PSD será que vai resistir? Aparentemente ele não é muito alinhado na sua bola…. E o Senhor se dissesse que o detesta, não conseguia ser tão expressivo como o é, não o dizendo! (se eu fosse a Maria João Avilez, agora perguntava-lhe: O senhor não convive muito bem com a contrariedade… Pois não?  É que se nota a sua expressão a mudar para sorriso comprometido, quando lhe perguntam aquilo a que não quer responder. E já agora e a propósito …. O Senhor tem outro sorriso?)
Ou, Abrenúncio … Vá de retro, será que apenas não quer que uma crise política provocada pela queda do governo, perturbe e ofusque a sua coroação…. Perdão a sua eleição Presidencial?
Não é que eu me preocupe… Com o mal dos outros!!!!….. Mas sabe, é que estou absolutamente convencido que isso apenas alimenta a sua vaidade e eu detesto vaidosos…… Sobretudo os encapotados de servidores da coisa pública…..


                        António Capucha
        Vila Franca de Xira, Outubro de 2010

Sem comentários: