Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 10 de outubro de 2010

Na cama, Ou as perturbações do sono



O sono é algo tão volátil que qualquer quase nada o perturba. Do ponto de vista médico o sono é um mecanismo de regeneração do corpo e espírito…. Seja lá isso o que for.
Do nosso ponto de vista, é para ums,  um prazer e para outros,  uma perda de tempo.
Civilizados que fomos sendo, há hoje uma verdadeira cultura do sono. Senão vejamos:
Há horas próprias para o seu exercício.
Há roupa própria para o fazer e por mais estranho que pareça, há metodologias complicadíssimas para satisfazer esta cultura do descanso.
Há sítios próprios para o fazer: As camas. Mas ir para a cama, nem sempre quer dizer que se vá dormir. Há uma variante : O Sofá…. Que é onde os maridos culpados espiam as culpas de elas se sentirem gordas, ou feias, ou ambas as coisas.
E por fim o quarto, que tem como as outras divisões da casa quatro paredes. Mas é o único espaço apelidado de: QUARTO…. Nem sequer é o ultimo, isto é, o quarto da ordem de importância das habitações modernas. Cuja hierarquia começa em Primeiro lugar pela nobreza da SALA; SALA de JANTAR; QUARTOS 1,2 ou 3; COZINHA e por último o 18, ou WC, que em regra fica ao fundo do corredor à esquerda e é o menos nobre de todos pois fica imediatamente antes do ignominioso esgoto….. Coisa réles. O Olho do cu das casas modernas!!!! (Não há nada a fazer…. È por aqui que a peroração me trás. E é por aqui que vou!!!)
Fixemo-nos no quarto que afinal é o terceiro da ordem. Há ainda uma subdivisão que importa fazer no capítulo dos quartos.  O quarto das crianças, por exemplo é definitivamente local de bagunça e barulheira infernal, a ponto de disputar o fim da escala ao 18. Já o chamado quarto de Casal é apenas comparável a uma “catedral”, onde, haja quantas, e de que forma forem as “negas”, Será sempre templo de amor. O que requer vários procedimentos e rituais a montante e jusante dele. 
 As “meséles” penteiam as melenas e aplicam as mistelas de noite para a sua pele ficar a descansar com mais eficácia. Após o que se deitam, Numa rigorosa “esquadria múmica” para não perturbar o efeito dos unguentos.
E os homens entram já de tripa aliviada, pés e cara lavada e pijama abotoado até aos gorgomilos…. E língua atada para nem entrar mosca nem sair bacorada. Por muito que se esforcem os homens nunca passarão de sacristães, onde elas são sacerdotisas…
Em último caso e não raro, quando o sacristão toca a campainha a destempo, ela aplica-lhe umas “galhetas”. Segundo a liturgia do Missal!!!!
Em determinadas regiões e noutras épocas, os paramentos da sacerdotisa consistiam numa túnica de linho, onde uma escassa abertura à altura da coisa, constituía o único acesso a contacto físico…. O resto era linho. O que levava, maridos desensofridos e descontentes com esta injustiça do sistema, a procurar mulheres desalinhadas, isto é : sem linho. E então era um desalinho…. Com ou sem cama no quarto ou na cozinha… até no WC. E até o esgoto marchava, se dela não houvesse recusa expressa.
Mas isso era em tempos idos…. Hoje o Sacristão já tem um sindicato e guerreia com a ordem das sacerdotisas e a coisa tem outros contornos. Quando não há acordo em vez do Anjo S. Gabriel, a juíza é a Tchitchiolina. O que garante algum arrojo nas decisões. Os seus seios desnudados confundem-se com os da República. O que veio conferir aos assuntos de cama,  um cariz político…. E a guerra dos sexos substitui a luta de classes. Sem aparente vantagem uma vez que não se percebe muito bem qual a classe dominante e qual a oprimida…. O que dá origem a muitas confusões….
Mesmo no caso de serem casados, há confusão. Se casados pela igreja e pese embora as patacoadas ditas um ao outro, e de aparentemente não haver “pão cozido para malucos”, tudo fica em “letra morta” e aos recém-casados, fica a faltar apenas uma oportunidade para mandar às urtigas tão veementes juras e tão salubres preceitos….  Que surge em regra quando o maridinho chega a casa e a vê recortada contra o espelho do quarto, quadris alçados e oscilantes, a encerar o chão. E lá se vai  a primeira das regras: Farás truca-truca apenas para procriar……
Viva mas é o prazer, morte ao sono e viva a desbunda…… (É pá … Já vais aí???? É onde a peroração me trás!!!!… Nada disto foi premeditado… Acreditem.)
No casamento civil, acreditem, que só falta distribuírem jacubinamente, um manual do “Kama-Sutra”, tal é a falta de obrigações dos nubentes….
Ora isto não são simples perturbações do sono. São mais a subversão total, tentada e conseguida, dos melhores valores da nossa civilização… Como por exemplo a do direito do senhor feudal dar a primeira “queca” na noiva dos servos, que lhe despertar a  cobiça. Ou a perturbação do sono….
Como se vê nada que nos tire o sono….
Uma última reflexão:
Se: - Quem boa cama faz nela se deita….. É para quê?????
Já não sei nada…. À cautela vou tomar uns drunfos para dormir, não vá o diabo tecê-las!!!!!

                             António Capucha
              Vila Franca de Xira, Outubro de 2010

Sem comentários: