Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

sábado, 30 de outubro de 2010

O “SÓCAS”

Pensava eu.....

Pensava eu, que o nosso Primeiro era tão só um tipo tão obstinado, teimoso mesmo, que essa realidade ofuscava tudo o resto, chegando a parecer estúpido, néscio, um badameco vaidoso, intolerante e arrogante.
Mas alguns pormenores revelavam dele, ser um hábil político, capaz de lidar com coisas extremamente complicadas, compagináveis apenas com pessoas de grande equilíbrio entre o instinto e a racionalidade e a cultura de Estado. Pessoas muito qualificadas. Estou a lembrar-me por exemplo, de como lidou coma questão das escutas a Belém. Magistralmente fez com que a castanha estalasse na boca do queixinhas do Sr. Silva. Em relação ao qual não restam dúvidas de que é uma personagem politica destituída de imaginação…. Completamente quadrado!!! Mestre da trivialidade e da menoridade intelectual, cuja se esgota na sua qualidade de economista, professor e tudo… Coisa que desconfio, acumula com o seu ser privado e individual….
Estes últimos desenvolvimentos, da novela da aprovação do OE (orçamento de Estado), revelam um Sócrates a abanar por todos os lados e a deixar-se ultrapassar, nesta luta estúpida, que só rende em países do terceiro Mundo, e que consiste em revelar à opinião pública, à frente da qual tudo se passa, de quem é a culpa de estarmos tão mal… Tão mal,,, Que os “mercados” não gostam de nós, e não nos dão dinheiro para  comprarmos  chupas…. (é um pouco mais que isso, mas a ideia é a mesma)
O PPD brilha no espectro politico e prepara-se com a bênção do Sr. Presidente Silva  para fazer o PS governar segundo os seus ditames e estilo.
Pode e é dito em jeito de desculpa, coisa que não lhe conhecia, que é em nome do interesse Nacional. Mas, “isso é conversa mole para boi dormir”, como dizem os nossos irmãos brasileiros. Isto porque faça Portugal o que fizer será sempre penalizado pelos “merdosos” que manipulam os chamados mercados. E pelos ricalhaços da Europa, que hão-de continuar a tratar-nos como seus Jardineiros, enquanto não lhes pregarmos um valente “cagaço”. E isso sim, é coisa que eu esperava do nosso ministro maior. Em vez do: Porreiro pá…. Um valente toma à “bordalesa” e um marzapo das Caldas para enfiarem onde quiserem…..
Será que se trata do mesmo “animal feroz” que enfrentou lóbies tão poderosos como o dos farmacêuticos, (industria ou comércio a retalho). Ou o criador politico do “Magalhães”. E a reforma do ensino? Pode não ter sido o melhor caminho, mas revela muita coragem…. Enfrentou o “lóbie” dos Profes, perdeu. Voltou a erguer-se e voltou à luta…. Desculpem lá , mas tomates tem o homem….
Mas não!!! Ou me saiu ainda mais malandro do que eu sou capaz de imaginar, e eu tenho em matéria de malandrice uma imaginação fértil, ou então esgotou-se-lhe o gás. E assim sendo, é melhor que vá “engenheirar” para onde puder. Enquanto ainda é tempo de uma remota hipótese de recuperação da esquerda. Se bem que remota não se podem dar ao luxo de a protelar. Lembram-se do Ferro Rodrigues,? Também parecia uma luta inglória, no entanto o “Cherne” acabou por ganhar por muito pouco….
O que se avizinha é a concretização do sonho do Sá Carneiro: Um Governo, um Presidente e uma maioria….. E então é que vai ser o regabofe…. Não é por questões técnicas de gestão governativa, que essa gente quer um Estado menos gordo, é sim porque acreditam que o Estado está a roubar áreas de negócios à iniciativa privada….
A boa verdade é que os nossos governantes  anteriores e actuais , assobiam para o lado, e vão permitindo ou praticando a má gestão da coisa pública, abrindo caminho às considerações e ao oportunismo da direita partidária…. Não importando se a questão é vital, e que permaneça abrigada da voragem dos interesses privados…. 
Os mercados não gostam da ideia de Estado Social, mas se houver uma boa, comprovadamente boa, gestão, que remédio terão senão meter a viola no saco…..
Vejam lá se eles se metem com os países nórdicos….. Não há na UE, países com Estados mais Sociais que estes. Eles …. Os “mercados”, só se metem com quem tem convicções pouco fortes, acerca do seu caminho colectivo e de como se organizam para o atingir….
E o Resto é paisagem…. Sr. Sócrates, nosso primeiro….
Óh senhores…. E o que me custa é o espectáculo degradante do Sr. Silva travestido de virgem guerreira. Quando não é, nem uma coisa nem outra….
Quadrado será e sempre. Se ele ganhar, em vez do triunfo do Cubismo, teremos rodas quadradas e vulgaridade ao quadrado….
Até já me está a fazer doer!!!!

                            António Capucha
           Vila Franca de Xira, Outubro de 2010

Sem comentários: