Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

domingo, 17 de outubro de 2010

Bendita classe


Bendita classe

Uma noticia com um título que não é hábito despertar-me a curiosidade, não sei lá porque carga d'água, chamou-me a atenção. Rezava assim: Jovem preso em plena baixa lisboeta. Com um regador, um balde de plástico e uma embalagem de "Dystron", com os quais atacava idosos acima dos setenta anos..... Dizia em letra grande.
Estranho não é? Fui ver o desenvolvimento...
Tratava-se, segundo o repórter" estrábico", de um profissional de saúde que terá ensandecido devido ao excesso de trabalho no anterior turno da noite, ( aduziu mais adiante o reporter: o pobre profissional de saúde terá só nessa noite lavado uns dez rabos a velhos e aparado os respectivos cascos....) numa conhecida unidade de saúde da Capital. Ter-lhe-á sido também confiscado o alicate de unhas, cujo brandia em frente à autoridade, quando esta o tentava dominar.
Após umas horas, já mais calmo, disse ao Juiz de Polícia, que se soubesse o que sabe hoje, tinha ido para Técnico de Electrónica, ou assim!
Mas qual quê.... Desde pequenino que aquela mania de ser generoso e solidário com o próximo - seja lá isso o que for!!!!- marcou fortemente o seu destino. Como tinha um "QI" em bom plano, não podia ser simplesmente Bombeiro Voluntário. Mas também porque era um tanto cábula, não conseguiu média para entrar em medicina, logo, cruel como o destino.... Sobrava-lhe ser Enfermeiro.
Assim tarimbou o curso todo na presunção de que ainda assim, ia ser útil aos outros seres humanos.
Mas logo no estágio as coisas começaram a ficar muito claras... Salvar vidas e toda a nobreza que isso acarreta, estava reservada aos médicos cirurgiões, e outros pavões, que deixavam para os outros ( leia-se: os Enfermeiros ) apenas migalhas, o que é acessório, de retaguarda, cuidados continuados.... E um sem número de palavras, tão ocas como um garrafão vazio....
Sr. DR. Juiz, dizia o coitado do enfermeiro. Sou novo mas a frustração é tão violenta que só podia dar nisto.... Em dois anos que levo de profissional, terei seguramente lavado uns dez mil rabos a velhos, e aparado os respectivos cascos.... Dou uma pica aqui outra ali. Lá faço um "pensozeco" de longe em longe.... Mas um salvamento heróico de um doente , ainda que hipocondríaco... isso nunca me tocou e estou certo que jamais me tocará. Mas ainda há pior!!!!!
Não sei porque razão, mas os SR.s Dr.s médicos arrogam-se o direito de se lambuzarem com tudo o que é Enfermeira fêmea..... Só que sobretudo nos turnos da noite, a fadiga e o uso de esteróides e assim, os tipos passam-se... Como tenho a bata igual à das minhas colegas... Pimba!!!! Haja cu, que paciência já não há!!!!!
Estou farto!!!!!
Diga lá Sr. Dr Juiz, não é de um gajo se passar?
O repórter não diz mas eu sei que o bom do Juiz com o seu ar cansado de ver e ouvir tanta coisa, por cima dos óculos devolveu-lhe um olhar complacente. O que é inegavelmente um bom pronuncio sobre a sentença, cuja, o profissional da informação não refere. 
Isto li eu, com aqueles que a terra me há-de comer.... Fiquei sensibilizado e aqui faço eco do quanto aprecio a abnegada resistência espírito de entrega e missão desta classe profissional.... (credo isto parece conversa a propósito da selecção Nacional de futebol)
Força estou com vocês!
                                                        Assistido e Mal pago
                                                      Doente crónico e Assim
                
                  António Capucha 
Vila Franca de Xtra, Setembro de 2008

PS - Mais um texto salvo da reciclagem. Terei na altura, alinhado estas provocações, para uma pessoa amiga pertencente à distinta classe dos enfermeiros, de cujos cuidados espero nunca vir a precisar.... Lavarem-me o rabo e apararem-me os cascos? Isso é que era bom!


Sem comentários: