Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Será que isto levanta?

Óh senhor Silva....Será que isto levanta????
E pronto não há acordo. Afinal azeite e água não se misturam…. Ainda bem digo eu, em nome da lógica das coisas….
Aparentemente o que alimentou os noticiários destes últimos dias, era a esperança, baseada sabe-se lá em quê, que o Governo do PS ia passar a governar baseado no OE do PSD. Só mesmo com muita fé é que se podia esperar isso. Conhecendo-se a personalidade política do José Sócrates, isso seria o menos provável.
E não seria só isso…. O 1º Ministro não iria assistir impávido e sereno ao cimentar da ideia de que o Presidente Silva, era o motor e garante da estabilidade em Portugal. O resto são números e profissões de fé dos economistas e fieis servidores das teorias dos “mercados”.
 Há a lamentar, que tardasse tanto este corte com a corrente néo-liberal que vem inchando. O governo tem mantido uma atitude dúbia em relação a estas questões…. Mas estamos chegados ao ponto em que não há nada a perder…. Ser governo, Pagar a factura de impopularidade por o ser, e aplicar a política dos outros. Só mesmo por masoquismo, ou estupidez…..
E agora que o Presidente Silva, já desfez o tabu, e se prepara para passear o seu imodesto factor de equilíbrio, de fiel da balança politica, imparável até à vitória final…. Então, dizíamos, é que não há mesmo nada a perder….
Não espero milagres. Mas o primeiro passo está dado…. Claro que o governo vai cair.
Mas isso era uma questão de tempo.
Tal como estão as coisas em termos económicos e políticos, e com a margem de manobra que resta aos governos que fazem parte do Euro, sobretudo se pobres como nós somos, dois meses de governo seja de quem for, são o suficiente para cair no mais atolado dos descréditos, Pois que sejam os que acreditam no sistema que nos provocou estas perturbações – os ditos mercados  e seus servidores e fieis acólitos – que sofram o desgaste por eles provocados….
Espero que esta seja a fronteira do faz de conta, que tem sido a actuação deste governo. É aliás a maior das contradições do estilo do Sócrates, Teria sido mais fácil que em vez de afirmar sempre a seu arrogante protagonismo, numa espécie de Xadrez suicida em que jogava deliberadamente para debaixo de xeque, (o que, como se sabe é proibido pelas regras do jogo.) assumindo a responsabilidade de coisas que não dominava, e tivesse a seu tempo reconhecido publicamente a sua incapacidade para fazer face às questões. Que isto que nos estava a acontecer era assim como que uma enxurrada imparável, e que ele nada pode fazer porque é apenas 1º Ministro de Portugal e as soluções , tal como as causas não estão ao nosso alcance.
É um exercício de humildade que lhe causa brotoeja, mas que lhe pode custar demasiado sobretudo ao PS e ao País, por tabela.
A solução já não passa por ele, que parece ser um protagonista a quem se extinguiu o papel. Mas alguém vai ter que começar a chamar os bois pelos nomes,  e a bater o pé aos “patrões” da UE, Já que se a UE enquanto tal, deixou os países mais frágeis ao Deus dará face à investida dos especuladores internacionais, ENTÂO, SERVE PARA QUÊ???? E como é evidente que os poderosos não se deixarão comover, é preciso tomar atitudes. Por exemplo criar com os outros países do Sul da Europa um lóbie inflexível, que faça mossa e acabe de vez com as mais que muitas descriminações de que têm sido alvo. Por parte da Alemanha, Reino Unido e França. Reparem só nesta contradição: O reino Unido, vulgo Inglaterra dá-se ao topete de ter colónias e de as defender tenazmente, em dois países também membros da UE. A Espanha e a Irlanda.(respectivamente: Gibraltar e o Ulster)
Como é que se sustenta uma coisa destas?
E como é que a Alemanha não aceitou qualquer facilidade de pagamento que aliviasse as contas de Portugal e da Grécia, a quem também vendeu dois ou três submarinos????? Se calhar para defender os corais do Egeu!!!!
Países do Sul e Irlanda Unidos numa estratégia de subverter esta união que não é a nossa Ou é?
O Durão “cherne” e o próprio Sócrates, grizaram-se todos com o Tratado de Lisboa que apenas transforma a UE cada vez mais num tratado apenas económico, onde como se sabe impera a estratégia bancária. Porreiro pá!!!!
Claro que isto sou eu a sonhar…. O que provavelmente vai acontecer é que, como profetizava Saramago, Portugal acabe como província de Espanha e A Irlanda cada vez mais britânica emigra toda para a América para policias de New York e “prontes”…..
E VIVA ESPANHA!!!! A Liza Minnelli em fundo, canta a Big Apple….. e Zorba rodopia bêbado.
A Portuguesa e o Danny Boy choram convulsivamente…. O Zorba continua a dançar….
CAI O PANO.
 
               António Capucha
Vila Franca de Xira, Outubro de 2010

2 comentários:

Anónimo disse...

Acordo qual acordo?? Com esta DGS xsocialista únicos no acto de fazer ( mal) , saber muito (pouco) arrogância aos montes ( para com os + fracos) era de esperar tal desfecho, diga-se de verdade com este novo Coelhones fruto da escola partidária ( trabalho real ? ) figurão com o mesmo estilo "socrásticas", que espera o morto para atacar, não seria nada bom para o PS e seus boys . Assim, cada um dos Abutres vai continuar ,com a dança ao som da música do Silva feito em cavacos, espelho deste Portugal destruido e lapidado em nome da Democracia ( fascimodemocrático )..digo eu Cunha Silva

António Capucha disse...

Não concordo muito consigo, mas.... Nunca se sabe.
Se o OE não passar, não vejo como vão continuar a dança.... Ainda que a música do sr. Silva fosse muito boa,(e não é!!!) não vejo como a vão poder dançar!
António Capucha