Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Nela"

Mistelas Diversas

 Cruzou a perna com elegância, num movimento preciso e exacto sem abandonar rigorosamente nada do que estava nesse momento a fazer, nem um entrecorte na conversa, um gesto interrompido…. Nada… Dir-se-ia que a “Nela”, nunca tinha feito outra coisa que não fosse estar no café a debitar charme. De resto, é bom que se diga, que essa não seria uma afirmação descabida.
É assim…. Umas nasceram para se amarrar a um “mastronço”, enche-lo de migas e a si própria, de filhos. E outras nem por isso….. Desperdiçar nestas predações um corpinho, que grita todo ele : Olha-me, admira-me, mede-me toda a paus de fósforo….. E um palminho de cara!?!? Que nem vos conto. Uma Deusa grega….  A expressão pictórica mais acabada do genoma humano…. Propositadamente nascida para ser admirada, mirada e remirada. Devia estar exposta num Museu. E de certa forma estava-o….. Onde quer que pousasse a sua sombra, transformava-se em Obra prima e o local: em museu…. Dizer que atraía as luzes sobre si, não é de forma nenhuma afirmação gratuita a carecer de prova. A sua vida parecia ser um deslizar constante movido a inércia do plasma das coisas vivas…..
Mas tal como tudo tem os seus quês…. Estava-lhe vedado apaixonar-se. Ter um homem só seu. Condenada a ser um ícone sagrado de beleza, assim como um Norte, para a fealdade média… E também não pode ser tida ou havida por alguém. Nem envelhecer serenamente, ou mesmo em conflito existencial. Como Tântalo, com toda aquela água aparentemente a sua mercê, não pode saciar a sede porque ela recua na exacta medida que ele se lhe chega. Também ela, tem aparentemente todos os atributos para trocar os olhos ao mais pintado, no entanto ela sabe, que se ceder à paixão, ao sentimento um raio baixará do céu à terra e fulminá-la-á, deixando-a velha e feia com a sua provecta idade de sessenta anos, lavrada de rugas, pneus e pés de galinha, as mamas badalando num ventre “michelam”, bimbas descaídas e braços frouxos….
Maldita bruxa!!!! Dizia desesperada quando sozinha na cama nem podia deixar que o fogo do sexo a devorasse….  Aliás o sexo era cada vez mais apenas um adereço visual e menos uma ferramenta de felicidade, ou de procriação.
A Avon; L’Oreal; a Vichy; a Pond’s; a Nívea e outras “misteleiras”, reuniram-se em sindicato, para promoverem uma embaixadora do ideal de beleza feminina. Desde há muito que fizeram com a “Nela” um contrato onde plasmado estava que ela, a “Nela”, tem direito a assistência perene, na condição de, por vontade própria, nada fazer para empalidecer a sua estonteante beleza.
De modo que remédio teve ela senão aprender a gozar o seu quinhão de vantagem (a sua beleza) , e aprender a viver sem as emoções das mulheres normais…
Tinha especial apreço pelo gozo que lhe dava a inveja que desencadeava nas feiosas e fatelas invejosas…. Elas bem disfarçavam exibindo os seus “bacoritos sem pescoço” “Querubins sem pila” de caracóis louros, que bem rapidamente cediam à frustração em frente do espelho:
- Ai credo, que “pandeiro” e o pneu?!?! Parece pneu de tractor…. As carnes dia a dia mais descaídas em pregas e mais pregas que só acabam nas unhas dos pés….E ela ali viçosa, parece que veio ontem da viagem de finalistas….. Como é que ela faz isso. Tem que ser bruxedo….. E essa ideia começa a tomar forma…. Engrossava o número de mulheres que aplacava a sua raiva, com a ideia de que a beleza dela era fruto de bruxaria…..
O Padre da paróquia, na dúvida também ajudava à festa, que sim senhor…. Não parece obra do bom  Deus…. E a coisa cresce vai tomando forma…. Já vai no Bispo…. Até que o patriarcado acaba por ter que tomar posição. Que sim senhor… Tudo indica que…. E reconstituindo velhos métodos nomeiam um Inquiridor, para instruir um processo canónico. E se for caso disso então Pimba!!! Tal como nos bons velhos tempos, enfiavam-lhe um “Sanbenito” pela cabeça, untavam-na com pez, e faziam uma fogueira no terreiro da Igreja, e aquilo  seria, como quem arde um “madeiro”.
O resto já se sabe como é: julgamento sumário, não houve dificuldade em arranjar quem testemunhasse a sua relação de dependência do demo. E foi “relaxada ao braço secular”
Na data aprazada de manhã bem cedo, grande azáfama do povoléu no Terreiro da Igreja Matriz a arrebanhar e juntar lenha e a firmar um poste onde arderia a beleza que tanto os incomodava. E pelas três da tarde, como estava previsto, o comércio nem abriu para que todos pudessem assistir a mais uma vitória sobre o Satã…
A “Nela” bela e luminosa como sempre, rezava baixinho a sua triste sina e a infausta procissão arranca do Templo e deu umas voltas até ao Chafariz da “Fonte Nova” e deteve-se junto à pilha de lenha. Obrigaram-na a subir e o Inquisidor Mor, leu o libelo acusatório e ia dar ordem para atear a lenha quando irrompem pelo recinto várias mulheres de batas brancas e com bordados por cima do peito esquerdo com o logótipo da “Avon” da “Nívea” etc…etc… E gritaram: ALTO E APAGA O FÓSFORO……
O pessoal ficou mudo e quedo…. Então uma disse em voz clara, o que estão a fazer a esta mulher é injusto. Ela não é vítima de bruxaria, ela apenas usa por contrato os nossos produtos…. Por ser verdade afirmamos aqui que a Nela, usa os nossos produtos de beleza desde muito nova. E é por isso e não por ter feito pacto com o diabo que tem a eterna juventude….. O mulherio começa a murmurar entre si e as promotoras de beleza fizeram o negócio da vida delas. Venderam tudo o que traziam e ainda ficaram em falta os “boyons” de Baba de Caracol, que terão fugido à tratadora. E então disseram alto e bom som à condenada, que a libertavam do contrato que tinham assinado. As mulheres todas à uma entre gritos e vivas à Avon Pond’s e tudo o mais, soltaram a Nela, e puseram lá o Inquisidor Mor. Que berrava que nem um chibo, que estavam todas excomungadas, mas não se livrou de virar churrasco por entre vivas da populaça.
Esta e não outra é a verdadeira razão das mulheres desta terra serem todas muito belas, e “salerosas”….
Quanto à nela, acabou por casar com um bom homem de quem teve três “bacoritos sem pescoço” e ainda hoje, que já lá vão muitos anos desde estes extraordinários acontecimentos, ainda se notam os traços da mulher muito bela que foi, aliás, é…..  E diz-se que são muito felizes e até já tem um netinho que se chama Gaspar…. Filho da sua filha, que seu neto é….             


                               António Capucha

             Vila Franca de Xira, Dezembro de 2010

Sem comentários: