Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Trivialidades

Triviais Silvas

Mesmo sem ver, sei que o Tejo continua a correr ora para jusante, ora para montante. Também posso adivinhar que o tempo estará ventoso, nublado, ou soalheiro, ou chuvoso, ou que neva, ou faz frio, ou quente, ou um nevoeiro de cortar à faca, ou nem por isso e faço-o sem receio de errar mais do que a conta. E posso faze-lo em qualquer parte do Mundo sem errar…. E porquê? Porque considerei todas as hipóteses. Isso é aqui entre quatro paredes…. Mal comparado é assim como dantes eram as previsões meteorológicas d’antanho do tempo do Antímio. Como não podiam contar com a panóplia de ferramentas que hoje existem a pontapé, tinham que somar à sua sabedoria a artimanha de considerar mais do que, pelo menos uma hipótese, para não serem acusados de enganar o povinho…..  Áh e tal…. Há condições para a formação de nevoeiro pela manhã, no entanto para a tarde é esperada uma subida de temperatura significativa, de modo que, e porque o seguro morreu de velho, não deixe em casa os agasalhos e traga sempre consigo o guarda-chuva….
Pois é…. Eu podia estar para aqui a aduzir trivialidades atrás de trivialidades até amanhã de manhã que não me faltaria matéria, nem concorrência (?!?!?!), com esta fórmula infalível, de discorrer sobre seja o que for.
0 “blogue”reclama novidades, ou simplesmente coisas novas, e eu, que remédio tenho que não seja dar o litro. Agora sabendo eu que há autênticos profissionais da trivialidade, mesmo trivial, vazios de conteúdos, e são tidos como responsáveis e sisudas criaturas…. Será que essa gente está sempre em sequela pós Natal?
Ou serão somente desonestos?.... Ou estúpidos? Ou ambas as coisas??? É melhor jogar numa tripla como os meteorologistas….
Sinto-me de certo modo injustiçado.
Eu para aqui a cumprir com o estabelecido entre mim e eu próprio, descendo até à banalidade, para cumprir as minhas supostas obrigações…. E eles, os Silvas todos deste Mundo, que assentaram toda a sua vida nas vulgaridades que brotam das suas fossas bocais…. Como se flores de retórica  se tratassem, ou profundos pensamentos filosóficos…. Qual quê?!?! Lixo!!!! Lixo é que é.
E enquanto não se desvanecerem os aromas do Natal, contem comigo para engrossar este turba de velhacos a vender gato por lebre.
Desculpem lá…. Tal como as bebedeiras, isto também me há-de passar!!!!
                   
                                

                                António Capucha
              Vila Franca de Xira, Dezembro de 2010

Sem comentários: