Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Analgas" e galináceos....



Dia de "analgas", a nova moda é fazer "analgas" todas as semanas, para avaliar da densidade do sangue, que por sua vez determinará a quantidade de "drunfus" que devo tomar. É o meu mais recente castigo.... Estendo o braço à minha amiga Mena, e ela, com toda a delicadeza, extrai-me o sangue para a cabidela. Ao invés das galinhas eu não esperneio.... Lembro-me bem dessas coisas, a minha mãe 
comprava as galinhas vivas no mercado onde aguardavam as freguesas dentro de gaiolas feitas de paus, que depois o meu pai matava de forma ritual, que permitisse aproveitar o sangue que se misturava com vinagre numa tigela, para não coalhar. A parte mais chata era depena-las, com água a ferver por cima do pobre galináceo já morto, e arrancavam-se as penas à mão. Depois era estripada, e com cuidado seria feito para aproveitar o fígado sem rebentar o fel (a bilis). É óbvio que eram bem mais saborosas que estes frangos que hoje em dia se compram. Ele eram suflés, cabidelas e assados de se lhe tirar o chapéu.... Hoje vamos ao super-mercado, e lá estão eles limpinhos e sem penas nem tripas e também sem sabor, macilentos, anémicos.... Um ex colega meu, que mora em Fromteira / Alentejo, conta que um sobrinho seu que estava de visita, apareceu esbaforido em casa aos gritos, que estava ali fora um frango com penas.  
Agora até se vendem só asas, ou só pernas ou só peitos já desfeitos em bifinhos, miúdos à parte, o sabor é que se foi e de vez.... Dantes ía bem à mesa dos ricos, hoje, faz a festa dos pobres, é a carne mais barata do mercado.... Não faz mal que não tenha sabor, os pobres são como's cães, quase sem sentido de sabor, o que querem é encher a "mula", matar a malvada,  deviam é comer ração.... 

                                     António Capucha

                   Vila Franca de Xira, 28 de Janeiro de 2013

Sem comentários: