Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Deficientes....




Quando ouço e vejo na TV programas sobre os jogos Para-Limpicos, por exemplo: natação, penso no meu íntimo: 
 - Áh são deficientes.... Eles, que não eu, eu apenas não tenho a perna esquerda, não sou deficiente..... Sou um gajo normal sem uma perna, o que é diferente. Não sei se me entendem.... Isto é, não estou preparado para ser objecto da piedade dos seres ditos normais... isto porque dêem lá as voltas que derem a questão é mesmo essa. toda essa cangalhada de eventos destina-se exactamente a isso a suscitar a piedade  e pena dos cidadãos. As questões racionais relativas a isso são outra coisa. são por exemplo, nunca fazer a pergunta se este ou aquele edificio deve ter rampa de acesso. É evidente que não tem discussão, nem deve ser considerada a hipótese de não ter. Devem ou não ser rebaixadas todos os lancis de passeios nas passagens de peões? Nem deve ser discutido se sim, se não.... Quando este tipo de questões estiverem automaticamente resolvidas, então deixam de ser hipocrisia, aqueles programas acerca dos coitadinhos. Quando nunca passar pela cabeça de uma Câmara Municipal, aprovar seja que projecto fôr, sem estar equipado com acessos a deficientes. Então outro galo nos cantará. Restaurantes cafés, edificios públicos, museus......etc.... Por exemplo,  não me dizem como é que eu por exemplo, sozinho, vou às finanças de VFX? E se eu fosse católico, como é que ia à Missa? Ou, como qualquer cidadão, como é que vou assistir a uma Assembleia de Municipio? Os super-mercados têm nesse particular algum cuidado, mas isso é porque os nossos €uros valem o mesmo que os dos outros. Agora os serviços públicos são uma vergonha nesse aspecto.... A qualidade de vida de uma comunidade vê-se pela forma como trata e integra as crianças, a terceira idade, e, os coitadinhos... Não se trata de caridade, trata-se de direitos.... Infelizmente as autarquias, já respiram a custo, quanto mais....Quero acreditar que a maioria dos autarcas são boa gente... Até conheço desde miúda a nossa Presidente da Câmara, e tenho alguma dificuldade em aceitar que ela se possa ter transformado num monstro administrativo, indiferente e déspota. Há qualquer coisa de muito pérfido, que os poderes centrais exercem sobre as autarquias.... Que faz com que por exemplo, elas, as autarquias, se tenham que virar para as negociatas de terrenos e outras bizarrias.... que tão mau aspecto lhes trazem.... À parte politíquices, um beijo Maria da Luz... Acredito que és ainda a menina que andou comigo na catequese, que cresceu e casou com o Rosinha, irmão mais velho do Zé Salvador, com quem partilhei muito da minha  infância e adolescência. E agora és Presidente da Câmara....

                                                 António Capucha

                               Vila Franca de Xira, 14 de Janeiro de 2013

Sem comentários: