Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cabidela....




Ontem fiz um cozinhado de fio a pavio. Uma cabidela de galinha...Fiquei satisfeito, não só por o ter conseguido, mas porque a Maria me disse que não perdi a mão. Já não fazia um prato assim elaborado há algum tempo. Gostei! Vi a felicidade estampada no rosto dos outros que se lamberam até ás orelhas. Tudo como sempre a olho por cento, nada de seguir receitas a preceito. Amor e instinto, sal e pimenta e salsa e azeite, quanto baste. O resto é fogo gerido com o coração, água, cebola, alho, louro,  arroz carolino e galinha, se puder ser "pica no chão", melhor!!! Sangue da mesma dissolvido em vinagre, para não coalhar, e atenção aos tempos de cozedura. Atenção ao golpe final, e serve-se ainda a borbulhar.... Malandríssimo.... Nasci para estas coisas, que é que querem. No Natal, ceia de vinte e quatro e almoço do dia seguinte vou voltar à cozinha sem ser para fazer umas sandes  e um copo de leite, ou fazer café. Não .... Vou ser um "Metre" como já fui. Matéria prima felizmente, não vai faltar. Oxalá tenha tempo e paciência para as obras que já me foram destinadas. Amassar as filhós, vai ser talvez o maior desafio. Nunca o fiz e sei ser algo muito sensível e voláctil.... Um pequeno nada e vai tudo para o malaganho.... Rezem por mim....

                                  António Capucha

                vila Franca de Xira, 17 de Dezembro de 2012

Sem comentários: