Endereço do blogue........peroracao.blogspot.com

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Já foi......




Mais um Natal, passado que foi fica a azia e a austeridade alimentar para recuperar os Kilitos, adquiridos à pala dos fritos e outros acepipes que nos cercavam e suplicavam que os comêssemos. Irresistiveis, de olhares doces e lânguidos.... Até a TV esteve à altura dos acontecimentos, passou uma série de filmes tó-tós, que mantiveram a família atenta e mobilizada. A casa acolhedora e quente, ao invés do tempo lá fora que estava de gelo, sei o que digo porque fui à rua. A casa do falecido Armando, meu pai, ter com os manos que lá se Juntaram, como fazem todos os anos por esta altura. Lá estavam nas paredes o adufe da minha mãe, Maria, a benção do Papa PIO XII ao casamento dos meus pais, e todo o passado passava por aquelas paredes. Fotos e enormes "pusel's" que a demência do Armando mandava construir, lá estavam a testemunhar isso mesmo. E uma ideia não me largava: Que prazer a Maria, minha mãe, não tiraria se tivesse Habitado aquela casa maravilhosa e confortável, Não lhe foi dado esse prazer para o fim da vida. Beirâ frugal e diligente, ainda assim, morreu feliz e contente com a vida que teve. Mulher duma cana........ Querida mãe, porque eras crente sei que estás lá onde tu acreditavas ser o teu lugar. Terias sido tu a espantar a morte que me rondou tão de perto? Sei que acreditavas tão intensamente nisso, que para mim, isso é quase uma realidade material. Quase me sinto mais pobre por não crer......

                                            António Capucha

                          Vila Franca de Xira,26 de Dezembro de 2012

PS_ Àh é verdade, as filhós ficaram boas....   

Sem comentários: